WANDAVISION: Diretor libera artes com versão alternativa da magia das bruxas
Doutor Estranho introduziu o misticismo no Universo Cinematográfico da Marvel através dos magos. WandaVision expandiu esse núcleo e suas possibilidades com a bruxaria. Na série nós descobrimos que Wanda Maximoff é uma bruxa. Somos apresentados e guiados através desse mundo com Agatha Harkness, a vilã da série. Ela é uma bruxa antiga que peregrina pelo mundo em busca de bruxas poderosas para roubar seus poderes.
Agatha foi condenada à morte pelo seu coven, por praticar um tipo de magia proibida. Porém, ela aproveita a situação para absorver e matar o seu grupo e a sua mãe. Ela absorve toda a magia e energia vital, deixando elas em estado moribundo. Ralph Maiers, diretor de efeitos especiais, revelou ao Polygon que foi difícil escolher como representar a morte de todas essas bruxas.
Ele conta que a Marvel/Disney ficou em cima da equipe para que a cena não ficasse muito assustadora, pois crianças e adultos assistiriam a série. A referência para a cena foi a morte de Walter Jones em Indiana Jones e a Última Cruzada, porém com o pedido de que fosse uma versão menos assustadora.
Toda o efeito foi feito por computação gráfica e não por maquiagem e levou tempo até chegar no resultado ideal. Uma das tentativas iniciais envolveu a remoção dos olhos, rosto completamente desidratado e pele enrolada envolta dos ossos.
⊗ COR DE MAGIA
Um elemento que se destaca na série é a forma como a magia é representada. A magia do caos de Wanda recebe a cor vermelha, enquanto a magia proibida de Agatha recebe a cor roxa. Já a magia do coven de Agatha é representada pela cor azul. Fica a dúvida se essa é a manifestação comum de magia (que poderia se aplicar a Billy) ou se aquela é a identidade magica daquele coven em específico.
Inicialmente, porém, eles queriam que cada bruxa tivesse magia com uma cor específica. Isso representaria os seus conhecimentos e a posição que ocupam naquele coven. Porém, Matt Shakman, diretor da série não gostou desse caminho. A cena se tornou muito mais sobre as outras bruxas do que sobre Agatha, segundo ele. “Não é para onde eu quero ir. Eu quero fazer com que tudo seja sobre Agatha, então vamos simplificar o que as outras bruxas estão fazendo“.
Confira abaixo as artes originais:
E você, caro leitor, gostou da representação da série ou preferia cada uma com uma cor? Diga nos comentários!