FILMESOUTROS

Alexandra Shipp faz triste relato sobre seu período como Tempestade

Dentre os atores que interpretaram as versões jovens dos personagens, Alexandra Shipp sempre pareceu a mais empolgada e empenhada. Comprou quadrinhos, estudou a origem da Tempestade, mandou email para Halle Berry e até mesmo raspou a cabeça para uma melhor caracterização. Infelizmente, devido a um roteiro ruim, a versão mais jovem não se tornou tão icônica quanto a de Halle Berry. Somado a isso, a atriz sofreu um turbilhão de ataques por questões muito mais complexas, o que a deixou muito abalada. Aparentemente, mais abalada do que os fãs poderiam imaginar.


Nas redes sociais existe uma trend onde pessoas compartilham momentos onde elas postaram fotos ou vídeos onde pareciam felizes, mas que na realidade estavam mais tristes do que nunca. Na trend “Quando você estava em seu pior momento e ninguém percebeu”, Alexandra Shipp compartilhou vídeos de sua época em X-Men: Fênix Negra. Não só isso, ela compartilhou um texto muito sincero onde falou sua depressão, bipolaridade, ataques que recebeu e até mesmo suicídio. Confira abaixo o texto da atriz:

ALERTA DE GATILHO DE SUICÍDIO

Eu sofro de depressão. Com a ajuda de medicamentos e terapia, consigo manter a vida que escolhi. Mas nem sempre é fácil. Ser bipolar NÃO É FÁCIL.

Essa voz pode ser alta. Ele me diz para me machucar. Joga imagens na minha cabeça com várias maneiras de fazer isso. Pode ser ensurdecedor.

Nessa época, eu estava lutando com minha auto estima. Eu me senti indigna, insuficiente e solitária. Eu treinei para ser a melhor #Tempestade que eu poderia ser e sempre me diziam que eu não era o suficiente. Como uma mulher negra em Hollywood, sou consistentemente comparada e forçada a me comparar com os outros. É degradante e pode cobrar um preço. Então eu sofri em silêncio. Eu me entorpeci. Eu me isolei. Fiquei do lado dos pensamentos que me diziam que o mundo estaria melhor sem mim. Quando as pessoas me perguntam se vou repetir meu papel, digo que não. Eu não preciso voltar para ela.


O mês de conscientização a saúde mental está quase no fim, então eu queria compartilhar isso e lembrar algumas coisas à minha maravilhosa comunidade

VOCÊS NÃO ESTÃO SOZINHOS
VOCÊS SÃO BONS O SUFICIENTE
VOCÊS SÃO DIGNOS
O MUNDO PRECISA DE VOCÊ

É difícil convencer nossas mentes em desse conceito. É difícil desligar aquela voz assustadora no fundo da sua cabeça. Mas você consegue fazer isso. Você tem o controle, não o contrário.


Se você está lutando, por favor, procure alguém em quem você confie. Se você está pensando em suicídio, diga a alguém o que você está planejando. Não espere e pense “vai passar” seja proativo. Lute pela sua vida. Procure ajuda. Tudo bem não se sentir bem. Na verdade, é muito normal. Mais normal do que você pensa.

Eu olho para trás em momentos como este, onde eu deveria estar no meu auge, e só vejo a minha decadência. Eu não precisava sofrer, mas escolhi porque pensei que ninguém se importaria ou notaria. Eu não queria sobrecarregar ninguém. Mas não somos fardos, somos faróis. Somos a luz no fim do túnel. Somos magníficos.

Não espere pela felicidade, corra em direção a ela.


Os ataques que a atriz recebeu

Durante o anúncio de que a Fox e a Disney se fundiriam, uma onda de ataques (incluindo vários racistas) se iniciou. Nesses ataques, as pessoas questionavam a legitimidade da atriz interpretar Tempestade visto que sua pele é clara. Inclusive, algumas atrizes passaram a dizer que gostariam de interpretar Tempestade, mesmo enquanto Shipp ainda estava no papel, o que a deixou muito chateada. Na época Shipp disse o seguinte:

Isso aqui puro ódio. É nojento. Durante toda a minha vida eu tive que defender o meu tom de pele, como se fosse controlado, como se eu já tivesse sido tratada como branca. O seu racismo não funciona em mim. Eu sou uma mulher negra forte e ninguém irá tirar isso de mim, nem mesmo um troll.”


Os ataques que ela recebeu na época sequer faziam sentido. Shipp interpretou a versão mais jovem da Tempestade de Halle Berry, que também tinha pele clara. Assim, por questão de continuidade e coerência, a personagem precisava ter o mesmo tom de pele.

Felizmente, o texto de Alexandra deixa uma mensagem positiva para o mundo, mostrando que ela está muito melhor do que ela esteve na época do filme. Mas isso fica de aviso, os ataques que os fãs fazem nas redes sociais podem causar inúmeros traumas.


Se você precisa de ajuda ou está pensando em fazer algo drástico, converse com seus amigos. Outra alternativa é encontrar ajuda falando com um dos voluntários do Centro de Valorização da Vida ligando para 188.