QUADRINHOS

Confira 10 dos melhores retcons relacionados a mutantes

Recentemente, nós publicamos um artigo onde apontávamos 5 daqueles que foram os piores retcons das HQs dos X-Men. Mas não há somente alterações ruins que os quadrinhos da Marvel nos proporcionaram, algumas mudanças foram extremamente positivas para os mutantes. Hoje, o Universo X-Men traz 10 dos melhores retcons feitos com mutantes.


Caso você não saiba, retcon é a alteração de fatos previamente estabelecidos na continuidade de obras ficcionais como livros ou quadrinhos. Em outras palavras, é quando um autor ou roteirista pega um acontecimento de conhecimento dos fãs e altera ou insere um novo fato, mudando completamente aspectos da obra.

⊗ 1. MERCÚRIO, WANDA E POLARIS FILHOS DE MAGNETO

O retcon mais conhecido de Mercúrio e Wanda se trata da alteração que fez com que eles deixassem de ser mutantes e filhos de Magneto, mas antes disso, houve um outro retcon. Nos quadrinhos de Fabulosos X-Men foi estabelecido que Magneto salvou os gêmeos Maximoff de uma multidão enfurecida, e, por gratidão, eles se tornaram seguidores dele na Irmandade de Mutantes. Contudo, em 1979, os leitores se depararam com a revelação de que Magneto era na verdade pai de Pietro e Wanda. Essa alteração no parentesco da família proporcionou um desenvolvimento que gerou muitas histórias icônicas para os mutantes, incluindo Dinastia M.

Em sua primeira aparição nos quadrinhos, Polaris se alia a Magneto, pois acredita ser sua filha. No entanto, uma investigação do Homem de Gelo trouxe a descoberta de sua adoção, levando-a a crer que Erik não era seu pai biológico. Contudo, em Fabulosos X-Men 430 é revelado que Magneto é sim pai de Lorna, um parentesco que estabeleceu uma relação extremamente problemática, que só viria a se resolver em X-Men Blue, de 2017.


⊗ 2. AS GARRAS E O ESQUELETO DO WOLVERINE

Durante sua primeira aparição na HQ do Hulk, Wolverine não retrai suas garras, isso porque originalmente a ideia era que elas fossem objetos inseridos nas luvas. Essa ideia se manteve no retorno dele em Giant Size X-Men #1, com as garras dessa vez sendo retráteis. Somente em 1976 é revelado que as garras de adamantium fazem parte da mutação de Logan, isso porque Chris Claremont acreditou que se as garras fossem um artifício das luvas, qualquer um poderia ser o Wolverine.

Por muito tempo ficou estabelecido que somente as garras de Wolverine eram de adamantium, posteriormente, é apontado que o metal endurecido cobre todo o esqueleto do mutante. Contudo, o arco Atrações Fatais trouxe uma nova mudança, Magneto remove completamente o adamantium do corpo do Carcaju, revelando que suas garras na verdade são feitas de osso e não de metal.

Conhecendo o personagem como ele é hoje, fica claro perceber o quanto essas alterações foram necessárias para torná-lo um personagem mais rico.


⊗ 3. CABLE FILHO DE SCOTT E JEAN GREY

O passado do mutante militar é conturbado desde a infância. Até chegarmos no nascimento de Nathan Summers, seguiu-se uma série de retcons. Primeiro, surgiu Madelyne Pryor, que se casou com Scott Summers ficando grávida do Jovem Nathan, aí temos a alteração na Saga da Fênix que estabelece que Jean Grey não morreu. Com Jean viva, há uma segunda alteração não planejada, Scott abandona Madelyne e o filho para ficar com ela na X-Factor. Depois disso, Madelyne descobre que é um clone de Jean Grey, enlouquece por desgosto, se tornando a vilã Rainha dos Duendes. Todas essas alterações são consideradas por muitos fãs os piores retcons envolvendo os X-Men, mas deles também surgiram coisas boas.

Quando Rob Liefeld criou Cable, ele não tinha um passado definido, já o bebê Nathan Summers que seria mandado para o futuro por causa do vírus tecnorgânico precisava de um história. Assim, o editor Bob Harras, o escritor Whilce Portacio e o artista Jim Lee uniram o útil ao agradável, revelando que Cable era a versão do futuro do jovem Nathan Summers.

Depois disso, Scott e Jean são enviados para o futuro para criarem o filho. Essa relação ficou ainda mais próxima recentemente com a fase de Jonathan Hickman nas HQs, com a aproximação do casal com a versão mais jovem de Cable.


⊗ 4. MAGNETO SOBREVIVENTE DO HOLOCAUSTO

Por quase 20 anos, os leitores viram Magneto como um vilão impiedoso que apenas buscava dominar o mundo e transformar todos os humanos comuns em subordinados dos homo-superior, os mutantes. Isso fazia de suas ações um tanto descabidas, com o mutante chegando a ser comparado com um supremacista, mas isso mudou com a fase de Chris Claremont.

Na edição 150 de Fabulosos X-Men, de 1981, houve uma mudança que não apenas estabelecia uma nova relação de Magneto para com o leitor, como dava luz a muitas das ações realizadas pelo personagem. Erik Lensherr foi apresentado como um sobrevivente do holocausto, essa mudança deu uma nova perspectiva para as ações do vilão, que desde de então pareciam reativas e muito mais compreensíveis.

A história do ex-vilão foi contada na HQ Magneto – Testamento, que apresentou a infância do mutante que era conhecido como Max Eisenhardt e fugiu da Alemanha para a Polônia com sua família por causa dos nazistas.


⊗ 5. KRAKOA

A primeira aparição de Krakoa foi em Giant Size X-Men #1. Lá, a Segunda Gênese precisou lutar contra a Ilha viva para libertar os X-Men originais. Na época, acreditava-se que ela se originou de testes nucleares na área, pois de alguma forma, os repetidos bombardeios de radiação fizeram com que a ilha se transformasse em um ecossistema vivo. Houve uma mudança nessa história.

Atualmente, a origem da ilha foi completamente modificada. Krakoa é uma das metades de uma ilha original cujo nome é Okkara. Um inimigo utilizou a Espada do Crepúsculo para separar a Ilha em duas metades, que no futuro ficariam conhecidas como Arakko e Krakoa.

As mudanças atuais feitas na origem da ilha mutante ampliaram não somente o desenvolvimento dela enquanto personagem, mas também possibilitaram a expansão e desenvolvimento de outros mutantes, como Cifra e Apocalipse.


⊗ 6. APOCALIPSE E SUA FAMÍLIA

A fase de Jonathan Hickman trouxe severas mudanças para os quadrinhos dos X-Men. Hickman praticamente reiniciou toda a história dos quadrinhos dos mutantes, mas sem apagá-la. Dessa forma, alguns mutantes que não possuíam história, função ou cujo passado era turvo, ganharam mais aprofundamento. Apocalipse é um deles.

Durante essa nova era, as HQs estabelecem que originalmente Apocalipse era um mutante da ilha Okkara, que após a invasão de demônios, se dividiu entre Krakoa e Arakko. Para conter o exército inimigo, Apocalipse mandou sua esposa Genesis para um combate em Arakko junto de seus quatro filhos, os Cavaleiros do Apocalipse originais – Morte, Fome, Peste e Guerra. Lá, eles protegiam as fronteiras dimensionais, impedindo que os demônios invadissem Arakko. Já Apocalipse, partiu para reunir um exército fora das ilhas.

Esse retcon trouxe uma abordagem nova para Apocalipse. Todos os feitos do ex-vilão até então eram visando reunir um exército para proteger sua própria família e aliados, isso tornou o personagem muito mais denso e complexo. Quase dá para ter empatia por ele, não é?


⊗ 7. A SALA DO PERIGO É UM SER VIVO

Por mais de 40 anos os leitores acompanharam os dolorosos treinamentos dos mutantes na temida Sala do Perigo. A sala tecnológica já foi palco de diversas batalhas, discussões e disputas. Contudo, quando Joss Whedon trouxe uma nova abordagem para o ambiente de treinamento, os fãs não poderiam ficar mais surpresos.

Durante o arco “Perigoso” de Surpreendentes X-Men os quadrinhos mostram que as modificações e a utilização da tecnologia Shi’ar na Sala do Perigo fez com que ela se tornasse consciente e acordasse. Ela tentou se comunicar com Charles Xavier, que deliberadamente a ignorou completamente por muito tempo. Revoltada, a criatura faz um aluno do instituto se suicidar, consegue adquirir um corpo físico e se torna um dos mais perigosos inimigos dos X-Men, em uma das melhores fases das HQs.

Embora a história de Perigo seja excelente, a parte de Xavier “escravizar” a sala para continuar treinando os X-Men é um ato deplorável.


⊗ 8. HOMEM DE GELO É GAY

Para alguns, o item mais polêmico dessa lista, para outros, uma mudança extremamente bem-vinda. Durante a fase de Brian Michael Bendis nos quadrinhos dos mutantes, houve uma mudança brusca na história de Bobby Drake. Isso porque o mutante foi tirado do armário por Jean Grey, que revelou ao público que o mutante é um homem gay.

Embora muitas pessoas argumentem que Bobby teve muitos relacionamentos, é fácil contra-argumentar a afirmação. Isso porque diversas pessoas LGBTQ+ que passam a vida inteira sem revelar sua orientação por medo da discriminação. Bobby é um mutante nível ômega que nunca atingiu plenamente seu poder total, que mostrou diversos problemas psicológicos de aceitação e relacionamento ao longo das HQs. Ainda que esse não tenha sido o planejamento inicial, ao longo dos anos os roteiristas deixaram muitos ganchos que podem ser vistos como indícios do personagem revelando sua sexualidade.

Essa alteração não só deixou o personagem mais interessante e complexo, como tornou a equipe inicial um pouco mais representativa.


⊗ 9. TEMPESTADE, PROFESSOR X, REI DAS SOMBRAS E A CRIAÇÃO DOS X-MEN

Em 1975, com com a estreia da Segunda Gênese, acreditávamos que aquela era a primeira vez que Tempestade encontrou com Charles Xavier. Posteriormente, no entanto, descobrimos que esse primeiro encontro aconteceu muito antes, não apena isso, indiretamente foi a razão para a criação dos X-Men.

Quando Tempestade ainda era apenas uma criança, ela tentou roubar o Professor X, durante a sua estadia no Egito. O mutante vai atrás da menina e recupera seus pertences. No entanto, uma rajada psiônica o atinge. O atacante não é ninguém menos do que Amahl Farouk, que sentiu as habilidades telepáticas de Charles Xavier e tentou afastá-lo do lugar. Após uma conversa, sentados em mesas separadas em um bar, os mutantes se enfrentam. A batalha psíquica acaba com a morte do corpo físico de Farouk. Após aquele encontro, o Professor X, que entrou na mente do vilão, descobre que há mutantes verdadeiramente ruins. A partir daí ele começa a planejar a criação dos X-Men.

O Rei das Sombras posteriormente viria a se tornar um dos vilões mais poderosos dos X-Men. Recentemente, ele também teve sua origem contada em um retcon que também ficou muito interessante.


⊗ 10. MOIRA É UMA MUTANTE

O que Jonathan Hickman fez com Moira McTaggert vai além de um simples retcon. Mais do que contar a origem da personagem, o escritor deu a ela outras nove vidas junto de seus super poderes. Assim, a recém-mutante se torna uma das personagens mais importantes de toda essa nova fase.

Durante Dinastia X o leitor descobre que o poder de Moira é reencarnar sendo completamente consciente de tudo o que viveu antes. Ela retorna com suas memórias e habilidades, podendo focar em novas atividades, se tornando cada vez mais inteligente e sábia. Foi ela que formulou todo o plano para tentar impedir que os mutantes sejam completamente exterminados da face da Terra. Todos os feitos dela até então foram visando o bem dos mutantes.

Essa mudança elevou a personagem para um grau completamente superior de qualidade. No entanto, o que veio depois disso divide opiniões, a personagem se tornar uma completa vilã é uma ideia inovadora e corajosa, mas


Chegamos ao fim dessa lista, você concorda com todos os itens dela? Cite também outros retcons que você tenha gostado.