FILMES

10 erros de cronologia de X-Men: Primeira Classe que você não conhecia

X-Men: Primeira Classe foi lançado em 2011. O filme teve uma divulgação fraca, que conta com dois dos piores pôsteres que essa franquia já viu. Talvez os pôsteres mais vergonhosos já vistos em filmes de super-heróis. Não acredita? Veja abaixo.

Ainda assim, o filme acabou sendo bem avaliado pela crítica e conseguiu uma boa recepção do público, se tornando um dos filmes dos X-Men favoritos de muita gente. Por outro lado, o filme também concentra uma grande quantidade de pessoas que o detestam. O motivo? É simples. Os erros de cronologia provocados pelo longa.


O filme pode até ser bom, e a nossa proposta não é debater a qualidade, mas quando o objetivo é nos mostrar o que aconteceu antes dos primeiros dos anos 2000, o filme é cheio de erros cronológicos. Abaixo listamos alguns.

× 1. Professor X e Magneto se conhecendo depois de adultos
X-Men Primeira Classe X Men First Class 10 erros cronologia  Professor X Charles Xavier Erik Lehnsherr Magneto James McAvoy Michael Fassbender

Se a proposta do filme era mostrar como Charles Xavier e Erik Lehnsherr se conheceram, então, o filme já começa falhando. Em X-Men: O Filme (2000), o Professor X comenta que conheceu Magneto quando tinha 17 anos. Em Primeira Classe, os dois se conhecem depois de adultos, com 30 anos. Treze anos mais tarde do que o dito na primeira trilogia.


× 2. Mística é irmã de Charles Xavier
X-Men Primeira Classe X-Men First Class Mística Charles Xavier Professor X Mystique Raven Darkholme meet se conhecem irmãos

O início do filme nos mostra as infâncias de Charles Xavier, Erik Lensherr e Raven Darkholme. Vemos o jovem Erik em Aushwitz, em uma recriação da cena de abertura do primeiro dos X-Men. Tudo se encaminha conforme o esperado, mas, logo em seguida, quando somos apresentados à versão mais jovem de Xavier, descobrimos como ele – pasmem – conheceu a Mística e que os dois cresceram juntos, como irmãos.  

Conectar a origem dos dois certamente foi um meio de apresentar os personagens de uma maneira mais simples e prática, sem que isso tomasse mais tempo do roteiro. O problema é que os dois personagem nunca sequer trocaram uma palavra nos primeiros filmes. Nunca demonstraram ter qualquer ligação no passado. Como pode Xavier ter esperança em relação ao Magneto mas não ter esperanças  de redenção na sua “irmã”?


× 3. Fera construiu o Cérebro
X-Men Primeira Classe X-Men First Class Professor Xavier Professor X Charles Xavier Fera Hank Mackoy Cerebro Nicholas Hoult James McAvoy

Em Primeira Classe, Fera é o responsável por construir o Cérebro, aparelho que permite ao Professor Xavier encontrar mutantes ao redor do mundo. No entanto, a primeira trilogia define que Magneto ajudou o Professor a construí-lo. Ele não só esteve presente na construção, mas entendia o funcionamento do projeto.

Após Vampira fugir da Mansão, no primeiro filme, Wolverine questiona a Charles o motivo dele não usar o aparelho para procurar por Magneto. Ele responde que tem tentando, mas sem sucesso, porque Erik teria desenvolvido um meio de se esconder do aparelho. Wolverine questiona como ele saberia como fazer isso e Xavier responde: “Porque ele me ajudou a construí-lo“. 

A informação é novamente reforçada em X-Men 2 (2003), onde Tempestade questiona como o Coronel William Stryker sabia a localização do Cérebro. Magneto prontamente responde: “Porque eu disse a ele. Eu ajudei a construí-lo, lembra-se?“.


× 4. O capacete do Magneto
X-Men First Class X-Men Primeira Classe Magneto Helmet Capacete Michael Fassbender

O item anterior revela um outro erro do filme. Pela fala de Charles Xavier, o capacete de Magneto parece ser uma tecnologia desenvolvida há pouco tempo. Em Primeira Classe, ele é construído por Sebastian Shaw, e, após a sua morte, Erik o pega para si, quase quarenta anos antes.


× 5. O soro do Fera
X-Men Primeira Classe X-Men First Class Beast Fera Nicholas Hoult

Em Primeira Classe, Fera trabalha no desenvolvimento de um soro que permite a ele (e a Mística) tornar a sua aparência como a das outras pessoas, mas sem abrir mão dos poderes. Em X-Men: O Confronto Final (2006), Fera fica emocionado com a possibilidade de ser possível ter novamente a sua aparência humana.

Mais tarde, o soro dá errado e acaba fazendo com que a mutação evolua, ao invés de controlá-la. No final do filme, Fera acaba aceitando a sua aparência, dando a entender que não trabalharia mais nisso. Entretanto, segue sendo um furo devido ao fato dessa tecnologia parecer uma novidade no futuro. Mal sabíamos nós que isso deixaria de ser apenas um furo e se tornaria um problema nos próximos três filmes seguintes.


× 6. Aparição do Ciclope e da Tempestade
X-Men First Class X-Men Primeira Classe Tempestade Ciclope Storm Cyclops Ororo Munroe Scott Summers

Na cena em que Xavier utiliza pela primeira vez o Cérebro para recrutar mutantes somos apresentados a duas crianças que nos lembram do Ciclope e da Tempestade: um garoto branco, com cabelo castanho e óculos escuros e uma garota negra com cabelo branco. Embora óculos escuros possam ser uma característica comum, o mesmo não pode ser dito sobre o caso da menina.

Nos três primeiros filmes, Tempestade e Ciclope (e Jean) aparentam estar na faixa dos 30 anos, o que tornaria impossível eles terem sido crianças grandes nos anos 60. É claro que esta cena pode ser interpretada apenas como um easter egg e não precisamos levá-la a sério.


× 7. Magneto e Xavier se separam cedo demais

Professor X e Magneto não estiveram sempre em lados opostos na luta pelos mutantes, já foram aliados no passado. O filme se propôs a nos mostrar como eles se conheceram, se aliaram e se separaram. O problema é que a separação se deu cedo demais. Ao final do filme, Xavier abre a sua escola para mutantes e Magneto forma a sua Irmandade de Mutantes. Tudo isso em 1962. Em O Confronto Final (2006) nos é mostrado que os dois foram juntos recrutar a jovem Jean Grey para a escola, nos anos 80. Ou seja, na época os dois ainda trabalhavam em conjunto.


× 8. Emma Frost
X-Men Primeira Classe X-Men First Class Emma Frost X-Men Origns Wolverine

No filme, Emma Frost, interpretada por January Jones, é um dos membros do Clube do Inferno, o grupo de vilões do longa. A personagem possui telepatia e a habilidade de transformar o seu corpo em diamante orgânico, assim como nos quadrinhos. Entretanto, anos antes, a personagem já havia feito a sua estreia nos cinemas em X-Men Origens: Wolverine (2009), onde foi interpretada por Tahyna Tozzi. Embora no filme do Logan a personagem seja chamada apenas de Emma, e não de Emma Frost, é inegável que é uma adaptação da personagem, devido ao fato dela também possuir a habilidade de se transformar em diamante.


× 9. Os primeiros alunos de Charles Xavier

Em Primeira Classe nós temos, como o título sugere, a primeira turma guiada por Charles. Um protótipo do que viriam a ser os X-Men. Mas isso foi antes dele se tornar o Professor X e a escola existir. Porém, ao final do filme a escola é criada e Charles está preparado para receber os alunos. No primeiro filme é dito que Jean, Tempestade e Ciclope foram alguns dos primeiros alunos de Charles. Mas isso só teria acontecido muitos anos mais tarde.


× 10. O nome X-Men

No final do filme, Moira e Xavier estão juntos na Mansão X conversando sobre a futura escola e sobre uma equipe de heróis mutantes. Ela sugere que a equipe se chame X-Men. No primeiro filme, quando Xavier mostra a escola para o Wolverine, ele comenta sobre a equipe e diz que os alunos carinhosamente chamam o grupo de X-Men, sugerindo que o nome tenha vindo dos estudantes. Em Apocalipse (2016), também temos um furo relacionado a isso, mas não é um erro de cronologia e sim de continuidade. Durante o trajeto para a batalha no Cairo, a Mística comenta sobre a equipe de Primeira Classe e diz “Nos chamávamos de X-Men“. O que é mentira. O nome só surge depois de a equipe ser desfeita e ela ter se juntado à Irmandade.


× Reboot?

O filme foi pensado originalmente como um reboot. A nova franquia começaria mostrando o início dos X-Men e contaria com personagens clássicos como Jean Grey e Ciclope. Aaron Taylor Johnson, que naquela época recém havia protagonizado Kick-Ass: Quebrando Tudo (2010), foi um dos atores cotados para dar vida a Scott Summers. Mais tarde o ator se tornaria o Mercúrio dos filmes da Marvel Studios. Entretanto, no meio do processo os planos mudaram e ao invés de um reboot, o filme passou a ser uma prequela, que tinha como objetivo mostrar quem eram Charles Xavier e Erik Lehnsherr antes de se tornarem Professor X e Magneto e a primeira formação dos X-Men. Como o que vale é o filme que chegou ao cinema e não as ideias iniciais da pré-produção, Primeira Classe acabou dando origem a linha cronológica confusa pela qual a franquia se tornou conhecida.

Você concorda com a lista apresentada? Acrescentaria algum outro erro? Acha que seria melhor que tivesse sido um reboot? Deixe nos comentários!