OUTROSQUADRINHOS

Entenda o que é um “Wolverine” e porque o animal inspirou o personagem

James Howlett, Logan e Arma-X, esses são alguns dos nomes pela qual conhecemos aquele que é um dos mutantes mais queridos do público. Durante seus quase 50 anos de existência, Wolverine se manteve popular, ficou mundialmente conhecido e deu a Marvel Comics rios de dinheiro. O que alguns fãs do personagem não sabem, no entanto, é que ele é baseado em um animal de verdade. Abaixo você poderá conhecer melhor o animal e descobrir como e porque ele se tornou inspiração para a criação do herói.


⊗ Por que Wolverine foi criado?

Antes mesmo da revelação de que Wolverine era um mutante, o personagem apareceu primeiramente como um inimigo do Hulk. Sua primeira aparição aconteceu no final da edição #180 de O Incrível Hulk e na edição #181, ele teve seu confronto com o Gigante Esmeralda. Contudo, a intenção nunca foi manter o personagem como um inimigo do Hulk, sua criação teve um motivo específico.

Roy Thomas co-criador de Wolverine, em 1972 o então editor associado da Marvel, ou seja o editor número dois em hierarquia. Quando Stan Lee foi promovido a presidente da Marvel, Roy se tornou editor chefe. Em entrevista ao Inverse, Thomas já afirmou que na época uma das coisas que ele mais buscava era apresentar mais personagens de nacionalidade diversificada. Motivo pela qual ele criou Banshee e Solaris, por exemplo. Além disso, o trabalho dele naquela época era aumentar o número de vendas dos quadrinhos. Assim, visando aumentar o número de vendas de HQs no Canadá, concluiu que a criação de um personagem canadense poderia ser a solução.


⊗ A inspiração para o personagem

Com a ideia de que precisava criar um personagem canadense, Roy Thomas passou a procurar inspirações onde o personagem seria baseado. No final das contas, a inspiração do quadrinista veio de si mesmo, isso porque uma paixão dele na infância foi o que motivou a criação de Wolverine. O fato dele conhecer um animal raro, que nem todo mundo conhece ajudou muito nisso.

Eu tinha essa ideia mais ampla do que esse personagem poderia ser. Eu não sabia que ele era um mutante, ele era apenas um personagem que eu sabia que era canadense. Escolhi o nome “Wolverine” (Carcaju) porque era obcecado por animais quando criança e sabia que os carcajus eram do Canadá. Quer dizer, eu não poderia chamá-lo de “Moose” (Alce) porque isso não soaria bem. Pensei em “Badger” (Texugo), mas texugo também significa “to annoy” (irritar), então não gostei disso. Wolverine fazia sentido, mesmo que nem todos soubessem o que era um carcaju. John Romita, que iria desenhar o personagem, achava que Wolverine era o feminino de wolf (lobo).

Esse é o motivo pela qual muitos fãs do personagem vez ou outra o chamam de forma carinhosa de Carcaju, ao invés de Wolverine.


⊗ O Carcaju

O carcaju, também conhecido como glutão, é um mamífero da família do furão e da lontra. Ele é um carnívoro que vive no Hemisfério Norte, nas zonas frias da Sibéria, Escandinávia, Alasca e Canadá e que pode até os 13 anos. Exteriormente assemelha-se a um pequeno urso com cauda. Tem focinho e pescoço curtos e orelhas pequenas e arredondadas. A pelagem é castanha fulva e negra, muito densa, impermeável e resistente ao frio. O glutão pesa até 30 kg e mede em média 70 a 110 cm de comprimento, excluindo a cauda que chega aos 20 cm. É um animal com membros fortes, cabeça larga, olhos pequenos e orelhas curtas e arredondadas. Ele possui pernas curtas e grandes patas de cinco dedos com garras pontudas.


O carcaju também é um predador poderoso e versátil. Suas presas consistem principalmente em mamíferos de pequeno e médio porte, mas há registros destes animais matando presas grandes, como veados adultos, que são muitas vezes maiores que ele. Dentre suas principais características estão: o aspecto selvagem, rosto carrancudo e um estilo de vida solitário, mas extremamente corajoso e agressivo nas relações com outros animais selvagens. Essas características inclusive, estão presentes no super-herói, uma exigência de Roy Thomas.

Eu liguei para Len Wein [escritor de Incrível Hulk na época] e pedi a ele que, no próximo mês ou no seguinte, fizesse um personagem chamado Wolverine. Eu disse a ele que o personagem era canadense e que ele tinha que ser baixinho e mal-humorado porque os carcajus são pequenos e mal-humorados. Separadamente, John Romita desenhou o personagem. Foi ele que teve a ideia de lhe dar essas três garras. Len decidiu mais tarde que elas eram feitas de Adamantium, o que eu gostei porque eu inventei o Adamantium quando trabalhei em Vingadores.


Afinal, você conhecia o animal? O que achou da inspiração? Diga o que pensa nos comentários.