QUADRINHOS

Entenda como Cassandra Nova exterminou 16 milhões de mutantes

Durante os quase 60 anos de história dos mutantes nos quadrinhos, eles passaram por inúmeras tragédias. Contudo, nenhuma delas causou tantas mortes quanto o extermínio em Genosha orquestrado pela vilã Cassandra Nova. Abaixo você poderá entender um pouco melhor como tudo isso aconteceu.


⊗ O NASCIMENTO DE CASSANDRA NOVA

Antes de entender como Cassandra orquestrou seu ato nefasto, é necessário entender quem ela é, pois assim, também fica mais fácil entender porque ela fez o que fez. Criada pelo escritor Grant Morrison e pelo artista Frank Quitely, Cassandra apareceu pela primeira vez em New X-Men #114 (Novos X-Men Vol 1. pela Panini). Ela é uma mummudrai com poderes de intangibilidade, controle da matéria, regeneração, duplicação de DNA, telepatia e telecinese.

A lenda dos Shi’ar aponta que cada um de nós enfrenta seu “lado obscuro”, seu próprio mummudrai no útero, pouco antes do nascimento. Na realidade, os mummudrai são uma espécie parasita nascidos sem corpo no plano astral, e é somente por ter se alinhado com a poderosa mente telepática de Charles Xavier ainda em desenvolvimento, que Cassandra Nova criou um corpo para si mesma.

A vilã surgiu ao mesmo tempo que Charles Xavier. Concebida sem corpo, Cassandra improvisou um, copiando o DNA de Xavier ainda no útero para fazer o seu próprio, tornando-se uma espécie de irmã gêmea do telepata. Assim que seus membros começaram a se formar, Nova tentou assassinar o feto que era Charles utilizando o cordão umbilical para estrangulá-lo. Para se defender, o bebê Xavier lançou uma rajada psíquica na criatura, fazendo com que sua mãe, Sharon Xavier tivesse um aborto espontâneo. O resultado foi Cassandra sendo expelida como uma criança natimorta.


CRESCENDO PARA VINGANÇA

Apesar de ser expelida e ter sofrido um grave dano com a rajada mental lançada por Xavier, aquilo que viria se tornar Cassandra Nova sobreviveu. Como matéria celular caótica que se agarrou a uma parede de esgoto por décadas, o ser permaneceu lá reconstruindo sua forma física e se aperfeiçoando de forma a conseguir imitar as principais características humanas.

Durante este periodo, ela se convenceu de que o útero no qual ela foi gerada com Charles e o universo que ela agora habitava, eram um só. Um universo no qual apenas ela e Xavier eram seres reais. Seu propósito então se tornou destruir todas as “ilusões” que Charles tinha qualquer afeição, incluindo os X-Men e Lilandra.

⊗ GENOSHA

A Ilha de Genosha era um país próspero, um dos mais ricos do mundo. No entanto, a riqueza da nação se devia ao uso de mutantes como escravos. O governo testou seus cidadãos e todos os mutantes perderam seus direitos básicos. Os mutantes em Genosha eram propriedade do estado e foram submetidos a um processo que os transformava em “mutados”. O processo era capaz de modificar certas habilidades mutantes para suprir carências específicas de mão de obra do país.

Um mutante chamado Fabian Cortez acabou incentivando uma guerra civil na ilha, onde os mutados se revoltaram contra seu governo. Após muitos conflitos, Magneto obteve controle de toda energia eletromagnética do planeta, chantageando a ONU e exigindo que ele fosse declarado soberano de Genosha, e assim foi.

Como soberano de Genosha, ele criou um exército mutante afim de dominar a Terra, sendo detido pelos X-Men e tendo sua morte declarada. A essa altura, a ilha tinha uma população de dezesseis milhões de mutantes, além de vários parentes, e uma sociedade estável e avançada. Muitos dos mutantes eram levados para lá após serem resgatados. Emma Frost estava tutorando alguns alunos quando o ataque de Cassandra aconteceu.


⊗ BOLIVAR TRASK E AS SENTINELAS

Como todo mundo deve saber, Bolivar Trask é um cientista militar cabeça das Industrias Trask. Acreditando que os mutantes eram uma ameaça para a humanidade, Trask desenvolveu as Sentinelas para que exterminassem mutantes. Contudo, os robôs criados para se adaptar, se voltam contra seu criador, alegando que são superiores aos humanos. Eventualmente Bolivar acaba percebendo que os X-Men eram mutantes protegendo a humanidade e admite que estava errado. Ele ajuda os X-Men a derrotar as Sentinelas, sacrificando-se para destruir a base dos robôs.

Os EUA financiou o projeto “Sentinelas Selvagens” no Equador, um projeto de Sentinelas autossustentáveis. O Molde Mestre desses robôs foi projetado para utilizar qualquer material que encontrasse ao seu redor para projetar novos assassinos de mutantes. Com a morte de Bolivar, essas Sentinelas que eram ativadas somente pelo comando de voz de um Trask ficaram inanimadas.


⊗ O PLANO DE CASSANDRA COM DONALD TRASK

Embora Bolivar Trask não estivesse mais vivo para reativar o Projeto Sentinela, nem toda a linhagem Trask estava morta. O dentista Donald Trask III estava vivo, e, embora ele sequer soubesse a existência do Molde Mestre no Equador, Cassandra Nova sabia e tinha muitos planos para o homem.

Nova se aproxima de Donald e alega ser uma agente especial do governo dos Estados Unidos, fazendo-o acreditar que precisa acompanhá-la em uma viagem. Durante essa viagem, ela mostra a Trask como o Homo sapiens massacrou os neandertais trinta mil anos atrás, e depois diz a ele que os mutantes farão o mesmo com os humanos dentro de algumas gerações. Assim, ela consegue convencê-lo de lançar algumas sentinelas para atacar Scott, Logan e Ugly John, que estão ali a mando do Professor X.

Porém, o tempo que Cassandra Nova passou viajando com Donald Trask, foi apenas para copiar o DNA do homem e replicá-lo nela mesma. Assim que ela completa o trabalho, ela mata Donald e se torna a única a poder controlar aquelas Sentinelas.


⊗ EXTERMÍNIO

Então, sem piedade, Cassandra, após matar criuelmente Donald Trask III, usa a voz do homem para dar a mais terrível das ordens dadas em toda a história dos X-Men. Ela ordena que as sentinelas gigantescas se encaminhem para Genosha e comecem um processo de extermínio.

Toda a destruição acontece de forma muito rápida, em apenas um capítulo. A ilha inteira é destruída e com ela a vida de dezesseis milhões de mutantes é ceifada enquanto telepaticamente Charles Xavier presencia tudo. Emma Frost foi uma das únicas sobreviventes no local. O número de filhos do átomo que existiam antes desse evento era de 17.508.236. Após as Sentinelas matarem 16.521.618 mutantes, a população caiu para 986.618.

Vale citar, que Emma Frost sobreviveu, pois naquele momento desenvolveu sua mutação secundária, se transformando em diamante.


⊗ PÓS GENOCÍDIO

Depois disso, Cassandra, capturada por Wolverine e Ciclope, vai para a Mansão X, mas consegue escapar. Ela tenta utilizar a máquina Cerebra para amplificar seus poderes, mas Emma Frost acaba quebrando seu pescoço. A história nos revela, no entanto, que Cassandra trocou de corpo com Xavier naquele momento, com o mutante indo parar no corpo dela. A vilã, no corpo de Charles, atira em seu próprio corpo, deixando o telepata em coma.

Os próximos passos da vilã são entrar em contato com os Shi’ar e fazer os alienígenas atacarem os X-Men. Assim, ela conseguiu causar um caos no império, ao mesmo tempo que derrotou a Guarda Imperial facilmente. Posteriormente, Nova tenta mais uma vez utilizar Cerebra para destruir todos os mutantes, mas Jean arma um plano para que Xavier consiga remover a criatura de seu corpo.

Então, Emma Frost engana Cassandra, fazendo-a acreditar que o corpo que a parasita estava prestes a entrar era seu corpo original. No entanto, se tratava de um dos membros da Guarda Imperial que era um transmorfo. Aprisionada, a vilã teve sua mente esvaziada e os X-Men a prendem em uma caixa de metal, iniciando um processo de reeducação por simulações psíquicas feitas pelo Professor X e Jean Grey.


Depois dessa derrota, Cassandra volta como vilã dos mutantes no Arco “Perigoso”, comandado dessa vez por Joss Whedon e depois ela retorna em X-Men Red e e também nessa nova fase de Krakoa. No entanto, essas já são outras histórias. O que você achou da história? É possível considerar Cassandra Nova a pior vilã dos mutantes?