SÉRIES

10 erros de animação em X-Men: A Série Animada

X-Men: A Série Animada é uma das adaptações de quadrinhos mais amadas de todos os tempos. Com quase 30 anos de seu lançamento, a animação segue sendo relembrada por fãs ao redor de todo mundo. Contudo, na época em que foi lançado, o desenho contou com alguns problemas com prazos, e a entrega apressada gerou alguns erros de animação. Hoje você confere alguns deles.


É importante ressaltar que esse artigo não foi escrito para depreciar a animação, que é amada pela maioria dos fãs dos mutantes. A intenção aqui é apontar alguns erros que os fãs podem não ter notado. Os pequenos erros citados aqui estão concentrados entre a primeira e a terceira temporada.

⊗ 1. Os olhos do Dentes de Sabre

Logo no primeiro episódio, na primeira cena do desenho há um pequeno erro. Talvez não um erro diretamente, mas uma decisão que foi alterada posteriormente. Se trata de uma decisão de coloração nos olhos do vilão e arquirrival de Wolverine, Dentes de Sabre.

Na primeira cena do episódio “Noite das Sentinelas” parte 1, há uma exibição da “ameaça mutante” na televisão perpetrada por Dentes de Sabre. Nela, Victor Creed aparece com os olhos completamente negros, quando no resto dos episódios o padrão de coloração de seus olhos é o completo oposto.


⊗ 2. Olhos de Gambit

No segundo episódio acontece um problema muito parecido com o de Dentes de Sabre, mas nesse caso em específico não dá para dizer que foi uma mudança de decisão.

Isso porque durante toda a animação (com exceção de outros momentos onde o mesmo erro acontece) os olhos de Gambit são negros com iris vermelhas. No episódio Noite das Sentinelas parte 2, no entanto, o mutante cajun aparece em um momento com os olhos em cor comum.


⊗ 3. Uniforme de Jean

O primeiro erro relacionado a uniformes se trata do uniforme de Jean Grey e acontece no quinto episódio chamado “Paixão secreta”. Esse episódio introduziu os “Morlocks” na série, sendo vagamente baseado na edição dos quadrinhos Fabulosos X-Men Edições 168 a 170.

Em um momento onde os X-Men estão treinando na sala de perigo e são presos em paredes móveis. Tempestade ordena que Jean e os outros mutantes segurem uma das paredes utilizando os poderes. Em um frame o uniforme de Jean aparece na cor correta, com o peitoral pintado de azul, no frame seguinte ele aparece da cor da pele da mutante, possivelmente porque esqueceram de colorizar.


⊗ 4. Tempestade branca

No mesmo quinto episódio, na cena imediatamente em seguida há um novo erro de coloração e dessa vez extremamente grosseiro.

As paredes móveis estão enclausurando os X-Men, o que acaba gerando um gatilho em Tempestade. Visto que a mutante tem claustrofobia, ela relembra o momento em que ficou presa nos escombros, quando um avião atingiu sua residência. Acontece que a pessoa que aparece no flashback é uma garota branca e ruiva, Tempestade como todos devem saber é uma negra de cabelos brancos. No episódio seguinte o mesmo flashback aparece, mas deva vez com as cores corretas. Isso sem falar que as roupas em cada episódio são completamente diferentes.


⊗ 5. Raio tempestadizador
X-Men animated Tempestade

Aqui não se trata exatamente de um “erro”, mas sim de uma decisão criativa que foge completamente daquilo que se espera dos poderes de Tempestade, principalmente porque ela é uma mutante que possui a capacidade de controlar o clima e não, bem, se transformar.

No oitavo episódio da primeira temporada, chamado “O indestrutível Juggernaut”, a Mansão X é atacada por Cain Marko, o Fanático, humano com poderes mágicos que o tornam virtualmente imparável. Fanático causa uma grande destruição e os X-Men precisam encontrar o Professor X nos escombros, Tempestade aparece primeiramente em roupas civis, mas então ela “veste” seu uniforme. Acontece que ela usa um raio para fazer isso, um raio a atinge cria nela o uniforme sem nenhuma explicação.

A mutante já havia feito isso anteriormente, mas nesse momento em específico a roupa civil que ela usa é uma camiseta regata, não há explicação de como a mutante consegue usar raios pra criar uma roupa de manga cumprida.


⊗ 6. Óculos do Scott

Aqui temos situações que podem ser escolhas criativas diferenciadas, ou consideradas erros de coloração e ou erros onde a produção simplesmente esqueceu uma das características do líder dos X-Men.

Na segunda temporada, no episódio “Até que a Morte nos Separe parte 1”, primeiro vemos Scott e Jean tomando um banho de Sol. O problema é que os óculos que Scott está usando não aparentam ser de Quartzo Ruby, material que conseguem conter as rajadas ópticas do mutante. Além do óculos de Sol comum no início do episódio, durante o casamento de Jean e Scott, o mutante está usando um óculos branco, esse último parece mais ser um acessório modificado.


⊗ 7. Rajada dupla

No segundo episódio da segunda temporada, a parte 2 de “Até que a Morte nos Separe”, há outra decisão criativa no mínimo interessante com relação aos poderes de Scott ao salvar Jean Grey.

Nesse episódio o Sr. Sinistro aproveita que scott e Jean estão sozinhos em lua de mel, e os sequestra. O objetivo do vilão é unir a cadeia genética poderosa dos dois mutantes para criar um mutante ainda mais poderoso. Eventualmente Ciclope consegue se libertar e vai imediatamente salvar Jean. Nesse momento, o X-Man que está sem o visor, consegue uma façanha impressionante, Scott lança duas rajadas ópticas em duas direções diferentes ao mesmo tempo para destruir as algemas que prendem sua amada. A expressão “frita o peixe olhando para o gato” definitivamente se aplica ao mutante.


⊗ 8. A capa mágica de Tempestade

No episódio ” O que for preciso”, terceiro da segunda temporada, há a introdução do vilão Rei das Sombras. Também há a revelação do passado de Tempestade no continente africano. Acontece que também temos mais uma vez um probleminha envolvendo o uniforme de Ororo.

Em determinado momento, Jean utilizando o Cérebro consegue sentir a alteração no plano astral causada pelo Rei das Sombras no local, e Tempestade aponta que ela já morou ali. Vampira e Ororo então partem para a Tanzânia para tentar entender o que era a anomalia percebida pelo Cérebro. Contudo, enquanto elas voam aparentemente a capa de Tempestade se esqueceu de como funciona o vento, assim, em um frame vemos ela contra o vento como devia ser, mas no outro, por algum motivo a capa dela está voando para frente.


⊗ 9. Wolverine loiro

No sétimo episódio da segunda temporada, chamado “Fugitivos do Tempo parte 1”, temos as consequências das alterações no tempo feitas por Bishop em Dias de um Futuro Esquecido. As mudanças criaram uma praga que parece baseada no vírus legado e no vírus tecnorgânico de Apocalipse.

O episódio se passa em linhas do tempo alternativas. Na linha do tempo do presente, Jubileu que estragou seu diskman vai até uma loja de eletrônicos para consertá-lo. Enquanto a mutante caminha, um homem a observa e em seu relógio ele tem a imagem dos X-Men que são procurados. A imagem do Wolverine no entanto, é a única que aparece com as cores erradas, o mutante aparece loiro.


⊗ 10. Nome do episódio errado
X-Men animated saga da Fênix

Durante a saga da Fênix na terceira temporada há mais um erro que é bastante grosseiro. Isso porque se as pessoas se guiarem pelo nome do episódio que aparece no desenho, ficarão um pouco confusas.

O episódio 5 da terceira temporada, ou seja, “A Saga da Fênix parte 3” é chamado de “A Saga da Fênix parte 2” tanto em inglês, quanto na dublagem em português. Assim, se uma pessoa procurar pela parte 3 se baseando no que é citado em X-Men: A Série Animada, nunca encontrará.


Chegamos ao fim dessa lista, você já havia reparado em todos esses erros? Conhece algum mais que deveria estar na lista? Diga nos comentários.

Fonte: Conexão Randômica