QUADRINHOS

Mutantes festejam a morte da Feiticeira Escarlate em Krakoa

Alguns fãs estão descontentes, mas Krakoa está em festa! Depois do HELLFIRE GALA, uma parte dos mutantes ganhou outro motivo para comemorar: a morte da Feiticeira Escarlate. A acusada de causar um extermínio mutante foi misteriosamente enforcada durante o baile. O principal suspeito é seu pai adotivo, o Mestre do Magnetismo, a última pessoa que encontrou ela em vida.


Esta semana saiu a primeira edição de O Julgamento de Magneto. Lá vemos o Conselho Silencioso debatendo a melhor solução para a situação e como informar os demais heróis, como os Vingadores, sobre o ocorrido. No meio da discussão, Magneto sugere ressuscitá-la por meio dos Protocolos de Ressurreição.

Por maioria, a ideia é rejeitada. Obviamente, Magneto não aceita isso bem e inicia um confronto, que logo tem fim, pois ele não sairia vitorioso. Com raiva, ele deixa a sala. É nessa hora que podemos ver os mutantes de Krakoa em festa pela morte daquela que consideram “a farsante“. Há uma grande reunião, com gritos de comemoração e fogueiras acessas em homenagem à morte de Wanda.


⊗ WANDA E OS MUTANTESUMA RELAÇÃO CONTURBADA

Em 2006, a Marvel Comics publicou Dinastia M. Depois de ter sua realidade “perfeita” desfeita, a Feiticeira Escarlate entra em colapso emocional. Mentalmente instável, com raiva dos outros heróis e, principalmente de Magneto, ela decide colocar fim aos mutantes, por entender (naquele momento de raiva) que eles são uma praga. É nessa hora que ela diz a famosa frase: “Chega de mutantes”.

Essas três palavras definiram as histórias dos X-Men durante vários anos, bem como a relação de Wanda com os mutantes. Eles tiveram que lidar com o fato de nenhum mutante nascer mais, vários perderem os poderes, além da morte de quase 1 milhão de pessoas com Gene X. Por conta disso, Wanda é considerada a segunda pior coisa que aconteceu na história mutante. A situação começou a mudar em 2012, durante o arco Vingadores vs X-Men, que termina com Hope utilizando o poder da Força Fênix e se unindo a Feiticeira Escarlate para restaurar o Gene X.

Wanda ajudou Hope a usar o poder da Força Fênix

Porém, muitos mutantes continuaram sem as suas habilidades e milhares permaneceram mortos. Isso só veio a mudar de fato em Krakoa, por meio dos Protocolos de Ressurreição citados acima. Ainda assim, a fila continua grande e não foi concluída.

Com o surgimento da nação-mutante, percebemos o quanto muitos ainda sentem ódio da Feiticeira Escarlate, por tudo o que viveram e por tudo que ainda vivem, já que a situação ainda não foi completamente resolvida. Por conta disso, ela recebeu o nome de farsante pelos moradores da ilha e o Dia M foi chamado de Wandagedon (Wanda + Armagedon). Vale lembrar que na época da Dinastia M, ela acreditava que era mutante, o que trazia mais complexidade à história, por conta da questão de “auto-ódio” que ela sentia e traição do próprio grupo. Com o retcon que mudou sua origem, ela acabou se transformando em alguém que agiu contra a espécie que fingia ser parte, daí o apelido “farsante”.


⊗ O FUTURO

Ainda é um mistério a identidade do assassino, mas a investigação continua nas próximas edições de O Julgamento do Magneto. Porém, sabemos que de uma forma ou de outra Wanda retornará. Só não se sabe como e nem quando. Mas de uma coisa podemos ter quase certeza, esse parecer ser o acerto de contas definitivo entre a Feiticeira Escarlate e os mutantes, bem como da sua redenção. Será que nessa história ela também volta a ser mutante?


E você, caro leitor, o que achou da reação dos mutantes? Afinal, qual será o futuro de Wanda? Diga nos comentários!