FILMES

Como Pantera Negra abriu portas para os X-Men no MCU

Chadwick Boseman, nosso eterno Rei T’challa e Pantera Negra, faleceu em agosto deste ano e completaria 44 anos em novembro. Chadwick lutava contra o câncer desde de 2016, ao mesmo tempo em que se tornava um ícone da geração.


Obviamente, o ator estrelou outras produções aclamadas, mas ganhou o mundo interpretando o primeiro super-herói negro de quadrinhos. Pantera Negra, da Marvel Studios, foi aclamado pela crítica e pelo público, foi o primeiro filme de super-heróis a ser indicado na categoria de melhor filme no Oscar e ainda levou 3 estatuetas da premiação pra casa. Porém, a maior conquista do longa foi sua representatividade preta, que deu forças a um movimento e inspirou toda uma comunidade.

O filme de 2018 fala abertamente sobre opressão, segregação e racismo. O personagem Killmonger, de Michel B. Jordan, confronta o novo Rei de Wakanda em um embate, não apenas físico, mas principalmente moral. Em um final raro para filmes do gênero, o mocinho compreende a dor do vilão e isso muda toda politica de uma nação.


O que isso tem a ver com X-Men!? Você já deve ser se cansado de ouvir que a equipe mutante é uma metáfora para grupos marginalizados da sociedade, mas acredite, no mundo que vivemos, isso precisa ser repetido muitas vezes.

Pantera Negra abre um caminho para personagens como Tempestade, Bishop, Angel Salvadore, Mancha Solar e muitos outros. Prova de uma vez por todas que Ororo Munroe pode ser a protagonista de um filme ou até mesmo uma trilogia do universo mutante. Pantera Negra mostra que você pode adaptar personagens como Pássaro Trovejante, M, Miragem e Solaris sem estereótipos racistas. Além disso, Pantera Negra deixa claro que um filme de super-heróis pode falar sobre temas sociais sem perder sua identidade de quadrinhos, dando assim espaço para personagens como o Homem de Gelo, que pode ser amado pelo público e virar o rosto do movimento LGBT ao mesmo tempo.


Isso não é uma forma de diminuir os filmes feitos pela Fox, que em 2003, lançava X-Men 2, abordando abertamente sobre preconceito sofrido por minorias. Entretanto, com exceção de Novos Mutantes(protagonizado por uma garota nativo-americana lésbica), todos os outros filmes do universo mutante deram holofotes para personagens brancos e heterossexuais, o que se você parar para pensar, é problemático.

Pantera Negra deixou Chadwick Boseman brilhar no papel principal e mudou a história do cinema, por isso, podemos ter certeza, que vai impactar muito uma futura adaptação dos mutantes.


Por falar em impacto, esse é o legado que Chadwick nos deixou. Ele vestiu o Pantera Negra, deixou jovens pretos se enxergarem nas telas, mudou Hollywood para sempre e sempre será eterno por isso.