QUADRINHOS

Conheça 5 curiosidades sobre o corpo do mutante Namor

Namor é dos mutantes mais virtuosos do universo dos X-Men. Sendo híbrido de duas espécies, esconde diversas curiosidades sobre seu corpo.


Dentre os mutantes, Namor é certamente um dos casos mais curiosos. Sendo ele potencialmente um dos mutantes mais antigos do Universo Marvel — e também o primeiro mutante a ser criado pela empresa — onde apesar de ter iniciado como herói, ele vez ou outra acolhe também seu lado vilão contra a humanidade — e quem não seria com os humanos poluindo os mares diariamente?

Ele como filho da rainha de Atlantis e de um humano, o Príncipe Submarino nasceu mestiço de ambas as raças, no entanto, seu lado humano despertou o Gene X em seu corpo durante a sua infância, revelando-o também um mutante. Mas apesar de ser um mutante, Namor em si não é um lutador feroz da causa como Magneto ou Xavier — boa parte também por ele ser o Rei de sua própria espécie marinha, apesar de SEMPRE se posicionar como um pró-mutante, ou seja, ele acredita na soberania de sua espécie.

E com o personagem fazendo sua estreia no MCU, conhecer mais desse complexo mutante é necessário. Por isso preparamos esse artigo explicando um pouco mais sobre a sua fisiologia e de cinco curiosidades a respeito do seu corpo. Confira abaixo!


⊗ 5. SEU GENE X

Namor além de possuir um enorme vigor físico — e uma força absurda — possui também a capacidade de respirar debaixo d’água e de se manter invulnerável em contato com a água. No entanto, essas habilidades não compõe a mutação do Príncipe Submarino, pelo contrário, fazem parte literalmente do seu lado atlante.

A verdadeira mutação do Namor são as suas asas em seus calcanhares, que surgiram quando ele era uma criança e precisou salvar sua mãe de um ataque. Desejando ter mais velocidade em um momento de pânico, sua mutação foi despertada e as suas asas surgiram. Apesar de parecer incapaz de sustentar seu peso, suas asas são extremamente fortes, podendo suportar pesos até maiores que ele. Ela lhe concedem não só a capacidade de aumentar a velocidade no nado, como também a de voar em uma incrível velocidade podendo acompanhar até mesmo o voo do Homem de Ferro ou do Raio Negro.

Além disso, suas asas nos calcanhares já foram arrancadas, mas logo crescem outras no lugar. Elas também podem se regenerar em poucas horas caso cortadas ou mutiladas. E curiosamente Namor e Namora (a prima dele) dividem particularidades idênticas — sendo ambos filhos de um humano e um atlante — como o fato dela também ser uma mutante e por consequência ganhou habilidades idênticas ao do Namor. Seria uma coincidência ou um histórico genético? Fica a dúvida.

Porém, é interessante notar que Namor já apresentou outras habilidades, que nenhum outro atlante apresentou. Talvez seja por sua fisionomia híbrida, que iremos comentar logo a seguir.

O curioso é que para a Marvel, o Namor é um mutante de nível Alfa (ou seja, abaixo apenas dos Ômegas), o que se sugere que suas asas nos calcanhares não são suas únicas habilidades. Ou talvez até seja, nunca tivemos uma história explorando de fato seu lado mutante, o que seria muito interessante em um futuro próximo.


⊗ 4. FISIONOMIA MUTANTE-ATLANTE
Namor_Marvel_Eternos_Fanart

Como falamos acima, por ser meio atlante Namor também herdou algumas características do seu povo, como a habilidade de respirar debaixo do oceano e possuir uma força sobre-humana. Mas o cruzamento de espécies foi totalmente além na criação do Namor. Por ser um híbrido, ele nasceu com a pele branca — assim como seu pai humano — e um nível de força e resistência bastante superior ao de seu povo. Ele também já demonstrou uma longa longevidade, envelhecendo lentamente a cada ano. Essencialmente nos quadrinhos, Namor teria 350 anos, mas ainda com um corpo de um jovem-adulto de 25 anos.

Além das características óbvias como orelhas pontuadas e da sua resistência acima do povo atlante e humana, Namor conseguiu desenvolver habilidades únicas que apenas ele demonstrou ter, como a capacidade de redirecionar correntes elétricas com seu corpo, possuir um sonar auditivo que funciona apenas quando ele está debaixo d’água — sendo capaz até mesmo de ouvir batimentos cardíacos — além te ter uma forte resistência psíquica e um elo mental com animais marinhos.

Outras habilidades que ele já demonstrou ter foi a sua resistência a chamas e a radiação, superforça, durabilidade contra impactos (onde ele já conseguiu inclusive resistir a uma bomba atômica), e um poder de regeneração superhumano quando ele está em contato com a água. Certamente, uma de suas habilidades mais interessantes é a capacidade de respirar sob forte pressão, permitindo que ele respire em altas atitudes ou nas mais baixas pressões marinhas.


⊗ 3. EROTISMO POLÍTICO

Essa é não é nenhuma característica física dele ou coisa do tipo, no entanto é algo mais comportamental dele. Namor nasceu pra ser um Rei, e consequentemente ele se tornou. Para tratar de assuntos políticos geralmente ele usa a sua oratória pra conduzir uma conversa mais séria. Mas em alguns casos Namor usa uma outra habilidade sua para garantir sucesso em suas investidas políticas, o sexo.

Como ele bem fala, “Namor conhece várias línguas”, mas entenda que isso é de forma literal. Ele usa o erotismo e o sexo para fazer alianças políticas e conseguir maior expansão territorial. Saiba que isso não é algo único usado em apenas uma história, em diversos títulos é possível ver o Príncipe Submarino buscar seus objetivos na cama. Geralmente nos quadrinhos essa característica não é atribuída a homens, sendo um reflexo machista presente nas HQs, mas diversos roteiristas usam isso em suas histórias para mostrar o quanto é do comportamento do Namor agir assim.

Por Namor também ser um líder nato do reino da Atlântida, ele também atuou como diplomata no cenário mundial. Durante a notável carreira do escritor-artista John Byrne no personagem, Namor também mostrou sua perspicácia nos negócios quando entrou no mundo corporativo humano por um tempo. E em diversos momentos dessas histórias tínhamos ele conquistando apoio político através do sexo, mas sempre com mulheres.

Sobre seu lado erótico, Namor já declarou que muitas vezes é cordial e galanteador com suas pretendentes. Normalmente tem uma queda por loiras (Emma Frost, Sue Storm, Carol Danvers, Namora…), e não sente interesse em ruivas.


⊗ 2. NOVA APARÊNCIA

Nas mais recentes histórias, Namor apareceu com uma aparência totalmente diferente. Dotado de um corpo mais largo e musculoso, longos cabelos negros e olhos fundos e escuros como os de um tubarão, seu novo corpo se mostrou mais poderoso que o antigo.

Sendo uma possível segunda mutação (???) ou uma evolução natural do seu corpo híbrido, é realmente curioso pensar em como Namor ganhou suas mais recentes habilidades físicas. Com seu novo poder ele já mostrou ser capaz de segurar e contra-atacar os ataques da Capitã Marvel e da Mulher-Hulk, desestabilizou a armadura do Homem de Ferro e “humilhou” em combate o poder do Capitão América, do Thor e do Motoqueiro Fantasma. Além de ter derrotado os Vingadores, ele já enfrentou outros inimigos mais poderosos se mostrando ainda mais apto em combate.

Talvez, uma resposta para essa mudança física, esteja no item seguinte da nossa lista.


⊗ 1. PODERES HÍDRICOS

Apesar de ser um personagem ligado a água, Namor de fato nunca possuiu um poder hídrico seu. Em posse do Tridente dos Reis, Namor ganha ali um aumento considerável de poder, além de aumentar suas habilidades empáticas com animais marinhos e lhe fornecer um certo controle sobre o mar, podendo produzir grandes ondas — como quando ele usou para submergir as cidades de Nova Your e Wakanda.

Mas o poder de hidrocinese em si nunca foi seu; até recentemente. Namor além de sua nova aparência — que já havia sido revelada antes — adquiriu agora também um poder hidrocinético incrível, demonstrando um vasto controle sobre a água. Apesar de não ser explicado exatamente como, é sabido que ele roubou os poderes do Homem-Hídrico (um dos vilões do Homem-Aranha) pra si, que é justamente a hidrocinese. O curioso é que Namor utiliza esse poder com muito mais naturalidade do que o vilão do Teioso, e usando ainda de forma totalmente diferente.

O poder do Homem-Hídrico fez com que ele se tornasse água pura, e em contato com outras fontes de água podia expandir seu corpo e massa de forma considerável — assim como o Homem de Areia faz —, mas ele havia descoberto a pouco tempo também o poder de controlar a água que não esteja conectada a ele, ou seja, hidrocinese. Mas o Namor parece ter descoberto isso e usurpou essa habilidade pra si, alegando que o poder de controlar a água não deveria estar sob o controle de um mero humano.

Não foi mostrado grandes momentos dele usando a sua hidrocinese, mas já tivemos alguns momentos como ele matando criminosos afogados dentro de uma cela — com a água oriunda da privada — ou ele criando uma bolha de ar deixando humanos respirarem. Certo é que não sabemos se esse status será mantido, mas é interessante vê-lo dominar tal poder. Nem mesmo quando estava sob o poder do Fragmento da Fênix Namor demonstrou ter tal habilidade, então foi um UP super bem vindo.



Mas e vocês caros leitores, gostaram de conhecer mais sobre o corpo do mutante Namor? Comente abaixo outras características que vocês conhecem sobre o mutante mas que não foram mencionadas na matéria!

Siga nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE e no nosso PODCAST NO SPOTIFY, onde comentamos muito mais sobre nossos X-Men e seu universo!