FILMES

8 erros cometidos com Homem de Gelo que a Marvel jamais pode repetir

Homem de Gelo, codinome de Robert Louis “Bobby” Drake, personagem criado pelo escritor Stan Lee e pelo desenhista/co-escritor Jack Kirby em 1963. Mutante nível ômega, Bobby é um dos mais poderosos mutantes do universo da Marvel. Carismático, engraçado e prestativo, além de participar dos X-Men, o Homem de Gelo fez parte da X-Factor, dos Defensores e dos Campeões. Sendo um dos personagens LGBTQIA+ mais importantes da fase atual dos quadrinhos, o mutante ganhou muitos fãs. Nos filmes porém, o personagem tem algumas cenas interessantes, mas quase nenhuma relevância. Assim, apresentando nosso quinto texto da série, hoje temos 8 erros que a Fox cometeu com Homem de Gelo, que a Marvel jamais pode deixar se repetir no MCU.


Vale apontar que essa é uma lista opinativa, assim, há a possibilidade de que você não concorde com nossa opinião. Nessas situações sempre incentivamos o debate na área de comentários.

⊗ 1. Dar pouca importância

X-Men: O Filme é a primeira adaptação dos X-Men para o cinema. Para a equipe principal a produção escolheu: Ciclope, Jean, Wolverine, Tempestade e o Professor X. Somados a eles, como alunos, temos Vampira e Homem de Gelo. Se pararmos para pensar no conceito da equipe escolhida, a formação é muito boa. Contudo, há um problema de função.

Presentes no filme há 4 personagens que apareceram na primeira edição de X-Men escrita por Stan Lee; Professor X, Ciclope, Jean Grey e Homem de Gelo. Dentre esses quatro, Bobby é o único personagem que foi rebaixado de X-Men original, para aluno. Pensar que um X-Man original, ainda que o mais novo entre eles, não tenha sido utilizado desde o começo como uma figura central é muito estranho. Isso piora quando sabemos que ele foi utilizado dessa forma apenas para ser parte de um romance.

Não sabemos qual formação a Marvel utilizará para os X-Men no MCU, mas espera-se que eles ao menos deem a devida importância aos membros originais do grupo nos quadrinhos.


⊗ 2. Romance desinteressante

Essa é uma questão que vai muito mais do gosto pessoal de cada um, do que para uma análise. Alguns fãs podem gostar do romance entre Bobby e Vampira, outros no entanto, não gostam da combinação. Nós acreditamos que não apenas o casal é uma escolha ruim, como não acrescenta muito para a história no geral.

O início do relacionamento entre Bobby e Vampira é relativamente bem construído. Vemos como eles se conheceram, a construção da relação deles baseada em coisas em comum, até eles formarem um casal. Esse namoro possui dois problemas no entanto, o primeiro é colocá-los juntos, quando nos quadrinhos, ambos tinham pares românticos muito mais interessantes (Gambit para Vampira e Polaris ou Opal para Homem de Gelo). O segundo e mais importante problema, é o fato desse relacionamento não servir para o desenvolvimento dos personagens. Além do romance gastar tempo de tela individual dos mutantes, Bobby não apenas não cresce enquanto personagem, como esse romance faz dele pior, como você apontaremos no item abaixo.


⊗ 3. Torná-lo um babaca no triângulo amoroso

Em X-Men: O Filme e em X-Men 2 temos o desenvolvimento do relacionamento entre Bobby e Vampira, que embora muitas pessoas não gostem, pelo menos há uma construção. Em X-Men: O Confronto Final, Simon Kinberg entrou como roteirista da franquia e resolveu transformar esse casal em um triângulo amoroso. Acontece que essa escolha faz o Homem de Gelo parecer um completo babaca.

Bobby possui uma namorada que não pode tocar nas pessoas, logo, alguém com o emocional completamente instável. Ao invés do mutante ajudar Vampira a superar suas inseguranças e procurar alternativas para eles superarem essa barreira, ele inicia um flerte com Kitty. Esse flerte entre Bobby e Kitty tem impacto direto na decisão de Vampira tomar a cura mutante. O pior no entanto, ainda estaria por vir e aconteceria em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido – Edição Vampira.

Em X-Men: O Confronto Final Vampira toma a cura para ficar com Bobby, ou seja, o filme acaba com os dois como namorados. Nós não temos informação sobre quando os poderes de Vampira voltaram, assim como não sabemos se o casal terminou o namoro. O fato é que se eles terminaram, Vampira tomou a cura a toa. Se não terminaram, a mutante foi capturada, Bobby sabia onde ela estava, e a deixou lá abandonada enquanto iniciou um relacionamento com Kitty. É claro, seria impossível resgatar Vampira na mansão, afinal, não é como se houvesse uma mutante capaz de se teletransportar na equipe, não é mesmo?…


⊗ 4. Roteiro individual ruim

Infelizmente, é provável que esse item apareça na grande maioria dos personagens da franquia. São poucos os personagens da franquia X-Men que possuem um roteiro individual interessante.

No caso de Bobby, ele é o protagonista de uma das cenas mais icônicas de toda a franquia, o diálogo com seus pais. Contudo, se pararmos para pensar, nesse diálogo o personagem fica praticamente em silêncio. O diálogo é mais impactante pelo roteiro da mãe do personagem do que pelas falas do mutante em si. No geral, além dessa incrível cena, há pouquíssimos (alguns diriam nenhum) outros momentos do personagem com falas relevantes.

É preciso sempre compreender que nem todos os personagens da franquia terão todo o destaque do mundo. Contudo, é bastante triste ver um X-Man original com tão poucas falas relevantes. Principalmente porque são 20 anos de franquia.


⊗ 5. Utilizar pouco os poderes

Dentre os poderes de Robert Drake, o mais famoso dele é a criocinese. Com ela Bobby pode usar sua habilidade mutante para controlar a umidade do ar, assim como congelar a umidade do ar transformando-a em gelo. Este gelo pode ter a forma de qualquer objeto que o mutante escolher.

Infelizmente, os fãs precisaram esperar quase 20 anos de franquia X no cinema para ver o Homem de Gelo mostrando seus poderes. Em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, as ponter de gelo criadas por Bobby são incríveis. Acontece que o personagem é alguém que possui um dos poderes visualmente mais interessantes de toda a franquia, mas é possível contar nos dedos os momentos que ele os utiliza. E ainda quando utiliza, na maioria das vezes não é para algo muito importante.


⊗ 6. Enfraquecer o mutante

Homem de Gelo divide um problema com Tempestade. Assim como Ororo, Bobby é um mutante de nível ômega, com habilidades que sequer podem ser medidas, mas nos filmes, temos uma versão muito mais fraca do personagem.

Além da criocinese, outra habilidade que o mutante mostra nos filmes é a termocinese, quando ele altera a temperatura do próprio corpo para ficar em forma de gelo. No entanto, as habilidades dele são muito mais vastas do que isso. Para citar apenas alguns poderes, Bobby pode utilizar a umidade do ar para aumentar de tamanho, consegue controlar a umidade das moléculas presentes no corpo das pessoas, consegue criar clones de si mesmo e possui visão térmica. Além disso, em sua forma de gelo ele é virtualmente imortal, visto que caso seja destruído, pode reconstruir o próprio corpo. O mutante é tão poderoso, que já conseguiu congelar o inferno por alguns minutos.

Quando paramos para pensar mas capacidades dele nos quadrinhos, concluímos que o mutante deveria dar um pouco mais de trabalho para as Sentinelas do Futuro. Torcemos para que a Marvel leve todas essas capacidades em consideração na hora de adaptá-lo.


⊗ 7. Personalidade apática

Faça um experimento, ao conversar com um leitor ou leitora dos quadrinhos que conhece os X-Men, pergunte qual a principal característica do Homem de Gelo fora os poderes. É bem provável que a resposta seja algo citando a personalidade brincalhona, o bom humor ou o excesso de piadas que as vezes chegam a ser irritantes.

Por outro lado, se perguntarmos a qualquer fã qual a personalidade mais marcante do Homem de Gelo nos filmes, a resposta possivelmente será uma dúvida. Afinal, ela simplesmente não existe. Não se trata de um caso onde a personalidade é diferente da versão dos quadrinhos, mesmo personagens como Ciclope, extremamente mal explorados, possuem uma personalidade. Bobby no entanto é alguém genérico, isso porque passamos mais tempo vendo ele como uma sombra de Vampira e Kitty, do que como personagem. O famoso bananão.

Esperamos que ainda caso a Marvel resolva não fazer a personalidade dele igual a dos quadrinhos, que ela seja relevante o suficiente para chamar atenção.


⊗ 8. Interação ruim com outros personagens

Mais um problema que se repete bastante na franquia. Mesmo tendo encontrado com mais de uma dezena de personagens, no geral, Bobby interage com apenas 4 pessoas. Kitty e Vampira que são seus interesses amorosos, Wolverine, que é alguém especial para Vampira e Pyro, o seu rival.

Mais uma vez citamos Bobby como um membro fundador dos X-Men. Isso porque o mutante simplesmente não tem nenhuma interação com ninguém da Primeira Classe. Seja Jean Grey e Ciclope nos primeiros filmes ou Fera e Anjo no Confronto Final. Ele até faz uma pergunta a Colossus, mas apenas para saber onde Vampira está. De certa forma, o personagem tem praticamente o mesmo problema de Ciclope, que é o de ter um único enredo, o do romance.

É preciso que a Marvel estabeleça diálogos importantes entre todos os personagens, criar a sensação de que eles são realmente uma família. Quanto temos mutantes que moram há anos juntos e não conversam, isso fica muito estranho.


Chegamos ao fim dessa lista, afinal, você concorda com todos os pontos abordados? Diga o que pensa nos comentários.