FILMES

O Incrível processo de rejuvenescimento de Professor X e Magneto em X3

X-Men: O Confronto Final, também conhecido como X-Men 3, é um dos filmes com os melhores efeitos especiais da franquia. No entanto, o fato do longa ter inúmeras cenas de ação de encher os olhos, faz com que a gente acabe não dando tanta atenção a coisas um pouco menores. Isso inclui a tecnologia de rejuvenescimento utilizada nos atores Patrick Stewart e Ian McKellen para fazer o Professor X e o Magneto parecerem mais jovens. Abaixo você poderá conferir fotos do antes e depois e saber um pouco mais sobre os efeitos.


Essa técnica era utilizada para fazer pequenas correções, sendo na maioria das vezes imperceptível, como em Missão Impossível ou em O Exterminador do Futuro 3. Mas foi com X-Men: O Confronto Final que a técnica deixou de ser projetada para ser invisível e a equipe levou o processo mais longe do que eles – ou qualquer outra pessoa havia feito antes.


Em entrevista, Greg Strause, que trabalhou na empresa de efeitos visuais “Lola”, e o supervisor de efeitos visuais dos X-Men, John Bruno, comentaram um pouco sobre o processo de rejuvenescimento dos atores. O bom resultado não foi obtido pelo uso de um software personalizado, a equipe utilizou 2 softwares padrão de efeitos especiais chamados Flame e Inferno. Mas embora os programas não sejam especiais, as técnicas utilizadas foram desenvolvidas ao longo de vários anos. A equipe usa uma enorme combinação de ferramentas discretas, como manchas bicúbicas em uma técnica que a equipe chamou de “enxertos de pele digital”.


O “anti-envelhecimento” dos atores foi baseado em extensas pesquisas, tanto em referências visuais quanto em conselhos médicos. A Lola consultou os principais cirurgiões plásticos de Hollywood e uma vasta biblioteca de material. Foi descoberto que narizes continuam crescendo, assim como orelhas, então narizes foram afinados e as orelhas foram removidas, redimensionadas em 10% e recolocadas. A equipe também prestou atenção especial à iluminação original e respeitou a exata iluminação lateral.


A sequência foi inicialmente programada para utilizar apenas maquiagem, quando os testes não foram satisfatórios, atores alternativos foram brevemente considerados, mas John Bruno conhecia o trabalho da Lola e assim conseguiram chegar em um bom resultado. Não só a empresa contribuiu com a sequência de abertura, mas também foi usada em centenas de outras pequenas cenas.


Na época em que o filme foi filmado, Patrick Stewart tinha 65 anos e Ian McKellen 66. Supondo que antes das alterações de cronologia seus personagens tinham idade parecida com os interpretes, a cena ambientada em 1986 acontece 20 anos antes. O processo de rejuvenescimento deixou o Professor X com 45 anos e Magneto com 46.


Além da cena inicial do filme, a Hydraulx, empresa associada a Lola também trabalhou em cenas como as do Homem Múltiplo, algumas das sequências de efeitos de Tempestade e também o ataque ao comboio.


É assustador o quanto o filme foi pioneiro em um procedimento que só foi aprimorado nos filmes atuais não é? O que você achou do processo? Diga o que pensa nos comentários.

Fonte: FxGuide