Quão forte é o Namor do MCU? Conheça os poderes e habilidades do mutante
Com a estreia de PANTERA NEGRA: WAKANDA PARA SEMPRE, tivemos também a entrada do Namor ao MCU. Mas quão forte ele é?
ATENÇÃO: Antes de mais nada, precisamos dizer que essa matéria está repleta de spoilers sobre o filme, então continue sua leitura estando totalmente consciente disso. Resolvido essa parte, vamos lá.
Namor é um dos casos de mutantes mais curiosos das HQs, pois suas habilidades mutantes foram totalmente aprimoradas em conjunto com seu DNA híbrido de duas espécies, atlantes e humana.
Em outros artigos já discutimos como a fisionomia mutante do Namor é abordada nos quadrinhos, e caso queira ler mais sobre, é só clicar no link abaixo.
Porém, quando a Marvel adaptou o Namor para o MCU, algumas mudanças foram feitas. Primeiramente, não existem atlantes em WAKANDA PARA SEMPRE. A espécie do qual o Namor é rei foi geneticamente modificada após beberem um elixir produzido a partir de uma planta que nasceu no fundo do oceano. No MCU, essa espécie foi chamada de talokanos, pois são de Talokan.
A planta em questão é uma versão aquática das flores que nasceram no solo de Wakanda, a Erva Coração. Afinal, ambas foram expostas à radiação emitida pelo vibranium.
OBSERVAÇÃO: Porém devemos nos atentar que não se trata da mesma espécie, são plantas diferentes, mas que foram expostas à mesma radiação.
Naturalmente, a Erva Coração concede ao Pantera Negra — que é o único que deve consumir, segundo as tradições de Wakanda — em grande quantidade de força, vigor, maiores reflexos, agilidade, resistência e um aumento significativo na taxa de cura.
Para o povo de Talokan, por ser de origem marítima, o elixir concedeu uma pele azulada a todos aqueles que consumiram. Aumentando seus vigores, força, velocidade no nado e uma taxa de recuperação acelerada em contato com a água. Além de tudo isso, tirou deles a habilidade de respirar oxigênio da superfície, mas aprenderam a respirar debaixo d’água, mudando totalmente suas culturas e fisionomias.
⊗ A FISIONOMIA DO NAMOR NO MCU
O Namor é uma exceção a essa nova espécie. Sua mãe, que no momento em que tomou o elixir estava grávida dele, no nascimento do bebê percebeu que ele era diferente. Um mutante, como o Namor deixa bem explícito no longa.
Sua aparência não é igual à do seu povo. Ele não ganhou a pele azul, porém ganhou orelhas pontudas, dois pares de asas em cada calcanhar e desenvolveu a capacidade de respirar tanto na superfície quanto no fundo do oceano.
Sua força, sua agilidade, seu vigor e sua resistência são maiores que a de seu povo, e se tornam ainda mais expressivas quando ele está submerso.
Apesar de suas asas serem pequenas, elas se mostraram extremamente fortes e precisas em voo, dando a ele total liberdade de combate e movimento, seja no oceano ou nos céus, alcançando altíssimas velocidades.
Um outro bônus é que está em contato com água parece fazer ele renovar sua energia e curar seus ferimentos em uma taxa muito maior que a de seu povo.
Uma teoria para entender como o sistema respiratório do Namor funciona foi levantada no filme. Parece que as células de seu corpo fazem o trabalho de absorver o oxigênio e conceder a ele a habilidade de respirar fora do mar. Enquanto seus órgãos internos fazem o papel de respirar no oceano.
Aliás, vimos que ele pode não só mergulhar nas áreas mais profundas do oceano como também manter a consciência em grandes altitudes.
Namor também demonstrou um tipo diferente de retardo ao envelhecimento. Ele potencialmente tem mais de 500 anos, porém aparenta ter a idade e o corpo de um homem de 40 anos — idade aproximada do Tenoch Huerta, que tem 41 anos.
CURIOSIDADES: Todas essas características e habilidade o Namor dos quadrinhos já demonstrou ter, então foi uma adaptação muito sólida, apesar das mudanças de sua origem.
Ou seja, o Namor em confronto é extremamente fatal. Seu estilo único de combate, mesclado a sua resistência, agilidade, força e poder de voo seja no ar ou no mar, o colocam em um patamar de poder tão grande quanto os pesos pesados do MCU.
⊗ HABILIDADES E FRAQUEZAS
Em entrevista para a Marvel, o diretor e co-roteirista de PANTERA NEGRA: WAKANDA PARA SEMPRE, Ryan Coogler, comentou que o Namor é, potencialmente, tão poderoso quanto o Thor fora da água, e submerso consegue chegar no nível de poder do Hulk. A Marvel criou um antagonista poderoso o suficiente para rivalizar com os maiores personagens da Casa das Ideias.
Além de todas essas habilidades, o Namor também porta uma lança produzida inteiramente de vibranium — metal que faz parte também de suas vestimentas — que dá não só uma versatilidade de combate, como também parece conduzir correntezas e tempestades.
Porém nem tudo são flores. Vimos que o personagem carrega algumas fraquezas que foram exploradas pela Shuri e pela Riri Williams durante o terceiro ato do filme.
Pela natureza única de seu sistema respiratório, ondas de calor intensas podem desidratá-lo o que o tornaria mais lento, fraco e com uma resistência baixa o suficiente para torná-lo mais suscetível a ataques físicos. Além disso, ataques sonoros conseguem pará-lo também, mas só por alguns segundos.
Outra curiosidade é que quando teve parte de suas asas arrancadas pela Shuri, isso não o impediu de usá-las, mas danificou a eficiência delas para o voo. Não sabemos se ele as recuperará no futuro, porém as asas do Namor dos quadrinhos voltam a crescer em poucas horas após serem danificadas ou arrancadas. É bem provável que isso aconteça também em futuras produções.
Mas e vocês, caros leitores, o que acharam do Namor em WAKANDA PARA SEMPRE? Acreditam que ele fez jus a sua contraparte nos quadrinhos ou ficou devendo? Comente aí em baixo!
Siga nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE e no nosso PODCAST NO SPOTIFY, onde comentamos muito mais sobre nossos X-Men e seu universo!