QUADRINHOS

15 fatos que você NÃO SABIA sobre JEAN GREY

Jean Grey é uma das personagens mais populares dos X-Men. A maior telepata da Marvel já foi conhecida como Garota Marvel e como Fênix, mas hoje é apenas Jean Grey. Será que você sabe tudo sobre ela? Hoje o Universo X-Men traz 15 fatos que você talvez não saiba sobre Jean Grey.


⊗ 1. FAMÍLIA

Jean Grey é filha de John Grey, um professor de história, e Elaine Grey. Ela teve uma irmã chamada Sara Grey-Bailey e dois sobrinhos: Gailyn Bailey e Joey Bailey.

⊗ 2. MEMBRO FUNDADOR
Jean Grey X-Men primeira Classe

Ela fez parte da formação inicial dos X-Men, ao lado de Anjo, Ciclope, Fera e Homem de Gelo, sendo a última a entrar para a equipe. Foi a única mulher do grupo durante algum tempo, algo que só mudou com a entrada de Polaris, anos mais tarde. Depois que as duas deixaram a equipe, após serem resgatadas em Krakoa (Giant Size X-Men), Tempestade também acabou sendo a única mulher a fazer parte dos X-Men durante algum tempo.


⊗ 3. ESTILISTA

Uniformes são importantes para os heróis. Eles servem como traje de proteção em combate e também representam sua identidade, se tornam seu símbolo. Todos os recrutas dos X-Men usam uniformes padrões, mas por algum tempo foi uma tradição no Instituto Xavier a mudança para uniformes individuais depois de algum tempo, como um reconhecimento pelo amadurecimento dos heróis. E obviamente quem inaugurou essa tradição foi a primeira equipe. E sabe quem fez os uniformes? Jean Grey.

⊗ 4. ERA APENAS TELECINÉTICA

A Garota Marvel podia apenas mover objetos inicialmente. Seu primeiro contato com a telepatia se deu quando o Professor X transferiu parte das suas habilidades para ela – não me pergunte como é possível – quando teve que se ausentar durante um período. Mais para a frente foi revelado que ela também era uma telepata, porém, Charles Xavier bloqueou o acesso a esse poder por meio de barreiras mentais.

Hoje em dia é definido que os poderes de Jean Grey se manifestaram durante a morte de sua amiga Anne, que foi atropelada por um carro, quando elas tinham 10 anos e brincavam na rua. Ela sentiu a morte da amiga em sua mente e isso gerou um trauma nela, que ficava revivendo esse evento constantemente em sua mente.


⊗ 5. MODELO

Jean Grey decide investir na carreira de modelo após sair da equipe para seguir sua vida. Na época, ela e Ciclope já namoravam, o que fez com que ela mantivesse contato com os X-Men. Um ponto curioso é que essa é uma característica que ela compartilha com Famke Janssen e Sophie Turner, as duas atrizes que deram vida à personagem no cinema.

⊗ 6. COLEGA MISTY NIGHT

Jean Grey morou por um tempo em Nova York e dividiu quarto com ninguém mais, ninguém menos do que Misty Knight, aquela das histórias do Luke Cage.


⊗ 7. JEAN GREY E ANJO

Jean Grey e Ciclope são um dos casais mais icônicos da Marvel. O triângulo amoroso com Wolverine também é bastante conhecido. Mas o que você talvez não saiba é que ela já namorou Warren Worthington, o Anjo. Scott Summers passou anos apaixonado por ela, sem ter coragem para se declarar, em parte por conta da sua responsabilidade na equipe, e nesse tempo ela acabou se relacionando com o Anjo. Mas não durou muito tempo.

⊗ 8. ERA A FÊNIX

A história da Fênix sofreu mudanças com o passar dos anos. Não tinha entidade cósmica inicialmente, era apenas Jean Grey. Foi um jeito de renovar a personagem, que era considerada um pouco datada, e trazê-la de volta às histórias. A jovem Garota Marvel passou por uma transformação e ressurgiu como a Fênix. Isso acabou gerando em um grande arco, que levou até a Saga da Fênix Negra e culminou no sacrífico de Jean Grey na Lua.

A Força Fênix foi um modo de trazer Jean Grey de volta e tirar sua culpa.


⊗ 9. RIVALIDADE COM PSYLOCKE

Todo mundo sabe da rivalidade Jean Grey vs Emma Frost. Porém, pouca gente lembra que Jean também teve conflitos com Psylocke. Nos anos 90, na época em que Betsy já estava no corpo de Kwannon, as duas protagonizaram vários atritos. Isso se devia principalmente ao fato da ninja dar em cima de Ciclope. Psylocke perde os seus poderes telepáticos depois de um confronto com o Rei das Sombras. Jean oferece ajuda, compartilhando os seus poderes, o que fez com que a ruiva ficasse apenas com a sua telepatia, enquanto Betsy ficou com a telecinese.

⊗ 10. CLONADA

Jean Grey foi clonada duas vezes. Primeiro pela Força Fênix, que salvou ela e os X-Men no espaço. Basicamente, ela criou um clone idêntico a Jean, com todas suas memórias e que acreditava que era ela. Foi o clone quem viveu todos os eventos da Saga da Fênix e da Saga da Fênix Negra. Foi revelado que, durante esse tempo todo, Jean estava presa em um casulo no mar. Foi o jeito de trazer a personagem de volta e tirar dela a culpa pela morte dos D’bari. É considerado um dos piores retcons pelos fãs e hoje em dia é ignorado pelos escritores da Marvel.

Durante esse tempo em que os X-Men achavam que Jean estava morte, Ciclope conheceu Madelyne Pryor, uma pilota de avião que se parecia muito com Jean. Eles se casaram (sim, estranho) e tiveram um filho, Nate. Ciclope abandona esposa e filho depois do retorno de Jean. Madelyne, desamparada, acaba surtando e se torna a Rainha dos Duendes, após um pacto com um demônio. É revelado que ela é um clone de Jean feito pelo Senhor Sinistro, na esperança de gerar uma criança Grey-Summers, pois o geneticista acreditava que a mistura dessas linhagens geraria mutantes muito poderosos.


⊗ 11. MÃE DO CORAÇÃO
Jean Grey filhos Cable Nate Rachel
Jean, Cable, Rachel e Nate

Jean Grey, ao lado de Scott Summers, tem três filhos, mas nunca ficou grávida no universo regular da Marvel. Como assim? Nathan Summers (Cable) é filho de Madelyne Pryor, mas foi criado por Jean. Nathaniel Summers (X-Man) foi criado pelo Senhor Sinistro na realidade da Era do Apocalipse, a partir do DNA do casal. Já Rachel Summers é a filha deles da realidade de Dias de um Futuro Esquecido. Tanto Nathaniel quanto Rachel vieram para o universo regular.

⊗ 12. 14 ANOS MORTA
Xorn Jean Magneto Grey

Jean Grey foi morta por Xorn, que revelou que era Magneto (não pergunte), no final de Novos X-Men, em 2003. Essa foi uma das mortes mais duradouras das HQs. Ela só veio a ressuscitar em 2017, no arco A Ressurreição da Fênix, que abriu terreno para X-Men: Equipe Vermelha, grupo que assumiu a liderança.

Mas não se engane. Morrer não significa sumir. A ruiva continuou aparecendo aqui e acolá, como nos arcos A Derradeira Canção da Fênix, Ecos do Amanhã e Vingadores vs X-Men. E também, é claro, na memória dos X-Men. Ela se tornou um símbolo para a equipe e Wolverine criou o Instituto Jean Grey em sua homenagem. E não podemos nos esquecer da (icônica) versão mais jovem de Jean, que apareceu durante Os Novíssimos X-Men, quando o Fera trouxe o quinteto original para o presente.


⊗ 13. FAMÍLIA ASSASSINADA
Família Grey morta

A irmã e os sobrinhos de Jean Grey foram assassinados por uma grupo anti-mutante depois da sua morte na Saga da Fênix Negra. Os membros restantes da família (pais e tios) foram mortos pelo Esquadrão da Morte Shi’ar, na frente de Rachel [filha da Jean], como um meio de evitar o retorno da Força Fênix, já que ela é atraída pela Família Grey. Rachel consegue sobreviver ao ataque.

⊗ 14. TIROU O HOMEM DE GELO DO ARMÁRIO

O maior defeito de um telepata é se meter onde não é chamado. A versão mais jovem de Jean foi responsável por tirar o jovem Homem de Gelo do armário. Ela chamou ele para conversar em um canto e questionou o motivo dele estar fazendo piadas sexuais com Magia. Ele ficou confuso com a conversa e disse que se devia ao fato dela ser bonita. Jean concordou e disse que a própria Magia provavelmente sabe disso, mas que não entendia porque ele estava fazendo aquilo, já que ele é… gay.

Ele ficou constrangido, tentou desconversar, mas acabou reconhecendo. Apesar desse momento indelicado, Jean esteve ao lado dele quando foi conversar com sua versão mais velha sobre isso, já que ele não queria esconder isso e não entendia como ele poderia ser gay e sua versão adulta não.


⊗ 15. MUTANTE ÔMEGA
Jean Grey fatos

Jean Grey é uma mutante muito poderosa. Mas ela também uma das poucas a ser considerada uma mutante de nível ômega. Essa é uma categoria polêmica. Por muito tempo, vários personagens foram considerados ômegas, era basicamente um selo que confirmava que determinado personagem é fod@. E isso provocava muitas brigas. Porém, com o início da Era Hickman em 2019, através de Dinastia X e Potências de X, foi redefinido que mutantes nível ômega são apenas aquele cujo poder é insuperável em sua determinada categoria.

A ruiva permaneceu com o título, porém, atualmente ela é considerada apenas uma telepata de nível ômega, e não mais uma telecinética também.


E você, caro leitor, ficou surpreso com algum dos fatos? Acha que faltou algum? Diga nos comentários!