QUADRINHOS

Conheça 10 situações em que os X-Men cometeram assassinato

Se tem uma regra auto imposta para a maioria dos super-heróis é a de não matar. Isso é o que difere muito os heróis dos vilões, a moral que os proíbe de se igualar aos inimigos. Essa regra também ajuda aos roteiristas criarem histórias longevas, afinal, se o Batman tivesse matado o Coringa na primeira edição em que eles se enfrentam, muitas histórias não aconteceriam. Para os X-Men, não matar é uma extensão do antigo sonho de Charles Xavier, de convivência pacífica com humanos e mutantes. No entanto, nem sempre isso é possível. Assim, separamos hoje 10 vezes em que os X-Men precisaram matar.


Ressaltamos que essa lista não é um ranking, as posições nela são aleatórias. Vale também pontuar, que optamos por deixar de fora personagens como Wolverine, que são naturalmente violentos, ou situações de personagens possuídos, como Jean Grey e Ciclope com a Fênix.

⊗ 1. Colossus “mata” Proteus

Essa primeira situação, não é uma morte realmente, visto que Proteus que ainda era um vilão, não chegou a morrer. Ainda assim, Piotr Rasputin não sabia disso quando fez o que fez, e essa suposta morte chegou a consumir muito a consciência do gentil gigante russo.

Proteus é filho de Moira MacTaggart. O mutante nível ômega pode alterar e remodelar a própria realidade. Além disso, em sua forma de energia psíquica, ele usa pessoas como seus hospedeiros consumindo a energia delas. Com todos esses poderes, o vilão foi um alvo extremamente difícil de ser vencido, mas descobriu-se que sua maior fraqueza era o metal. Após uma longa batalha, Proteus decide torturar Colossus antes de matá-lo, irado, o mutante de metal consegue se transformar e decide que deve matar o vilão com suas próprias mãos. No final das contas, Proteus não havia morrido realmente, mas antes de se descobrir, Pete ficou bastante chateado com o que teve de fazer.


⊗ 2. Vampira mata Ceifador com um murro

É bem sabido que Vampira é uma personagem com um toque mortal, seu poder de drenar a energia de quem ela toca é extremamente perigoso. No entanto, não foi isso que a fez matar sem querer. Após a batalha entre Vingadores e os X-Men pela Fênix, o Capitão América decidiu que uma equipe de Vingadores e X-Men devia ser formada, para mostrar ao mundo que humanos e mutantes poderiam trabalhar juntos. O vilão Ceifador no entanto, não só não gostou da ideia, como surgiu para exterminar Wanda. Para proteger a Feiticeira Escarlate, Vampira precisou interferir.

Durante a batalha contra os heróis, o vilão conseguiu tirar de combate Magnum, a Feiticeira Escarlate, o Capitão América, Destrutor e Wolverine. Quando o Ceifador estava prestes a matar Wanda, Vampira drenou os poderes de Magnum e deu um soco no inimigo. O que a X-Woman não esperava no entanto, é que a força de Simon era tão grande. O soco que ela deu foi tão poderoso, que simplesmente matou o inimigo. Contudo, posteriormente Ceifador acaba sendo revivido para ser um dos Cavaleiros do Apocalipse.


⊗ 3. Arcanjo decapita William Stryker

Durante os acontecimentos da saga do Segundo Advento, os mutantes estão a beira da extinção. Após a dizimação causada por Wanda, os mutantes colocam toda a sua fé na mutante messias, Esperança Summers. Ela é enviada ao futuro para ser criada por Cable até estar segura o suficiente para retornar. E aí surge uma nova batalha.

Quando o retorno da dupla acontece, Bastion que estava empenhado em exterminar os mutantes, envia seu tenente anti mutante, William Stryker e os Purificadores para interceptá-los. Com os X-Men completamente cercados, Wolverine então convence Warren que só há uma alternativa. Anjo então cede a sede de ódio de Arcanjo, se transformando e decapitando imediatamente William Stryker com suas asas, tirando assim a linha de comando dos inimigos.


⊗ 4. Ciclope mata Donald Pierce

Como dito acima, na saga Segundo Advento, os X-Men estavam lutando contra a extinção. Dessa forma, realmente houveram alguns momentos onde eles literalmente precisavam escolher entre matar ou morrer. Isso também aconteceu com o líder da equipe, Ciclope.

Pierce é capturado pelos X-Men, e levado para o quartel general dos heróis em Utopia. É revelado no entanto, que isso foi algo planejado. Pierce também estava trabalhando para Bastion, que precisava de um infiltrado dentro da sede dos X-Men. Lá dentro, o vilão consegue plantar uma bomba e destruir todos os veículos dos X-Men. Ciclope então, acaba o matando com uma poderosa rajada ótica.


⊗ 5. Colossus quebra o pescoço de Maré Selvagem

Para alguém tão gentil quanto Colossus, é surpreendente que ele apareça duas vezes nessa lista, mas é a realidade. Isso ocorre após o terrível Massacre de Mutantes, onde enviados pelo Sr. Sinistro, os Carrascos simplesmente exterminaram quase todos os Morlocks.

Enquanto os vilões seguem matando os Morlocks, os X-Men são comunicados e vão imediatamente aos subterrâneos para ajudar. Em uma batalha dura, Maré Selvagem fere gravemente Noturno e tenta matar Vampira e Kitty. Esse feito enfurece tanto Colossus, que ele resolve pagar a violência com violência, com sua força descomunal, o mutante segura o pescoço do Carrasco e quebra.


⊗ 6. Bishop elimina Trevor Fitzroy

Lucas Bishop vem de uma linha do tempo distópica, onde mutantes ficam presos em campos de concentração. Um dos inimigos do mutante se trata de Trevor Fitzroy, que tem o poder de usar a força vital de outros mutantes para criar portais de tempo. O conflito entre os dois faz com que ambos acabem viajando para a linha do tempo do presente. Bishop se une aos X-Men, enquanto Fitzroy se torna um membro dos Upstarts.

Trevor confrontou Bishop e os X-Men em muitas ocasiões. O encontro final acontece quando Fitzroy foge para o futuro mais uma vez, com Bishop em seu encalço. Fitzroy tenta escapar por outro portal do tempo, mas Bishop agarra sua perna bem a tempo. Bishop então segura o inimigo, até que o portal feche em Fitzroy cortando-o ao meio.


⊗ 7. Tempestade arranca o coração de Medula

Se existe uma heroína capaz de sustentar diversas funções, essa heroína se chama Tempestade. Deusa, ladra, rainha, líder, X-Woman, Morlock, Vingadora. Ororo Munroe não tem medo de se impor e enfrentar as adversidades pela causa que acredita. Infelizmente, isso implica nela as vezes tendo de fazer aquilo que ela odeia, ir contra a sua natureza e ceifar vidas.

Anos após Ororo se tornar líder dos Morlocks, Mikhail Rasputin levou os membros do subterrâneo para outra dimensão. Lá, os membros sobreviventes formaram seu próprio grupo terrorista, conhecido como Nação Gene. Esse grupo dá um jeito de retornar para a Terra, para se vingar dos acontecimentos do Massacre de Mutantes. Os X-Men entram em conflito com a Nação Gene e sua líder, Medula, que prendeu várias bombas em reféns e as sincronizou com seus batimentos cardíacos. A única forma de impedir que as bombas explodissem, era parar o coração da mutante. Tempestade enfrenta Medula em um combate corpo a corpo, que termina com a X-Woman arrancando o coração da Morlock e deixando-a para morrer.


⊗ 8. Homem de Gelo destrói Ginniyeh de dentro para fora

Homem de Gelo é um dos personagens que mais cresceu com o passar dos anos. O mutante passou do alívio cômico e infantil, para um alguém com seus dramas particulares, anseios e medos. Com o tempo, ele aprendeu a controlar seus poderes, refinar sua forma em gelo sólido e se tornou um mutante nível ômega. Isso aconteceu principalmente após Emma Frost assumir o controle do corpo do mutante. Ela foi capaz de usar os poderes dele de maneiras novas e tão incríveis, que ninguém nunca tinha visto antes.

Quando os Neyaphem, a raça de demônios ancestrais tentam invadir a Terra, os X-Men se vêem obrigados a se opor. Eventualmente, parte deles acabam sendo capturados e levados para a outra dimensão, no castelo de Azazel. Na batalha, Bobby acaba tendo seu corpo completamente destroçado, precisando de um pouco de tempo para se recuperar. Quando Ginniyeh, uma telepata dos Neyaphem surge para matar os prisioneiros, o Homem de Gelo usa a água que compõe o corpo da mulher, absorvendo todo o líquido, recompondo seu corpo e destruindo o dela de dentro para fora.


⊗ 9. Jean Grey estilhaça o corpo de Prisma

Colossus não foi o único dentre os heróis que precisou matar durante o Massacre de Mutantes. A situação a qual os heróis estavam era desesperadora, pois os Carrascos causaram uma chacina. Assim, para se proteger e tentar minimizar os danos, valia de tudo. Jean Grey que na época era uma integrante da equipe X-Factor, também se viu obrigada a tomar medidas drásticas.

Um dos membros dos Carrascos era um mutante chamado Prisma, que possuía um corpo feito de cristal. Isso permitia a ele refletir energia e luzes e amplificá-las. Mas, assim como os cristais de verdade, seu corpo era extremamente frágil, e o mutante lutou contra a pior adversária possível. Durante a batalha, para proteger Ciclope e os X-Men, Jean Grey usa sua telecinesia contra o inimigo arremessando-o bruscamente contra a parede. O impacto faz com que o corpo de Prisma se estilhace em vários pedaços.


⊗ 10. Ciclope sacrifica Ugly John

Quase todas as mortes dessa lista aconteceram com os X-Men lutando contra inimigos, se vendo obrigados a matar violentamente para sobreviver. No entanto, há uma exceção, uma morte feita por piedade, que aconteceu da forma mais rápida possível, para que um mutante parasse de sofrer.

John, o feio mutante com três faces inicialmente é salvo das Sentinelas por Ciclope e Wolverine, que o ajudam a escapar da Austrália. Mais tarde, John é sequestrado novamente, indo parar nas garras de Cassandra Nova. A vilã prende John na face de uma Sentinela e faz a máquina atirar no mutante uma rajada fatal. Quando Ciclope e Wolverine conseguem imobilizar a vilã, Scott percebe que John não pode ser salvo, ele decide então, acabar com o sofrimento do jovem. Ciclope gentilmente pede a John para olhar em seus olhos enquanto ele ativa seus poderes, da forma mais piedosa possível, John morre.


Chegamos ao fim dessa lista, você acredita que nessas situações os assassinatos são justificáveis? Diga o que pensa nos comentários.