QUADRINHOS

SNIKT! As 10 maiores histórias do Wolverine nos quadrinhos

Desde sua primeira aparição em Incrível Hulk #180 em 1968, Wolverine se tornou bastante (alguns diriam até demais) popular. Entre suas façanhas, o personagem foi escrito e ilustrado por algumas das estrelas mais brilhantes da indústria, dentre eles: Chris Claremont, John Byrne, Frank Miller, Mark Millar, Steve McNiven e John Buscema.

Com mais de 50 anos de trajetória, não é para menos que um personagem desse calibre tenha uma lista com as histórias que mais se destacam. Confira abaixo as 10 maiores histórias do Wolverine.


×10.  Coiotes da fronteira (Wolverine vol.3 nº 7-11)
Wolverine: Coiotes da Fronteira

A história segue com Wolverine rastreando um misterioso líder de uma quadrilha envolvida em tráfico de seres humanos perto da fronteira com o México. Enquanto isso, Wolverine se vê perseguido por uma agente do DEA (Órgão para o Combate as Drogas), uma personagem que Rucka introduziu no início da série, Cassandra Lathrop.

Wolverine é finalmente confrontado com uma escolha onde ele precisa decidir entre utilizar seus instintos animalescos, ou empatizar com seu cruel adversário demonstrando sua humanidade. O personagem é bem explorado quando confrontado com este tipo de dilema moral, Rucka o faz bem nesta história.


×9. Atrações Fatais (principalmente em X-Men nº25 e Wolverine º75)
Wolverine em Atrações Fatais

Nos anos 90, cada grande personagem de quadrinhos precisava de uma grande virada de jogo. No caso de Wolverine, a virada é Atrações fatais, onde Magneto usa seu domínio do magnetismo para arrancar o revestimento de adamantium fora do esqueleto do mutante.

Na edição seguinte do arco “Atrações fatais”, enquanto Wolverine está se recuperando de seus ferimentos horríveis, os X-Men descobrem que seu companheiro de equipe, na verdade, possui garras de osso, o que significa que faziam parte de seu esqueleto. A HQ termina com Logan deixando um monte de cartas ala “Querido John” para seus companheiros de equipe, partindo para descobrir coisas por conta própria por um tempo.

É inegável que este arco possui algumas falhas de roteiro e o exagero dos anos 90. Ainda assim, Atrações fatais passou a ser um dos arcos mais populares e memoráveis ​​da década.


× 8. Velho Logan (Wolverine vol.3 nº 66 a 72, Giant Size Velho Logan)
Wolverine: Velho Logan

Esta violenta história de Mark Millar e Steve McNiven não é para qualquer um. O leitor descobre que Logan abandonou seus dias de herói após ser enganado e atacar brutalmente seus próprios companheiros, os X-Men.

Logan é forçado a se tornar Wolverine novamente no entanto, quando sua família é assassinada pelos antepassados ​​incestuosos de Hulk/She-Hulk. Isso leva a uma luta absolutamente brutal entre os dois rivais de longa data, Wolverine e Hulk.

“Velho Logan” é chocante e preenchido com uma quantidade abundante de sangue e tripas, mas é também bastante fascinante e apaixonante. Não a toa, é uma das mais memoráveis ​​histórias do personagem.


× 7. Origem
Wolverine em "Origem"

Esta minissérie possui seis partes, e foi escrita por Bill Jemas, Paul Jenkins e Joe Quesada, com arte de Andy Kubert. Nela, finalmente dão forma a uma história de origem à Wolverine, mostrando o personagem em seus primeiros dias como uma criança que vive em uma plantação. No entanto, há algumas coisas sobre o personagem que são deixados sem explicação na HQ. Embora a equipe de criação, mais tarde, tenha admitido que isto foi feito para manter um de seus personagens mais populares um pouco envolto em mistério.

A série também faz um trabalho realmente incrível na criação de analogias a personagens importantes na vida de Wolverine. Um jovem rapaz chamado Dog, é claramente inspirado ao inimigo de longa data do Carcaju, Dente de Sabre, a tal ponto que algumas pessoas nem sequer pensam que ele é inspirado, e sim que ele é o próprio vilão. Além disso, há paralelos com dois personagens, Scott Summers (Ciclope) e Jean Grey, que fornecem o contexto sobre porquê Wolverine age da maneira que age como um adulto. Uma sequência de Origem foi lançada no início de 2014 pela equipe criativa composta por Kieron Gillen e Adam Kubert.


× 6. Kitty Pryde e Wolverine
Wolverine e Kitty Pryde

Esta minissérie de 1984-1985 de Chris Claremont e Al Milgrom é fundamental para a biografia da jovem Kitty Pryde, bem como é para Wolverine. Em uma das mini edições completas, Milgrom diz que o ímpeto por trás da série foi a popularidade do Wolverine e um desejo de Claremont para elevar o perfil de Pryde, uma personagem que ele criou e adorava. 

Com isso em mente, Kitty é descrita como sendo um pouco mais dura e problemática nesta história quando em comparação com o que estava sendo retratado no ambiente de grupo dos X-Men. Além disso, esta é uma das primeiras histórias que concederam sensibilidade parental/familiar a Wolverine. Algo que seria repetido inúmeras vezes entre Logan e outros membros mais jovens do sexo feminino da família-X. Provavelmente, uma das coisas mais interessante desta minissérie é o fato de que Claremont e os outros criadores mantiveram o relacionamento de mentor/protegida entre Wolverine e Kitty, ao mesmo tempo, permitindo a ambos os personagens amadurecer e evoluir. É a sinceridade e autenticidade dessa relação que faz com que a dinâmica Wolverine/Kitty seja uma das melhores coisas do Universo X-Men.


× 5. 24 Horas (Wolverine vol.2, nº 10)

Esta é uma fenomenal história feita pelos mestres Chris Claremont e John Buscema. Eles usam o passado e o presente para falar do relacionamento de ódio entre Wolverine e Dentes de Sabre.

A história se passa no aniversário do Carcaju quando ele se lembra de sua primeira luta brutal com seu arqui-inimigo muitos anos antes. O domínio de Dentes de Sabre sobre Wolverine faz com que o personagem descubra como é ser derrotado e conhecer o medo e a dor. Vendo esse nível de vulnerabilidade e fraqueza em um cara “durão” como Wolverine é bastante chocante. Esta história confirma que Dentes de Sabre é o verdadeiro arqui-inimigo de Wolverine, especialmente com o surpreendente (e inteligente) final. Elementos da história foram utilizados em X-Men Origens: Wolverine. Isso demonstra o quão influente ” 24 Horas” acabou sendo para o personagem e a Família-X no universo dos quadrinhos.


× 4. Inimigo do Estado (Wolverine nº 20-31)
Wolverine em Inimigo do Estado

Este épico ao estilo de Hollywood, cortesia de Mark Millar e John Romita Jr, mostra o perigo representado por um Wolverine não tão são, que é morto em um dos primeiros capítulos do arco e depois é ressuscitado além de sofrer uma lavagem cerebral para que trabalhe como um agente da “Mão” e da “Hydra”.

Sob a orientação dessas duas organizações terroristas, Wolverine parte para a violência, acabando com amigos e aliados no processo. Quase todos os grandes heróis e facções da Marvel fazem uma aparição neste arco. Na segunda metade da história, Nick Fury e a S.H.I.E.L.D trabalham para trazer Wolverine de volta ao normal e combater a Hydra e seu novo líder, o mutante Gorgon. O que a história carece em nuance, se sobressai em termos de abrangência e emoção. É por isso que “Inimigo do Estado” é uma conquista dos criadores Millar e JRJr, que certamente dão ao enredo a quantidade certa de entusiasmo.


× 3. Wolverine: Sozinho (X- Men nº 132)

Este é um capítulo da Saga da Fênix Negra, uma das maiores sagas de HQs de todos os tempos. Mas não apenas isso, também é um momento de destaque para Wolverine.

 Com todos os seus outros companheiros capturados ou fora do combate graças a Clube do inferno e de Jean Grey que sofreu uma lavagem cerebral, Wolverine é encarregado de fazer o seu caminho através da mansão dos inimigos, para poder salvar seus companheiros. Wolverine usa doses iguais de agilidade e força bruta para forçar o seu caminho e libertar seus companheiros de equipe. E mesmo quando ele tem uma arma apontada diretamente a sua têmpora, continua encontrando maneiras de passar por seus inimigos. Com a edição 131 e o final de toda esta edição, Chris Claremont e John Byrne contribuiram muito para a popularidade do mutante, um sentimento que tem seguido o personagem durante 30 anos ou mais.


× 2. Arma X (Marvel Comics Presents nº 72-84)

Escrita e ilustrada por Barry Windsor-Smith, foi a primeira tentativa real para explicar elementos da misteriosa e as vezes conturbada origem do mutante. Windsor-Smith conta a história principalmente a partir da perspectiva de três membros da equipe “Arma X”, um projeto de instalação de pesquisa genética de governo (fictício) clandestino, que trabalha criando armas humanas de assassinato. Inclusive trabalhando com a substância inquebrável, o adamantium. O abuso e tortura que Wolverine sofre durante todo o arco é muitas vezes desconfortável de se ler, mas também explica peculiaridades do personagem. Windsor-Smith também faz referência a uma série de elementos narrativos e alegorias a filmes de terror, o que torna a leitura quase como uma versão mais ousada de uma velha “revista pulp”.


× 1. Wolverine (Eu, Wolverine)

A minissérie em quatro partes, que pegou um Wolverine legal e o transformou na superestrela dos quadrinhos. Com o time criativo dos sonhos: Chris Claremont no roteiro e arte de Frank Miller, não era de de se esperar menos.

A história é constituída, principalmente no Japão, e coloca o herói em um mundo de ninjas, samurais e crime organizado. Apesar do afastamento dos X-Men, Wolverine apresenta inúmeros temas e desenvolvimentos de personagens que ficaram com o personagem para os anos que se seguiram. A HQ ainda marca a primeira aparição do bordão clássico, “Eu sou o melhor no que faço“. A produção do filme “Wolverine: Imortal” adaptou vários elementos desta história em quadrinhos.


Wolverine é sem dúvida um dos X-men mais importantes, por isso é difícil escolher quais são suas melhores histórias. Essa é uma lista pequena, ainda mais se pensarmos que o personagem está por aí há mais de 50 anos. Afinal, quais são suas histórias favoritas do personagem?

Fonte: CB