SÉRIES

10 diferenças entre X-Men: Evolution e os quadrinhos

X-Men: Evolution foi um marco no começo dos anos 2000. A animação reimaginou os X-Men em um universo alternativo. Muitas coisas foram muito parecidas com os quadrinhos, enquanto outras foram completamente diferente.

Confira 10 diferenças entre X-Men: Evolution e os quadrinhos:


⊗ IDADE DOS PERSONAGENS

A animação retrata os personagens na adolescência, despertando e aprendendo a controlar os seus poderes, enquanto tentam descobrir qual é o seu lugar no mundo. Isso remete ao começo dos X-Men nos quadrinhos, como uma equipe de jovens.

Porém, a faixa etária dos personagens é diferente no universo de Evolution. O desenho apresenta com a mesma faixa etária personagens que apareceram em momentos distintos. Por exemplo, Lince Negra apareceu como uma adolescente nos quadrinhos quando Ciclope já era um homem adulto. O mesmo vale para os Novos Mutantes (os recrutas da série) em relação aos X-Men.

Ao mesmo tempo, Jean Grey foi representada como adolescente e Tempestade como adulta, enquanto nos quadrinhos as duas têm a idade próxima.


⊗ OS X-MEN FREQUENTAM UMA ESCOLA COMUM
X-Men Evolution Jean Grey Blob

Nos quadrinhos, o Instituto Xavier é um internato escolar quase convencional, onde os jovens moram e aprendem as disciplinas comuns (matemática, história, física, etc). A diferença é que secretamente também treinam suas habilidades mutantes, com direito a uma base tecnológica cheia de desafios, chamada Sala do Perigo.

Em Evolution, o instituto funciona como um lar e local para os jovens aperfeiçoarem as suas habilidades mutantes, mas eles ainda precisam frequentar uma escola comum. O Professor Xavier tomou essa decisão para que seus pupilos mantivessem contato com a sociedade e aprendessem a conviver com os humanos comuns, em vez de ficarem isolados.

⊗ TEMPESTADE TEM UMA IRMÃ

Outra grande diferença na série é que Ororo Munroe tem uma irmã, Vivian, e um sobrinho, o Spyke, um dos alunos do Instituto. Nos quadrinhos, ela ficou órfã na infância e não teve outros irmãos.

Os seus pais morreram quando um avião caiu na casa em que estavam. A jovem mutante conseguiu sobreviver, mas o tempo em que ficou presa nos destroços fez com que desenvolvesse claustrofobia, um medo imenso de ficar em lugares apertos. Essa característica aparece na animação, embora a origem da fobia não seja explicada.


⊗ SPYKE

Evan Daniels, o sobrinho da Tempestade, apareceu pela primeira vez no desenho, não sendo adaptação direta de nenhum personagem que já existia nos quadrinhos, embora possua semelhanças com a Medula. Ele foi criado para que a equipe fosse mais diversa e tivesse um personagem que representasse os garotos afroamericanos.

A ideia inicial era que Bishop fosse adaptado como um adolescente, mas o time criativo percebeu que isso faria o personagem perder muito da sua história, que está ligada ao fato de vir de um futuro apocalíptico.

X-23 também foi criada para animação, mas diferentemente do Spyke, foi levada para os quadrinhos. Atualmente, ela é uma das personagem bastante popular.


⊗ FANÁTICO

Cain Marko é o vingativo irmão adotivo do Professor Xavier. Ele guarda ressentimento por ter sido menosprezado pelo seu pai, que dava mais atenção para Charles. Fanático ativou o seu Gene X com o místico cristal de Cyttorak.

Nos quadrinhos, ele não é um mutante. Os seus poderes são completamente de origem sobrenatural, advindos completamente do cristal, que é ligado a uma poderosa entidade.


⊗ GROXO E AVALANCHE
Groxo avalanche x men evolution

Groxo e Avalanche ganharam nomes diferentes em Evolution. Groxo se tornou Todd Tolansky, enquanto nos quadrinhos se chama Mortimer Toynbee.

Já o Avalanche dos gibis é um homem grego chamado Dominikos Petrakis. A animação lhe deu um nome diferente, Lance Alvers, e também uma história romântica com a Lince Negra. Além disso, seu visual parece ter sido inspirado no de Rictor, outro mutante com poderes sísmicos.

⊗ NOTURNO

Noturno é um dos personagens favoritos dos fãs da série. Porém, alguns de seus traços mais significativos acabaram ficando de fora da animação, como o seu passado como acrobata em um circo e sua conexão com a fé católica.

Outra mudança forte foi a introdução do indutor de imagem, que permite ao personagem esconder a pele e a calda azul, para sair na rua e frequentar a escola. Embora uma tecnologia similar já tenha aparecido nos quadrinhos, Kurt nunca tornou um hábito modificar a sua aparência verdadeira.

Na série também é dito que a aparência do Noturno é diferente por causa de experimentos que Magneto fez nele, quando era apenas um bebê, diferentemente dos gibis, em que ele já nasceu assim.

⊗ DUNCAN
X-Men Evolution Duncan Jean

Durante as duas primeiras temporadas da série, Jean Grey namora Duncan Matthews, um jogador do time de futebol da escola. O romance entre Jean e Ciclope é construído aos poucos, com os personagens se aproximando ao longo dos episódios e finalmente ficando juntos, após a ruiva dar um fora no atleta.

Depois que a existência dos mutantes se torna pública, Duncan vira um preconceituoso e forma uma gangue anti-mutantes.


⊗ FEITICEIRA ESCARLATE

Evolution trabalhou com mais foco os dramas da família de Magneto. Enquanto nos quadrinhos, Mercúrio e Feiticeira Escarlate não foram criados pelo Mestre do Magnetismo e só descobriram na vida adulta que eram seus filhos, na animação, ele foi uma figura paterna mais presente (não boa).

Pietro vive em torno de conseguir a aprovação de Magneto, enquanto Wanda busca vingança, por ter sido abandonada por seu pai em um manicômio quando era uma criança. Esse ressentimento desperta a atenção de Mística, que passa a enxergar a Feiticeira Escarlate como uma arma para a sua vingança pessoal contra Magneto.

⊗ APOCALIPSE
x-men evolution apocalipse

En Sabah Nur, o grande vilão da última temporada da série, é um mutante do Antigo Egito, que após ter contato com tecnologia alienígena, passou a se ver como um instrumento do destino, cujo objetivo é acelerar a evolução da humanidade. Ele pretendia usar a tecnologia das suas pirâmides para transformar todas as pessoas em mutantes, mas foi detido pelos X-Men.

Nos quadrinhos, Apocalipse é um dos mutantes mais antigos conhecidos e também possui complexo de deus. Por muito tempo, defendeu a soberania do mais forte e tentou provocar a morte daqueles que considerava inaptos.

Recentemente, foi revelado que a origem do personagem está ligada à Okkara, uma das primeiras civilizações mutantes, e que tudo o que fez foi para resgatar sua família e seu povo, que estavam aprisionados em uma dimensão demoníaca. Além dos seus poderes mutantes e tecnológicos, En Sabah Nur também um feiticeiro habilidoso.


E aí, caro mutante, você se lembra de mais alguma diferença? Conta para a gente nos comentários!