FILMES

FÊNIX NEGRA: Emma Frost e Clube do Inferno estavam na primeira versão do filme

Fênix Negra e marcou o capítulo final da franquia mutante na Fox. Entretanto, ao invés de uma épica e emocionante despedida em grande estilo, deixou um gosto amargo na boca dos fãs. O longa teve a bilheteria mais baixa da série de filmes e contou com uma péssima recepção por parte da crítica e do público. Para muitos, é o pior filme dos X-Men.


Um dos apontamentos dos fãs para o seu descontentamento é a falta de fidelidade ao material original dos quadrinhos. Entre eles, a inexistência do uniforme da Fênix/Fênix Negra e a exclusão do Clube do Inferno e do Império Shi’ar, que tiveram seus núcleos e funções na trama substituídos pelo Império D’bari e a Irmandade de Mutantes.

O filme passou por grandes refilmagens, que mudaram completamente o terceiro ato, e por cortes na edição, que o transformaram em um dos longas com menor duração da franquia, perdendo apenas para X-Men: O Confronto Final (2006). Um dos motivos para as regravações foi a similaridade do final original com o do filme da Capitã Marvel, também estreado neste ano (clique aqui).

Mas, ao que parece, mais mudanças aconteceram durante o planejamento do projeto e os planos iniciais eram de um filme completamente diferente. O artista Phillip Boutte Jr. revelou na sua conta no Instagram artes conceituais que fez em parceria com Daniel Orlandi (figurinista do filme) para Fênix Negra em fevereiro e março de 2017, meses antes das filmagens originais começarem. Nelas, descobrimos que o Clube do Inferno estaria no filme e podemos ver os possíveis visuais que os integrantes teriam, muito mais próximo ao dos quadrinhos do que os vistos em X-Men: Primeira Classe (2011).


Em 2017, a atriz Olivia Munn comentou que era como se o filme fosse em duas partes, quando foi questionada se reprisaria o papel de Psylocke em Fênix Negra (clique aqui). Isso pode indicar que, de fato, a proposta inicial era adaptar a Saga em dois filmes.

A nova versão do Clube do Inferno seria formada por Harry Leland, Friedrich von Roehm, Irmãos Strucker, Shinobi Shaw e Red Lotus Group. Além disso, a maior revelação é a de que January Jones retornaria como Emma Frost. Em fevereiro de 2017, a atriz publicou uma imagem da personagem no seu Instagram. O que pode significar que na época estava conversando com a produção do filme.


– Harry Leland: é um dos membros clássicos do grupo. Possui a habilidade de aumentar a massa de objetos. Ocupou o posto de Bispo Negro no grupo.

– Emma Frost: é o membro mais conhecido do grupo. Uma telepata que também é capaz de transformar a sua pele em diamante, o que lhe concede proteção em combate. Quando está na forma de diamante, a sua mente se torna protegida da ação de outros telepatas, com o saldo negativo de que também se torna incapaz de utilizar a sua telepatia neste estado. Apareceu em X-Men: Primeira Classe, como um dos membros do Clube do Inferno, onde foi interpretada pela atriz January Jones. Ocupou o posto de Rainha Branca do grupo.

– Irmãos Strucker: Os irmãos gêmeos Andrea e Andreas von Strucker, mais conhecidos como Fenris, são filhos do vilão Barão Strucker, membro da HYDRA. Possuem a habilidade de lançar rajadas de energias e causar explosões quando juntam as mãos. Eles tiveram uma aparição na série The Gifted, onde foram interpretados por Caitlin Mehner e Paul Cooper (leia mais). Ao que parece, de acordo com as artes, no filme os personagens seriam gêmeos idênticos do sexo masculino.

– Shinobi Shaw: é filho de Sebastian Shaw, que em X-Men: Primeira Classe foi interpretado por Kevin Bacon.  Possui a habilidade de aumentar e diminuir a densidade do seu corpo, o que o permite ficar intangível e fugir ou atacar os órgãos de inimigos. Ocupou o posto de Rei Negro do grupo, assim como seu pai.

– Friedrich von Roehm: possui poder similar à licantropia. Não assume a aparência física de um lobisomem, mas possui força, garras, sentidos aprimorados e sede de sangue. Ocupou o post de Torre Negra no grupo.

– Red Lotus Group: Lótus Escarlate (Red Lotus) é um mutante com conhecimentos em artes marciais. No filme lançado nos cinemas, o personagem é um dos aliados de Magneto e foi interpretado pelo dublê Andrew Stehlin. Seus poderes foram alterados, no cinema é capaz de controlar o seu cabelo e usá-lo em combate. As artes indicam que originalmente Lótus Escarlate não seria o nome de um mutante, mas talvez de um trio. É possível imaginar que este seria o nome usado pelos capangas do Clube do Inferno.

Confira as artes conceituais abaixo: