WHAT IF…?: Produtor explica ausência dos X-Men na série
What if…? é a nova produção da Marvel Studios no Disney Plus. A série imagina versões alternativas de eventos do Universo Cinematográfico da Marvel, por meio do conceito de universos alternativo/multiverso. Por conta disso, muitos fãs pensaram que essa poderia ser a chance de termos algum episódio focado nos X-Men ou no Quarteto Fantástico, já que o que acontece na animação não influencia diretamente no MCU. Mas não foi dessa vez que isso aconteceu.
Em entrevista para o Collider, o produtor-executivo Brad Winderbaum explicou o processo de criação da série. Ele comenta que a ideia sempre foi trabalhar em torno dos eventos apresentados até então na Saga do Infinito, e para isso decidiram usar apenas os personagens que já estavam bem estabelecidos nesse universo.
“Esse foi um dos parâmetros que estabelecemos enquanto trabalhávamos na série. Queríamos ter certeza de que todos os personagens tinham as suas raízes bem estabelecidas no MCU. Não teve nada a ver com direitos e nem com histórias que queremos contar no futuro, mas sim sobre pensar o que é “What if…?”. É um spin off da narrativa estabelecida [nos filmes]. E por isso nós olhamos diretamente para a Saga do Infinito.”
De fato direitos autorais talvez não fossem um problema. O MCU passou a usar muito rápido personagens que antes pertenciam à Fox. Só este ano tivemos a introdução de Agatha Harkness e Kang, que parece que serão peças fundamentais na Fase 4.
Embora faça sentido focar só no pré-estabelecido, é inevitável pensar que seria interessante um episódio focado em uma das maiores perguntas dos fãs: “E se os X-Men estivessem em Guerra Infinita?”. Quem sabe fica para uma próxima, não é mesmo?