QUADRINHOS

X-MEN 97: Conheça Abcissa, a versão mais velha da Jubileu

Na primeira parte do quarto episódio de X-Men ’97, intitulado “Motendo”, temos um arco focado na Jubileu e no Mancha Solar. Os dois são mentalmente transportados para o Mojoverso e são obrigados a viver um jogo doentio que recapitula algumas das histórias e eras mais memoráveis dos mutantes, como Dias de um Futuro Esquecido, Asteroide M e Genosha.


Em certo momento, Jubileu acaba conhecendo um versão sua mais velha. A sua versão digital explica que antes de “sequestrar” a Jubileu real, Mojo precisava testar o jogo antes. Ele fez réplicas digitais de Jubileu e aquela versão mais velha foi a única que conseguiu sobreviver ao jogo doentio do vilão várias vezes, até ficar mais velha.

Uma versão mais velha de Jubileu não é algo desconhecido para os fãs, já que é uma adaptação de um antigo arco das HQs. Em Wolverine #51-53, de 1992, de Larry Hama, Andy Kubert, e Marc Silvestri, apresentaram Abcissa, a versão futura e sombria de Jubileu. Confira:

Depois de abraçar cada vez mais seu lado animalesco, Logan passa a noite em um motel com Mística. A vilã procurou ajuda para derrotar Espiral, sua ex-companheira de equipe. Espiral prontamente chega, mas revela que ela não é a ameaça real. Espiral explica que está acontecendo uma convergência temporal, e que o universo deixará de existir. Isso está impactando viajantes do tempo através do espaço e do tempo. Espiral recruta o casal para ajudá-la a resolver a crise em um futuro distante, e sem saber, acabam deixando Jubileu sozinha para enfrentar Mojo, que é responsável pelos danos na linha do tempo.

A assistente de Mojo, Abcissa, também chega, pegando a jovem mutante de surpresa. Abcissa é uma figura aterrorizante vestida com um uniforme azul e enrolada em correntes, muito semelhante com a versão da série. Ela usa patins flamejantes, dando-lhe uma velocidade repentina que lhe permite capturar facilmente Jubileu. Depois que Jubileu é capturada, ela é teletransportada para um futuro em colapso onde se encontra um planetoide conhecido como a Cidadela no Fim do Tempo, onde Mojo espera aproveitar o poder e o escopo do evento para fins de entretenimento. Mojo concorda em recuar e poupar a linha do tempo – e Wolverine – se Jubileu concordar em se tornar sua serva.

Abcissa em Wolverine #52 (1992) e em X-Men ’97 (2024)

Embora Jubileu inicialmente resista, é revelado por que Mojo tem confiança de que ela aceitará sua oferta: porque Abcissa é uma versão futura de Jubileu, que aceitou o negócio e se tornou uma das maiores capangas de Mojo. Abcissa tira o capacete e revela que essa é de fato a verdade, tendo servido Mojo por décadas neste momento, como evidenciado por seu velho rosto e cabelos grisalhos. Eventualmente, no entanto, a jovem Jubileu resiste à oferta de Mojo e dá um simples chute no mesmo, recusando-se servi-lo. Isso faz com que Abcissa deixe de existir, já que as ações de Jubileu no presente a impediram de se tornar sua versão sombria.

Jubileu e Wolverine são capazes de escapar das garras de Mojo e escapar através de um portal de tempo de volta aos dias atuais, mas ainda é um encontro angustiante para Jubileu. Jubileu juntou-se aos X-Men depois que a equipe já havia descoberto o potencial para futuros sombrios, como a linha do tempo de Dias de um Futuro Esquecido, onde os mutantes dizimados pelos Sentinelas que governam o planeta. Até agora, Abcissa não retornou para os quadrinhos, mas nada é impossível na Marvel Comics.

Fonte: CBR