FILMES

X-MEN 3: Fox usou roteiro falso para convencer Halle Berry a participar do filme

Matthew Vaughn, conhecido pelo seu trabalho nas franquias Kick-Ass e Kingsman, quase assumiu a direção de X-Men: O Confronto Final (2006). Em um painel na New York Comic Con (via The Hollywood Reporter), neste final de semana, o cineasta revelou o motivo que o fez desistir da produção.


Ele contou que encontrou um roteiro com muitas páginas na sala de um dos executivos da Fox e ficou preocupado com o tamanho do rascunho. Vaughn questionou o que era aquilo, mas foi aconselhado a não se preocupar. Então ele pegou o manuscrito por conta própria para ler e encontrou a descrição de uma cena da Tempestade.

“Eu pensei: ‘Eu sou o diretor. Estou preocupado com esse rascunho’. Ele não quis me contar, então eu peguei, abri a primeira página e lá dizia: ‘África. Tempestade. Crianças morrendo por falta de água. Ela cria uma tempestade e salva todas essas crianças.’”


Vaughn inicialmente gostou da ideia, mas em seguida descobriu que aquele era um roteiro falso feito para convencer Halle Berry, intérprete da personagem nos primeiros filmes, a retornar para o encerramento da trilogia.

“Eu perguntei o que era aquilo e me disseram que era o roteiro de Halle Berry. Eu disse: ‘Ok, porque ela ainda não assinou [o contrato]’”, contou Vaughn. “Mas é assim que ela quer que seja, porém, no momento em que ela assinar, vamos jogar no lixo”, disse o diretor comentando a resposta do executivo.

Por fim, o cineasta afirmou que a falta de transparência e manipulação foi o estopim para que desistisse do projeto.

“Eu pensei: ‘Uau, você vai fazer isso com a atriz ganhadora do Oscar que interpreta a Tempestade? Estou fora daqui’. Então, desisti naquele momento.”

Anos mais tarde, Matthew Vaughn se aproximou novamente da franquia, sendo o diretor de X-Men: Primeira Classe (2011) e um dos roteiristas de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014).

Todos os filmes dos X-Men estão disponíveis no Disney+.