QUADRINHOS

5 X-Men negros que talvez você não conheça

Quando se fala de representatividade negra nos X-Men e em equipes derivadas, o primeiro nome que vem na cabeça dos fãs é Tempestade, e logo em seguida, Bishop e Mancha Solar. E com razão, pois esses personagens protagonizaram grandes histórias nos quadrinhos, animações e marcaram presença em adaptações cinematográficas.


Sabemos que existe toda uma problemática de que mesmo em X-Men, uma equipe que fala de minorias marginalizadas, os personagens brancos conseguem mais protagonismo. Porém, o universo mutante conta com alguns mutantes negros que possuem ótimos backgrounds e que infelizmente, não recebem muita atenção da editora. Como alguns não são muito famosos e conhecidos pelos fãs, hoje vamos te apresentar cinco desses personagens. Confira:

⊗ 5. Dra. Cecilia Reyes
5 X-Men negros que talvez você não conheça

Com a capacidade mutante de projetar campos de forças, Cecilia é uma aliada poderosa em um campo de batalha, mas sua verdadeira vocação é ser médica, profissão que escolheu após ver seu pai ser baleado quando era criança. A Dra. Reyes é porto-riquenha e atualmente usa seus dons mutantes e conhecimento médico em Krakoa, junto aos X-Men. A personagem recentemente foi adaptada no filme Novos Mutantes, interpretada pela brasileira Alice Braga, mas foi alvo de justas críticas pelo caso de ‘whitewashing’.


4. Larval
5 X-Men negros que talvez você não conheça

Com a estranha mutação de libertar duas larvas do seu abdômen que comem qualquer coisa e transformam em energia, Japheth foi um dos X-Men mais peculiares. Vindo da cidade de Ottoshoop, na África da Sul, o mutante sofria com dores estomago e não sabia que sua mutação era a causa. Larval foi visto apoiando o discurso de Revolução Mutante do Ciclope no Vol. 3 de Fabulosos X-Men e atualmente é um cidadão Krakoano.


3. Gentil 

Nascido em Wakanda, Nezhno Abidemi ganhou um certo destaque quando participou da equipe liderada por Jean Grey em X-Men: Red. Apesar disso, o personagem já tinha uma participação recorrente nos quadrinhos, chegando a fazer parte de um esquadrão sob o comando da Tempestade. Nezhno recentemente foi revelado como um agente adormecido de Wakanda, um segredo desconhecido por Krakoa. O mutante possui a capacidade aumentar sua massa muscular.

2. Oya

Idie Okonkwo foi uma das poucas sobreviventes mutantes que surgiram após o Dia M. Idie possui a capacidade de pirocinese e criocinese, ou seja, pode projetar rajadas de calor e gelo. Inicialmente, Idie enxergava sua mutação como uma maldição, e conseguiu destaque participando da equipe de Hope Summers e do Cisma entre Ciclope e Wolverine. Idie era uma cidadã de Krakoa, mas foi condenada a exílio por ter se envolvido com um caso de assassinato. Depois de se aliar ao Dentes-de-Sabre, a mutante conseguiu escapar da prisão krakoana.


1. Prodígio

David Alleyne, que tem a capacidade de absorver telepaticamente conhecimento e habilidades físicas ao seu redor, acabou virando aluno e depois professor no Instituto Xavier. Uma das participações mais notáveis de David foi quando o mesmo integrou a equipe dos Jovens Vingadores, onde foi revelado que ele era bissexual. Atualmente, David namora Célere e é um cidadão Krakoano, onde integra o novo X-Factor.

Sentiu falta de algum personagem? Deixe aqui nos comentários!