QUADRINHOS

Por que o moicano é o visual mais importante da Tempestade?

O visual punk da Tempestade chama a atenção e divide opiniões dos fãs desde que surgiu até hoje por conta do corte de cabelo em estilo moicano. Tem quem goste muito e tem quem deteste. Esse visual, que apareceu pela primeira vez nas histórias em quadrinhos dos anos 80, já foi adaptado em animações e também no cinema, e, vez ou outra, reparece nas páginas dos gibis.

O que muita gente talvez não saiba é que o corte de cabelo representou um grande marco na história da personagem. É isso o que vamos mostrar hoje.


⊗ UMA PIADA
Esboço de Paul Smith (E) e Mr. T (D)

Pode soar estranho iniciar a defesa contando que tudo começou como uma grande piada, mas é essa a verdade. Em FABULOSOS X-MEN #172, Tempestade fica com o cabelo todo bagunçado e parcialmente destruído depois de sair em aventuras com Yukio, durante uma viagem dos X-Men ao Japão. O desenhista Paul Smith teve a missão de pensar em um novo visual para a heroína, com o cabelo que lhe restava, para as edições seguintes.

Ele apresentou uma série de esboços para o time criativo e, para descontrair, incluiu nas opções um desenho de Ororo baseado no ator e lutador Mr. T (via Blog Paul Smith). “Fiz vários desenhos dela, todos muito lindos e femininos. Como uma piada, incluí uma opção dela como o Mr. T. O tipo de desenho que você sabe que tem que ignorar.

O roteirista Chris Claremont e a editora Louise Simonson acabaram gostando e a ideia foi para a frente, mesmo com Paul tentando convencer a equipe do contrário.


⊗ UMA TEMPESTADE EMOCIONAL
x-men tempetade moicano

Independente de quais tenham sido os bastidores, qualquer mudança precisa fazer sentido nas histórias. Este caso não foi diferente. Mas para entender melhor, precisamos relembrar quem era Ororo Munroe até aquele momento.

Tempestade foi retratada como uma personagem extremamente poderosa desde que foi introduzida em X-MEN: GIANT SIZE #1. Mas outra característica também marcava a personagem: um imenso autocontrole, porque seus poderes são diretamente ligados às suas emoções.

Se ela sentir muita raiva, uma tempestade pode se formar. Se ficar muito triste, pode gerar outra grande alteração climática. Por isso ela reprimia suas emoções, sempre se mantendo como uma figura distante, se escondendo na máscara de um ser transcendental. Não se permitia viver intensamente e nem se apaixonar.

⊗ SURGE A RAIVA
Tempestade Callisto Moicano X-Men
Callisto vs Tempestade

Tudo começa a mudar no famoso embate entre Tempestade e Callisto pela liderança dos Morlocks em FABULOSOS X-MEN #170. Nessa história, Anjo e Lince Negra foram sequestrados pelos mutantes que viviam nos esgotos. Ororo pede um duelo com Callisto para salvar seus amigos. Elas lutam sem poderes e Tempestade vence, dando uma facada quase mortal em direção ao coração da morlock.

Esse foi um evento muito marcante na vida de Tempestade. Ela reconhece, com o passar dos dias, que sentiu vontade de matar Callisto naquele momento de raiva. Também começa a perceber que seus sentimentos estão mexidos e que não é possível negar a si mesma.


⊗ MUDANÇA DE VISUAL

Cortes de cabelo costumam representar grandes mudanças. Aqui não foi diferente. Tempestade começa a refletir bastante sobre sua vida e seus pensamentos. Durante a visita dos X-Men ao Japão, para o casamento de Wolverine com Mariko, ela enfrenta o Samurai de Prata com Yukio e acaba tendo o seu cabelo arrebentado. Ororo fica admirada pela japonesa, que é uma mulher corajosa, sem medo da morte, e volta a pensar sobre o que estava vivendo.

Então, em FABULOSOS X-MEN #173, a heroína estreia um novo visual, agora muito mais rebelde, que expressava o que estava acontecendo internamente e como ela estava se sentindo.

A partir desse momento, Tempestade começa a lidar com o seus impulsos mais violento, o que faz com que ela se identifique um pouco mais com o Wolverine. Ororo e Callisto voltam a se enfrentar em outra ocasião e Tempestade deixa claro que poderia ir até o fim, pois não estava mais tão misericordiosa.


⊗ SEM PODERES
tempestade x-men moicano

Mostrando que a novela poderia ficar mais complicada, Tempestade perde os seus poderes em FABULOSOS X-MEN #185, ao ser atingida por uma arma que desativa seu Gene X. Isso coloca a mutante em um período de melancolia, porque ela perdeu a conexão que tinha com a natureza por meio das suas habilidades mutantes.

Sem poderes, ela teve que enfrentar de vez os seus conflitos internos. Conhecer melhor a Ororo. Nesse momento, surge na sua vida Forge, um mutante que ela acaba se apaixonando.

Tempestade e Forge

Como o drama sempre pode aumentar, eventualmente ela descobre que Forge, que possui poderes ligados à tecnologia, foi quem projetou e deu para o governo a arma que retirou seus poderes. Tempestade fica com raiva dele ser o responsável pela sua situação e ser o criador de uma arma contra os mutantes e decide se afastar. Porém, com o passar do tempo, eles se reaproximam.


⊗ SÍMBOLO DE FORÇA
Tempestade em Arakko

Sem poderes, com sentimentos à flor da pele e com uma decepção amorosa para lidar, Tempestade foca as suas atenções nos X-Men. Durante esse período, ela prova que consegue fazer muito sem seus poderes, demonstrando suas habilidades como estrategista e também como lutadora. É nessa fase que Tempestade e Ciclope disputam a liderança da equipe e ela vence.

Toda esse período mostrou que Ororo é uma caixinha de surpresas. Ela pode ser calma, mas é completamente imbatível, com ou sem poderes.

Não à toa, esse visual é até hoje lembrado como um símbolo da força da Amazona dos Ventos, sendo referenciado em vários momentos dos quadrinhos, nas animações e também nos filmes.

Nos gibis atuais, Tempestade foi escolhida para representar Krakoa, a nação mutante, em Arakko (antigamente conhecido como Marte), o planeta em que vivem os arakki, uma civilização mutante antiga com uma forte cultura em torno da guerra. Inclusive, o atual visual da personagem referencia sua era punk, justamente pelo símbolo de força.


E aí, caro mutante, já conhecia a história do moicano da Tempestade? O que acha desse visual? Conta a sua opinião para a gente nos comentários!