FILMES

X-MEN: 13 diferenças entre as duas linhas do tempo dos filmes

A franquia X-Men no cinema possui duas linhas do tempo. Os acontecimentos da trilogia original levam ao futuro dominado por sentinelas. A viagem no tempo de Dias de um Futuro Esquecido (2014) tenta mudar a trágica realidade dos mutantes e, como consequência, tudo o que aconteceu entre 1973 e 2023 é reescrito.


Na nova realidade, os personagens tiveram uma segunda chance e levaram vidas diferentes.

Confira as 10 principais diferença entre as duas linhas do tempo!

⊗ 1. MUTANTES ACEITOS NA SOCIEDADE

Esse é o ponto chave de mudança. Na linha do tempo original, Mística foi capturada após matar Bolivar Trask, o criador do Projeto Sentinela, nos anos 70. A partir do estudo do DNA da transmorfa, os cientistas aprimoraram as máquinas, fazendo com que elas conseguissem modificar sua forma e se adaptar aos mutantes que enfrentam.

Com a viagem no tempo, Mística é impedida. Porém, Magneto arma um plano para assassinar o presidente dos Estados Unidos e dar início a uma revolução mutante. No final, ele é impedido pela própria Mística. Isso dá início a uma era de maior tolerância aos mutantes na sociedade e o Projeto Sentinela é desativado.


⊗2. XAVIER ADOTOU JEAN GREY

O Professor X adotou Jean Grey, após os seus pais morrerem em um acidente de carro, quando ela tinha oito anos de idade, em 1974. A jovem também foi a primeira aluna de Charles quando ele reinaugurou sua escola para mutantes, que estava fechada desde a Guerra do Vietnã.

Mais tarde foi revelado que Jean foi abandonada pelo seu pai, que sobreviveu ao acidente. Ele culpou a filha pela morte da sua esposa. Charles alterou as memórias da jovem, fazendo com que ela acreditasse que era órfã, para evitar o trauma de ter sido rejeitada.

⊗ 3. MAGNETO TEVE UMA FILHA

Após os eventos de Dias de um Futuro Esquecido, Magneto se tornou um criminoso procurado pelo governo dos Estados Unidos. Ele fugiu e recomeçou sua vida na Polônia. Erik se casou com Magda e teve uma filha chamada Nina, que era uma mutante com a habilidade de controlar a mente de animais.

O Mestre do Magnetismo escondeu seus poderes e sua história de vida anterior, até que um dia usou as suas habilidades para salvar um colega na metalúrgica em que trabalhava. Essa exposição fez com que o seu passado fosse descoberto pelo governo polonês.

Ele foi confrontado por soldados. Sua filha ficou assustada na hora e acabou usando suas habilidades. Um dos oficiais acabou atirando uma flecha que matou a criança e a sua mãe.


⊗ 4. JEAN SEM BARREIRAS MENTAIS

Na trilogia original, o Professor X criou barreiras mentais para bloquear os poderes de Jean Grey, por medo de que ela não fosse capaz de controlar suas habilidades. Como consequência, a mutante desenvolveu uma segunda personalidade, cheia de raiva, que se autodenominava Fênix. Mais tarde, esse lado tomou o controle de Jean e acabou ocasionando a sua morte e a de Ciclope.

Provavelmente por ter visto isso as consequências disso na mente de Logan, Charles decidiu auxiliar a mutante no desenvolvimento das suas habilidades, na nova realidade. Por este motivo, a Jean adolescente consegue fazer muito mais coisas do que a sua contraparte adulta do primeiro filme, dos anos 2000.

⊗ 5. RETORNO DO APOCALIPSE

En Sabah Nur, o Apocalipse, conseguiu sobreviver por vários séculos transferindo sua mente para o corpo de outros mutantes. Dessa forma, ele foi acumulando novas habilidades e se tornando cada vez mais imbatível.

Seu reinado terminou no Egito Antigo, após uma revolução popular, durante um dos rituais de transferência. Ele foi salvo por uma das suas seguidoras, que criou um escudo de energia em volta do seu corpo, mas acabou adormecido por milhares de anos, até despertar nos anos 80.

De volta, En Sabah Nur ficou insatisfeito com o que o mundo se tornou e tentou destruir tudo para dar início a uma nova era, sob o seu comando. Porém, ele foi derrotado pelos alunos do Professor X.


⊗ 6. MÍSTICA NOS X-MEN

Um dos furos de cronologia de Primeira Classe foi Mística ser um dos membros fundadores dos X-Men e irmã adotiva do Professor X. Essa conexão ganha mais força após ela se tornar um símbolo de mudança na sociedade.

Com o retorno da equipe nos anos 80, após a derrota de Apocalipse, a transmorfa se une a Charles e Fera para ensinar os novos X-Men a lutarem.

⊗ 7. NOTURNO MAIS CEDO NOS X-MEN

Mística salvou o adolescente Noturno de uma luta de mutantes clandestina e o levou para o Instituto Xavier. Com a fundação da nova geração de X-Men, ele se tornou um dos integrantes da equipe.

Na linha do tempo anterior, Noturno ficou anos trabalhando em um circo. Na vida adulta, ele fez parte dos X-Men por um curto período de tempo, após ser resgatado pela equipe, depois de ter sido capturado e controlado por William Stryker, um militar que odeia mutantes.


⊗ 8. FUNDAÇÃO DE GENOSHA

O governo dos Estados Unidos cedeu um território para os mutantes, como forma de reconhecer os seus esforços na derrota de Apocalipse. Esse local se tornou a cidade de Genosha.

Com uma forte cultura ecológica e agrícola, as casas do vilarejo foram construídas com contêineres e pedaços de navios que Magneto retirou do oceano.

⊗ 9. JEAN POSSUÍDA NO ESPAÇO

Durante uma missão espacial, nos anos 90, Jean Grey foi atingida por uma energia cósmica que aumentou suas habilidades. Um grupo de alienígenas conhecido como D’bari, que estava infiltrado no planeta, caçou a mutante para roubar esse poder.

Vuk, a líder dos D’bari, pretendia usar esse poder para transformar a Terra no novo lar da sua espécie, já que o seu antigo planeta foi destruído. Segundo ela, essa energia é capaz de criar vida.

Jean conseguiu invadir a invasão, mas teve seu corpo físico destruído ao liberar todo esse poder no espaço. Ela se tornou uma com a força cósmica e passou um período viajando pela galáxia.


⊗ 10. MORTE DA MÍSTICA

As ações de Mística deram início a nova linha temporal, porém, ironicamente, ela acabou encontrando seu fim mais cedo nessa realidade. Jean Grey matou a transmorfa acidentalmente após perder o controle dos seus poderes.

Esse é um ponto que serve para deixar claro que os eventos da trilogia original não aconteceram nessa linha do tempo. Ou seja, Mística nunca fez parte da Irmandade de Mutantes de Magneto, ao lado de Groxo e Dentes de Sabre.

⊗ 11. INSTITUTO JEAN GREY

A escola para mutantes de Charles Xavier passa a se chamar Instituto Jean Grey, nos anos 90, em homenagem ao sacrífico da mutante para derrotar os alienígenas. Vale lembrar que os X-Men não sabem que Jean conseguiu sobreviver.

Xavier se ausentou por um período, para lidar com a perda da irmã e da filha adotiva, e Fera assumiu a direção da escola.


⊗ 12. ANJO E JUBILEU COM IDADES DIFERENTES

O maior problema de cronologia nessa nova linha do tempo foi a mudança na idade de alguns personagens que não eram nascidos antes de Wolverine viajar para o passado. Anjo e Jubileu, que teriam nascido nos anos 80, aparecem como adolescentes nessa década, em Apocalipse, sem nenhuma explicação

É possível apontar esse mesmo problema em relação à Psylocke. No entanto, dá para passar um pouco de pano, já que ela tem poderes diferentes em O Confronto Final e o seu nome só aparece nos créditos finais do filme. Tem que ter prestado muita atenção para identificar como a mesma personagem.

⊗ 13. JEAN E CICLOPE VIVOS

O momento mais chocante de Dias de um Futuro Esquecido foi a descoberta de que Jean e Ciclope estão vivos no novo futuro. Com os filmes mais recentes, nós descobrimos que isso se deve ao fato do Professor X ter feito escolhas diferentes.

Ele não criou barreiras mentais em Jean, logo, ela não desenvolveu uma segunda personalidade, não matou Ciclope e nem foi morta por Wolverine.

Na nova linha do tempo, a identidade Fênix surge da união de Jean Grey com uma força cósmica misteriosa. Ela foi embora para o espaço, nos anos 90, mas retornou em algum momento nas décadas seguintes.


E você, caro mutante, lembra de mais alguma diferença entre as duas linha do tempo? Conta para a gente nos comentários!