SÉRIES

RANKING: Os melhores episódios de Wolverine e os X-Men

Dentre as 3 animações dos mutantes feitas nos Estados Unidos, Wolverine e os X-Men é certamente a menos popular delas. Ainda assim, este é um desenho que possui algumas coisas que podem agradar muito aos fãs. Pensando nisso, o Universo X-Men montou um ranking com a primeira e única temporada da série, baseado na avaliação de cada um dos 26 episódios, com base na avaliação do IMDB.


As notas do IMDB são dadas pelos próprios expectadores da série, que podem dar notas de 0 a 10 para cada episódio. Ou seja, esse ranking é baseado na opinião do público em geral, e pode ter mudado de acordo com a data em que você leu este artigo. Para os episódios que possuem a mesma nota, nós utilizamos como quesito de desempate, a porcentagem de notas 10 dadas pelos usuários, essa informação também é fornecida pelo site.

⊗ 26. Código de conduta
Samurai de Prata na batalha contra Wolverine
  • Episódio: 17
  • Nota no IMDB: 7.4

Wolverine volta para a mansão e descobre que o Samurai de Prata capturou os X-Men. Revoltado por uma derrota que sofreu para Wolverine há alguns anos, o Samurai força Logan a batalhar com ele até a morte para recuperar sua honra, a fim de se tornar oficialmente um líder do clã Yakuza. As probabilidades estão contra Wolverine, já que as regras do duelo o impedem de usar suas garras, e ele há muito se esqueceu de como lutar com uma espada.

⊗ 25. Excesso
Rei das Sombras e Tempestade em Wolverine e os X-Men
  • Episódio: 4
  • Nota no IMDB: 7.5

 Charles Xavier entra em contato com os X-Men através de projeção astral. O professor avisa a Wolverine que dali a 20 anos, se eles não fizessem nada, a África seria destruída por Tempestade. Wolverine então pede para que Emma Frost localize Ororo pelo Cérebro. Ao chegar lá, eles descobrem que existe um mutante que está controlando Tempestade. O Rei das Sombras fez a X-Woman acreditar que a sua terra natal está pegando fogo, com isso ela faz chover e alaga boa parte da sua aldeia. Cabe então a Emma Frost lutar contra o Rei das Sombras no plano astral e salvar Tempestade.


⊗ 24. Área de Caça
Mojo sequestra Wolverine e o utiliza para lutar contra Noturno
  • Episódio: 15
  • Nota no IMDB: 7.6

Kurt está preso em Genosha e conversando com Wanda, até que Espiral aparece e rapta os dois. Eles vão parar em uma cúpula no meio do mar criada por Mojo, que diz para eles sobreviverem sendo mortalmente atacados. Um dos obstáculos é Wolverine, que ataca os dois sem pensar pois também está sob o domínio do vilão. Wolverine (Controlado), tenta matar Kurt e Wanda mas eles conseguem retirar a maquina que está deixando o X-Man violento, salvando Logan. Os 3 mutantes então seguem em busca de Mojo, para derrotá-lo, e então sair da cúpula no fundo do mar.

⊗ 23. Bomba Relógio
Psylocke tenta inibir os poderes de Nitro em Wolverine e os X-Men
  • Episódio: 8
  • Nota no IMDB: 7.7
  • Porcentagem de notas 10: 19,3%

Um mutante vai até a prisão da Divisão Anti-Mutante (DAM) dizendo que é muito perigoso para ficar solto e pede para ser preso. Esse homem é Nitro, um mutante que causa grandes explosões e ainda não sabe controlar seus poderes. Ele é preso, mas Groxo vê o mutante e comunica a Irmandade que tenta liberta-lo para destruir os dados da DAM. O Professor Xavier do futuro pede para que Wolverine e os X-Men o coloquem ele de volta na prisão, pois ele pode matar muitos mutantes por não controlar seus poderes. A Irmandade consegue destruir os dados e pedem para que a telepata Psylocke anule telepaticamente seus poderes, mas sem sucesso. Logo em seguida, o grupo de vilões tenta levar Nitro à Genosha, mas os X-Men chegam para tentar evitar que isso acontece.

Esse episódio é bastante conhecido pela cena de luta mental onde Psylocke é derrotada por Emma Frost.


⊗ 22. Calibre X
  • Episódio: 6
  • Nota no IMDB: 7.7
  • Porcentagem de notas 10: 21,9%

Há notícias de que Noturno está em um navio viajando para Genosha com outros mutantes, então os X-Men tentam encontrá-lo. Enquanto isso, Noturno e os outros viajantes mutantes são interceptados por “piratas”, que na verdade são Espiral e os Carniceiros, em busca de lutadores de alto nível para levá-los ao Mojo. Após lutar ferozmente, Noturno acaba derrotando os piratas. Wolverine, Fera, Lince Negra e Forge chegam para buscá-lo, mas ele recusa. Noturno resolve ficar no navio a fim de garantir que os outros mutantes cheguem em segurança a Genosha.

⊗ 21. Sentidos Passados
Wolverine e Kristie, filha de um ex parceiro de Arma-X
  • Episódio: 11
  • Nota no IMDB: 7.7
  • Porcentagem de notas 10: 22,1

Wolverine vai em busca de seu passado como agente da Arma X e encontra a filha de Maverick, o Agente Zero (David North), um homem que ele pensa ter matado. Como a Arma X não quer que Logan se lembre de nada sobre seu tempo em sua organização, eles enviam Dentes de Sabre para lidar com o X-Man. Enquanto isso, Vampira descobre que Mercúrio está trabalhando para o Magneto e resolve ir até a Mansão X para comunicar Logan. No entanto, a mutante que se sente abandonada por Wolverine, se frustra quando mais uma vez não o encontra na mansão.


⊗ 20. Jogada dos Ladrões
  • Episódio: 5
  • Nota no IMDB: 7.7
  • Porcentagem de notas 10: 23,4%

Wolverine descobre uma nova mutante, Amara (Magma), que está sendo seguida pela Divisão Anti-Mutantes. Ao ficar nervosa, a mutante perde o controle de seus poderes e quase destrói um prédio. Wolverine a salva e coloca na mutante um colar inibidor construído por Forge. Enquanto isso, a Dra. Sybil Zane contrata Gambit para roubar o colar dos X-Men para o Senador Kelly, cabendo então a Wolverine tentar recuperar. Gambit acaba admitindo a Wolverine que foi contratado por dinheiro, Wolverine então oferece o dobro da quantia, se ele ajudar a descobrir para quem está trabalhando. Os mutantes então acabam descobrindo que tudo aquilo tem a ver com a produção dos robôs sentinelas.

⊗ 19. Regressão Parte 1
  • Episódio: 1
  • Nota no IMDB: 7.8

A temporada começa com o Instituto Xavier sendo destruído por uma força desconhecida que faz o Professor X e Jean Grey desaparecer. O episódio segue um ano após esse ocorrido, onde uma família é presa por ajudar Wolverine. Ele se lembra da explosão e volta a mansão destruída , mas lá só encontra Fera. Assim, Logan descobre que os X-Men estão separados, com alguns mutantes presos pela Divisão Anti-Mutantes. Os dois vão até lá e soltam esses mutantes, decidindo reunir novamente os X-Men.


⊗ 18. Regressão Parte 2
  • Episódio: 2
  • Nota no IMDB: 7.8

Fera e Wolverine conseguem trazer Lince Negra e Homem de Gelo de volta os X-Men, enquanto Ciclope, Colossus e Vampira não desejam retornar. Vampira assume a causa da Irmandade dos Mutantes, que tem planos de atacar o Senador Kelly. Isso pois Kelly deseja promover uma Lei de Registro de Mutantes. Enquanto isso, o pai de Anjo, Warren Worthington, está financiando a DAM, construindo robôs anti-mutantes. No final do episódio, descobre-se que Vampira traiu os X-Men.


⊗ 17. Rover
  • Episódio: 21
  • Nota no IMDB: 7.9
  • Porcentagem de notas 10: 24,4%

Ciclope e Wolverine informam ao Professor X sobre a descoberta de Emma sobre a origem da explosão (Jean Grey). Temendo que Jean seja a responsável pela destruição de Genosha, o Professor X e sua equipe de X-Men do futuro tentam descobrir informações sobre o evento no centro de detenção original do Molde Mestre. A única maneira de passar pelos guardas Sentinelas, é enviar a Sentinela reprogramada por Polaris, que eles chamam de “Rover” num ataque “suicida”. Embora Bishop não tenha problemas com isso, Medula desenvolveu um vínculo com Rover e se recusa a desistir dele.

⊗ 16. Terras Perigosas
  • Episódio: 16
  • Nota no IMDB: 7.9
  • Porcentagem de notas 10: 24,6%

20 anos no futuro, Professor Xavier e seus novos X-Men lutam contra os Sentinelas e se deparam com Polaris. A mutante vive sozinha e traumatizada em um Genosha completamente destruída. Charles descobre como Genosha foi dizimada e como Polaris ficou como única sobrevivente. No presente, Wolverine, Forge e Lince Negra se infiltram em uma base da DAM para investigar o Molde Mestre. É descoberto que a captura de mutantes está sendo utilizada para aperfeiçoar as habilidades das sentinelas.


⊗ 15. Áses e Oitos
  • Episódio: 22
  • Nota no IMDB: 8.0
  • Porcentagem de notas 10: 24,6

Gambit chega a Genosha sob as ordens do Senador Kelly para roubar o elmo de Magneto como uma provocação de guerra. Ele também vai para a ilha a fim de minar os recursos de Genosha. O mutante ladrão acaba encantando encantando Polaris que, sem saber de seu objetivo, o ajuda. Wolverine e Noturno vão até Genosha para evitar que Gambit conclua sua tarefa. Embora Gambit pareça atraído por Polaris, ele a deixa no final levando o elmo de Magneto. Polaris fica furiosa e impede sua fuga recuperando o elmo de volta. Gambit é jogado a deriva no oceano. Com a intervenção dos X-Men, Magneto e o senador Kelly chegam a um entendimento sobre sua guerra iminente e o futuro distópico.

⊗ 14. Força Excessiva
  • Episódio: 12
  • Nota no IMDB: 8.0
  • Porcentagem de notas 10: 27,2

Acreditando que o Sr. Sinistro sequestrou Jean, Scott captura Arpão, o capanga do vilão. O X-Man leva Arpão para mansão para que Emma Frost leia sua mente para encontrar Jean. Emma diz a Scott que Arrasa-Quarteirão e Vertigo estariam procurando um Morlock a mando de Arco Voltaico. Ciclope os encontra e consegue chegar no laboratório onde Arco Voltaico está. O capanga de Sinistro, a mando de seu chefe mente para Scott e diz que o cientista está com Jean. Emma convence Logan que Ciclope estava certo e os X-Men vão para ajudar e descobrem que tudo era armadilha. Eles vão até o laboratório de Sr. Sinistro e lutam contra Múltiplo enquanto o vilão foge. Jean no entanto, aparece viva mas sem memória em um hospital.


⊗ 13. Wolverine Vs Hulk
Wolverine lutando conta Hulk
  • Episódio: 7
  • Nota no IMDB: 8.0
  • Porcentagem de notas 10: 31,3%

Alguns soldados da S.H.I.E.L.D. são capturados por um monstro. Wolverine é chamado Por Nick Fury para ir lá deter o tal monstro, o Hulk. Quando chega lá, após uma grande batalha, Logan acaba conseguindo adormecer Hulk. Bruce Banner então explica a Wolverine que eles foi enviado como uma isca para o verdadeiro monstro, o Wendigo. O Monstro transformou os soldados de Fury em outros Wendigos, mas Banner possui a cura que está em um helicóptero derrubado por Hulk. Enquanto Hulk luta com Wendigo e seus monstros, Wolverine recupera a cura e consegue deter os inimigos. Descobrimos então, que quem criou os monstros foi a S.H.I.E.L.D. pois Fury tinha o objetivo de fazer um novo super soldado.

⊗ 12. Reação Negativa
Wolverine e Noturno lutando contra Sentinelas
  • Episódio: 18
  • Nota no IMDB: 8.1
  • Porcentagem de notas 10: 27,8%

A DAM começa a caçar mutantes sem aviso, forçando os X-Men a contra-atacar. Angel se junta aos X-Men e tenta destruir a inteligência artificial / sistema multi-agente, Molde Mestre, acompanhado pela Irmandade que foi traída por Magneto. No entanto, o futuro distópico ainda existe e Molde Mestre se transferiu para uma Sentinela danificada.

⊗ 11. Regressão parte 3
  • Episódio: 3
  • Nota no IMDB: 8.1
  • Porcentagem de notas 10: 22,9%

A mansão está sendo reconstruída e Emma Frost aparece querendo entrar para os X-Men. Ela afirma poder encontrar Charles e Jean que estão desaparecidos. Utilizando o Cérebro, Frost descobre que o Professor Xavier está em Genosha. Os X-Men partem para o local, lutam contra Magneto, mas são derrotados. Ainda assim, Magnus permite que os heróis levem Xavier que está em coma para casa. Na escola, Xavier aparece através de projeção astral e diz ser sua versão do futuro. Ele afirma que humanos e mutantes irão morrer e as máquinas irão ganhar, e pede para que os X-Men mudem isso.


⊗ 10. Saudações de Genosha
  • Episódio: 10
  • Nota no IMDB: 8.2
  • Porcentagem de notas 10: 25,9%

O navio em que Noturno estava chega a Genosha. Lá, a Feiticeira Escarlate leva o X-Man para conhecer as maravilhas que Magneto fez. Essa aproximação faz com que os dois se interessem romanticamente. Enquanto isso, Mística invade a Mansão X e, aparentemente, tem um vínculo anterior com Wolverine. A mutante Pó revela a Noturno que Magneto aprisiona alguns mutantes em uma masmorra subterrânea. Noturno então faz de tudo para voltar a mansão, mas acaba capturado por Mística que o leva de volta para Genosha.

⊗ 9. Futuro X
  • Episódio: 9
  • Nota no IMDB: 8.2
  • Porcentagem de notas 10: 26,6%

Charles entra em contato com Wolverine e pede para que ele volte ao laboratório de Trask (que foi destruído) a fim de encontrar algumas informações sobre as Sentinelas. Já no futuro, as Sentinelas conseguem rastrear o Professor, Domino, Bishop, Hellion e Medula e os levam para um campo de concentração onde há outros mutantes usando colares inibidores. Professor X e os outros mutantes precisam então armar uma rebelião para conseguir fugir e assim criar os X-Men do Futuro.


⊗ 8. Previsão Parte 1
Emma Frost presa por Wolverine
  • Episódio: 24
  • Nota no IMDB: 8.2
  • Porcentagem de notas 10: 27,9

Jean Grey foi sequestrada, e Wolverine suspeita que Emma Frost está envolvida nisso. Assim, ele prende a mutante telepata em uma cela no Instituto Xavier. Emma é posteriormente libertada por Ciclope, que confia nela para encontrar Jean. Aparentemente, o Clube do Inferno ficou sabendo que a Força Fênix possuía Jean e supostamente quer extrair o ser cósmico de dentro da mutante e usar seu infinito e ilimitado poder e força para seus próprios fins. Enquanto isso, Magneto trama uma conspiração contra a raça humana, substituindo o senador Kelly por Mística para iniciar um ataque a Genosha. No futuro, o Professor é apreendido por Sentinelas, que replicaram o Cerebro para encontrar todos os mutantes do mundo.

⊗ 7. Vidas Roubadas
Wolverine e a Arma X
  • Episódio: 14
  • Nota no IMDB: 8.2
  • Porcentagem de notas 10: 28,1%
  • Avaliações acima de 8: 16,3%
  • Avaliações acima de 7: 28,1%

Mística liga para Wolverine para avisá-lo que a filha de Maverick, Kristie, está em perigo. Ao chegar no local, Logan descobre que a jovem mutante foi sequestrada e levada para as instalações da Arma X. Os dois se infiltram no local, e lutam contra Dentes de Sabre conseguindo derrotá-lo. Quando estavam prestes a encontrar Stryker, Wolverine descobre que David North, pai de Kristie está vivo, sendo controlado por Stryker. Após Mística e Wolverine lutarem, eles conseguem fazer com que David saia do transe, e colocam uma bomba pra destruir as instalações da Arma X.

Nesse episódio, a X-23 tem uma pequena aparição, como guarda costas de Stryker.

⊗ 6. Início Ótico
  • Episódio: 20
  • Nota no IMDB: 8.2
  • Porcentagem de notas 10: 28,1%
  • Avaliações acima de 8: 16,3%
  • Avaliações acima de 7: 28,9%

Durante uma batalha com Fanático, Ciclope é distraído por uma visão de Jean Grey. Assim, Fanático derrota e escapa dos X-Men. Emma se propõe a apagar todas as memórias de Jean da mente de Scott e ele aceita. Quando Emma entra em sua mente, ela olha para todas as suas memórias. A verdade por trás da explosão é a transformação de Jean na onipotente Força côsmica, a Fênix.

Esse episódio tem a marcante aparição dos 5 X-Men originais lutando contra Magneto.


⊗ 5. Anjo Guardião
  • Episódio: 19
  • Nota no IMDB: 8.3

Warren Worthington pai está envolvido com a criação da cura anti mutante junto com o Senador Kelly. Depois de brigar seriamente com seu pai sobre o desenvolvimento da “cura” para mutantes, as asas de Anjo são severamente danificadas nas mãos do DAM quando ele cai do céu. Warren Worthington pai então, manda o médico amputar a asa do próprio filho. Porém, o Sr. Sinistro então lhe faz uma proposta que mudará sua vida para sempre, transformando Anjo em Arcanjo e com asas angelicais ainda mais fortes. Depois dessa transformação, ele decide se vingar de seu pai por ter cortado suas asas e os X-Men vão tentar impedir Arcanjo de matar seu pai.


⊗ 4. Sombras e Cinzas
  • Episódio: 23
  • Nota no IMDB: 8.5
  • Porcentagem de notas 10: 30,4%

Jean Grey que está sofrendo de amnésia usa suas habilidades telepáticas e telecinéticas incrivelmente fortes enquanto está no hospital, isso permite que Emma a localize usando o Cerebro. Emma e Scott vão para o hospital e tentam levar Jean de volta para a mansão. No entanto, Arcanjo os intercepta e leva Scott e Jean até o Sr. Sinistro. O objetivo do vilão é extrair seus códigos genéticos, afirmando que combinados eles criarão a força mais forte e poderosa do mundo. Antes que seus homens possam se livrar de Scott e Jean, os X-Men chegam e os salvam. Mais tarde, já no instituto, Emma atordoa mentalmente todos os X-Men e é revelada a participação dela no Clube do Inferno. Enquanto isso, Sr. Sinistro dá o DNA de Jean e Scott para seu mestre, Apocalipse.


⊗ 3. Previsão Parte 2
  • Episódio: 25
  • Nota no IMDB: 8.5
  • Porcentagem de notas 10: 33,6%

Emma descobre a verdadeira motivação do Clube do Inferno para usar a Força Fênix e luta ao lado de Ciclope para libertar Jean. Em Genosha, o plano de Magneto se concretiza quando os Sentinelas devastam a ilha, fornecendo uma causa justa para a guerra de Magneto contra a humanidade. Consequentemente, Magneto reprograma Sentinelas para atacar humanos. No futuro, o Professor X e os X-Men do futuro são libertados por Wolverine, e juntos eles lutam contra o Molde Mestre.

⊗ 2. Linhas de Batalha
  • Episódio: 13
  • Nota no IMDB: 8.5
  • Porcentagem de notas 10: 34,7%

Magneto envia seus Acólitos para tirar vários mutantes da prisão. Enquanto isso, os X-Men lutam contra a Irmandade e encontram Tildie Soames, uma jovem mutante cujos pesadelos podem se transformar em monstros. A jovem está inconscientemente usando seus poderes para atacar a cidade enquanto ainda está em estado de coma.

Esse episódio mostra o verdadeiro propósito de Vampira em se juntar à Irmandade, e por isso, ela tem que fazer uma escolha entre seus velhos amigos e seus novos. Também vemos uma aproximação entre Bobby e Kitty.

⊗ 1. Previsão Parte 3
  • Episódio: 26
  • Nota no IMDB: 8.8

Os X-Men, a DAM e a S.H.I.E.L.D. lutam contra as Sentinelas de Magneto. Enquanto isso, o Círculo Interno do Clube do Inferno revela a Scott que Emma e as Cuckoos foram responsáveis ​​por desencadear os eventos que levariam à destruição da mansão X. Essas ações trouxeram o coma de vinte anos de Xavier e a eventual extração da Força Fênix do corpo de Jean. Após a extração bem-sucedida da Força Fênix de Jean para os corpos das cinco irmãs Stepford, as garotas possuídas são então instruídas por Sebastian Shaw a destruir os Sentinelas, os X-Men e Genosha, uma ação que era completamente desconhecida para Emma.

O plano inicial era localizar e destruir a entidade cósmica antes que ela pudesse atingir a maturidade e causar uma destruição global. Ao perceber o mal que causou, Emma tenta se redimir aos olhos dos X-Men, especialmente Scott, ao se sacrificar para destruir com sucesso a entidade Força Fênix. Magneto é banido de Genosha por suas ações radicais enquanto sua filha mais velha, Wanda, assume autoridade sobre a ilha destruída e seus habitantes, ao lado de sua irmã Lorna. Do futuro, Xavier informa aos X-Men que sua missão foi um sucesso e que o mundo sombrio e de sentinela foi evitado. No entanto, há um futuro novo que nos é revelado: a Era do Apocalipse.


Media geral

Chegamos ao fim desse ranking, percebendo que o desenho tem bons números. O episódio com a pior avaliação tem 7.4 pontos, enquanto o melhor avaliado recebeu 8.5. Embora seja a animação menos popular das 3 conhecidas, Wolverine e os X-Men, com uma média de 8.0, possui uma nota maior que X-Men: Evolution (7.9). No entanto, grande parte da experiencia para assistir ao desenho é extremamente prejudicada pela dublagem ruim.

Ainda assim, vale ressaltar que essa é a única animação que fez justiça a personagem Emma Frost, que possui um arco incrívem de sesenvolvimento, talvez o melhor de todo o desenho.. Outro destaque, é que Wolverine e os X-Men traz personagens que não são muito populares aos olhos do público, como por exemplo: Pó, Pedreira, Medula, Espiral, Nitro, Arrasa Quarteirão, Arpão e Arco Voltaico.

Colocando aqui a opinião do autor, Wolverine e os X-Men não é uma obra prima, mas se você é fã dos mutantes, vale a pena conferir, principalmente os episódios com nota acima de 8.

Você já assistiu ao desenho? Concorda com o ranking? Diga o que achou dele nos comentários.