FILMES

Ranking de uniformes dos X-Men nos filmes, dos piores aos melhores

Fidelidade visual é algo que os fãs sempre esperam em adaptações de quadrinhos. Os uniformes constituem uma parte importante da personalidade e identidade dos heróis e dos vilões, e é sempre um deleite para os olhos quando os estúdios conseguem transpor isso de forma coesa para as telas. Produções como WandaVision, Vingadores, Batman v Superman, Aquaman e Pantera Negra estão aí para servir de exemplo.


Quando se fala em vestuário na franquia X-Men, sempre temos uma montanha de altos e baixos. Sim, a Fox fez muitos fãs passarem raiva nesse quesito, mas também entregou bons uniformes ao longo de quase duas décadas. Confira abaixo o nosso ranking de uniformes da franquia X-Men, dos que fizeram a gente pedir a volta da equipe para Marvel aos que fizeram a gente sentir orgulho de ser fã.

⊗ X-Men: Apocalipse (Uniformes Táticos)
Ranking de uniformes dos X-Men nos filmes, do piores ao melhores

Ai, Gabi…só quem viveu sabe. Após as noticias de X-Men: Apocalipse se passaria nos anos 80, muitos fãs se encheram de expectativas para finalmente verem a equipe vestida em uniformes coloridos e fiéis, já que a época permitia a “cafonice” sem medo. E TIVEMOS ELES…nos últimos três minutos de filme. Para a raiva do fandom, a equipe usa uniformes táticos na batalha final, e eles nos fizeram sentir falta do couro preto da primeira trilogia.

Além de não possuírem nenhum apelo visual, os uniformes táticos tiravam muito da identidade dos personagens, que mais pareciam estar em um campo de paintball do que em um filme dos X-Men. Foi traumatizante, sem dúvidas.


⊗ X-Men: Fênix Negra

Sabe aquele meme de “Expectativa vs Realidade”, que é muito usado para compras de roupas online!? Pois é, é bem o caso de X-Men: Fênix Negra. Isso porque o filme se inspira no visual de uma das fases mais aclamadas da equipe nos quadrinhos, os Novos X-Men de Grant Morrison. Olhando a versão original, parece ser algo bem fácil de adaptar, já que são vestimentas mais urbanas com o “X” clássico da equipe, em uma mistura icônica de cores pretas e amarelas.

No entanto, a adaptação desses elementos para o último filme da equipe principal não deu muito certo. Os uniformes parecem ser bem simplórios, sem acabamento e acabam não valorizando o corpo dos atores. Em certos momentos do filme, é bem perceptível que sobra tecido, o que dá impressão de que os uniformes foram feitos de qualquer jeito e sem nenhum cuidado. Poderia ser dito que parece uniforme de cosplay, mas seria uma grande ofensa, visto que muitos cosplayers já entregaram trabalhos melhores (e com menos orçamento).

⊗ Primeira Trilogia (X-Men: O Filme, X-Men 2 e X-Men: O Confronto Final)
Ranking de uniformes dos X-Men nos filmes, do piores ao melhores

Bigbang” do gênero, a primeira trilogia dos X-Men foi a base para muitos filmes de super-heróis da atualidade. A trama de X-Men 2, por exemplo, continua atual, trazendo diálogos e cenas que falam sobre discriminação de minorias e religião. Porém, os uniformes de couro preto que a equipe usava não sobreviveram ao teste do tempo.

Na época, os uniformes de couro foram uma aposta segura de Bryan Singer e da Fox, já que adaptações mais coloridas e “cafonas” eram mal vistas pelo público em geral e pelos críticos de cinema. Sem contar que couro preto era moda no início dos anos 2000, por influência do “cultural reset” causado pelo filme Matrix. Entretanto, conforme o tempo foi passando, produções da Marvel Studios e DC Comics conquistavam os fãs com seu forte apelo visual, com uniformes fiéis e cores vivas. No final das contas, os uniformes da primeira trilogia dos mutantes ficaram ultrapassados, mas ainda temos respeito por eles.

Dá para arriscar dizer que único uniforme da trilogia que funcionaria nos dias de hoje é aquele usado pelo Fera de Kelsey Grammer, em X-Men: O Confronto Final.

⊗ X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (Equipe do Futuro)

Considerado um dos melhores filmes dos mutantes e até do gênero de super-heróis, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido é uma bela adaptação da HQ de mesmo nome. Com relação os uniformes, o filme entrega vários looks icônicos, principalmente quando falamos do núcleo de personagens do futuro distópico.

Não existem reclamações com relação aos visuais da Blink, Homem de Gelo, Apache, Wolverine, Tempestade, Macha Solar e Bishop. São roupas simples, mas combinam com tom apocalíptico escuro do filme e até pegam algumas referências dos quadrinhos. Porém, como alguns fãs apontam, poderiam ter deixado esses looks mais “sujos”. Sim, os uniformes não são ruins, mas aqueles são os últimos mutantes da terra e eles não podem ficar parados por muito tempo em um lugar só, já que são sobreviventes fugindo de Sentinelas assassinas. O uniforme da Kate Pryde é ótimo exemplo disso.

⊗ X-Men: Apocalipse (Final)

Ganhamos, mas não levamos. Faltando poucos minutos para X-Men: Apocalipse acabar, na cena final, os fãs são presenteados com aquilo que sempre pediram: Uniformes fiéis e coloridos. Como se não bastasse, eram totalmente inspirados nos visuais mais clássicos dos personagens e se mesclavam com a cafonice exagerada dos anos 80.

Alguns uniformes, como do Mercúrio e da Tempestade, tinham excesso de detalhes e não pareciam muito práticos, mas temos que lembrar que foram feitos apenas ser uma singela homenagem em uma cena bem curta. O que é bem triste, pois os visuais de Jean Grey, Ciclope, Noturno, Mística e Fera estavam praticamente perfeitos e por poucos segundos os personagens ganharam a tão desejada identidade visual. Os fãs de X-Men vibraram no cinema, mas depois choraram em casa.


⊗ X-Men: Primeira Classe
Ranking de uniformes dos X-Men nos filmes, do piores ao melhores

X-Men: Primeira Classe é dos filmes mais elogiados dos mutantes e não é por menos, já que história e amizade complicada de Xavier e Magneto nos prendem no início ao fim. Além desses fatores, os uniformes que a equipe usa na batalha final foram bastante aclamados pelos fãs, uma vez que prestam uma grande homenagem ao visual da primeira formação dos X-Men nas HQs, criado pelo lendário Jack Kirby.

Com o clássico azul e amarelo da equipe, os uniformes ganharam todo um aspecto tático, mas sem perder o charme de um filme de super-heróis (aprende, X-Men: Apocalipse). Alguns detalhes poderiam ter sido melhorados, como o uso de botas ao invés de sapatos pretos, mas são apenas detalhes. É interessante notar que alguns uniformes, como do Destrutor e do Banshee, possuem individualidades que se adaptam aos seus poderes, mas não fogem da temática do grupo.

⊗ Colossus e Míssil Adolescente Megassônico em Deadpool e Deadpool 2 (Menção Honrosa)

Apesar de não ser um filme da equipe, os X-Men marcaram presença no primeiro filme solo do Mercenário Tagarela. Servindo como uma bussola moral para contrapor a personalidade dúbia e maluca do protagonista, Colossus ganhou seu melhor visual nas telonas e ele veio acompanhado de Míssil Adolescente Megassônico, trajada com um uniforme extremamente bem feito e fiel ao estilo dos X-Men.

Os dois retornam em Deadpool 2, e apesar de algumas mudanças, seus uniformes continuavam imprimindo fidelidade e personalidade. Isso fez toda a diferença no final do filme, quando os dois dividiram cenas ao lado de Deadpool, Dominó e Cable. Aliás, por falar nisso…


X-Force em Deadpool 2 (Menção Honrosa)
Ranking de uniformes dos X-Men nos filmes, do piores ao melhores

A X-Force liderada por Wade Wilson não durou muito, mas ao menos serviu um bom visual. O uniforme do protagonista dispensa comentários e já é considerado uma das melhores adaptações do gênero. A Dominó de Zazie Beetz e o Cable de Josh Brolin também não ficam para trás. Além desses, também temos os visuais de Bedlam e Shatterstar, que capturam toda bizarrice de suas contrapartes nos quadrinhos.

Quem sabe o Wade não volta no tempo para salvá-los em Deadpool 3.


⊗ Cavaleiros do Apocalipse em X-Men: Apocalipse (Menção Honrosa)

Se En Sabah Nur tivesse investido na carreira de estilista ao invés de ter tentado dominar o mundo, ele teria sido mais feliz. Os uniformes que o vilão fez para seus quatro cavaleiros são puras obras de arte e que respeitam o visual das HQs. O visual de Magneto no filme é o seu melhor de toda a franquia, vestindo uma armadura com suas cores clássicas.

É realmente uma pena que Tempestade e Psylocke tenham sido tão subaproveitadas, pois seus uniformes são extremamente PERFEITOS. Ororo ganhou todo um apelo visual no filme, algo que era esquecido na primeira trilogia. A Psylocke de Olivia Munn foi um evento a parte, pois nem os fãs esperavam tamanha fidelidade visual. Nesse quesito, Anjo é que mais deixa a desejar dos quatro cavaleiros, mas apenas porque seus companheiros estavam no ápice.

O que você achou da nossa lista? Deixe sua opinião nos comentários!