FILMES

História de Namor pode ter resolvido dilema sobre a origem de Magneto no MCU

Nessa quinta-feira (10) tivemos a estreia de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre. Com ele, a apresentação do primeiro mutante do Universo 616 em um filme do MCU. Com a introdução de Namor, vimos muitos diálogos sobre a origem do personagem. Em um deles, a Marvel pode ter resolvido um questionamento bastante complexo que passa pela cabeça dos fãs.


É importante ressaltar que logo abaixo temos SPOILERS do filme Pantera Negra: Wakanda Para Sempre. Caso não esteja interessado em saber detalhes sobre o filme, recomendamos que procure por outros artigos no site.

⊗. O questionamento sobre a origem

Antes de falarmos sobre o diálogo, falemos primeiro sobre qual questionamento é esse. Ele se trata sobre a origem judaica e o passado de Magneto como um prisioneiro nos campos de concentração da Alemanha nazista. Eric Lehnsheer é um sobrevivente do Holocausto da Segunda Guerra Mundial. O fato da sua origem ser ligada a um evento histórico traz alguns desafios.

É preciso compreender que os filmes da Marvel normalmente são ambientados no mesmo ano em que são exibidos. De modo que os acontecimentos de Vingadores: Guerra Infinita se passa no ano de 2018, ano em que o filme foi lançado, por exemplo. O fim da Segunda Guerra Mundial aconteceu em 1945, o que significa que esse é o último ano em que é possível Magneto ser um prisioneiro dos campos de concentração (em tese). Acontece que uma pessoa que nasceu em 1945 já possui 77 anos no ano de 2022. Assumindo que X-Men se ambiente em 2025 como os rumores apontam, o personagem teria no mínimo 80 anos.


Vale citar, que estamos assumindo que Magneto tivesse nascido em 1945. No entanto, para o mutante possuir traumas com relação ao seu passado horrível, ele precisaria ter no mínimo 4 ou 5 anos, o que jogaria a idade do personagem para 84 ou 85 anos.

Assim, o questionamento que os fãs têm na verdade são dois: A Marvel respeitará a origem de Magneto fielmente ligando-a diretamente ao holocausto? Se sim, Magneto terá 80 anos mesmo?


⊗ A origem de Namor
nascimento de Namor

Em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, Namor não é o governante da Atlântida, mas sim de Talokan, uma nação subaquática baseada na mitologia asteca. Um conflito acabou causando a morte desse povo e em um pedido desesperado, eles imploraram ajuda a um deus. Esse deus atendeu o pedido e concedeu a eles sabedoria para conseguir sobreviver e fugir.


Talokan ordenados por Namor

A origem dos Talokan se deu através do consumo de uma planta, que os permitiu respirar debaixo d’água, mas tirou suas capacidades de respirar na superfície. A mãe de Namor consumiu a planta enquanto estava grávida, o que fez com que o menino nascesse com a capacidade de respirar em ambos os ambientes. Isso fez parte de uma profecia, assim, Kul’Kul’kan (como Namor é chamado) se tornou o soberano de seu povo.


⊗ A resolução

Namor conta a sua história para Shuri em um momento certamente bastante dramático do filme. Há dois detalhes bastante interessantes nesse relato. O primeiro, é que ao mencionar que sua mãe consumiu a planta grávida, ele afirma que a erva o fez diferente, um mutante, foi ela inclusive que deu a ele as asas nos pés. O outro detalhe, é o fato de que o personagem possui aproximadamente 500 anos. Segundo ele, os seus poderes retardaram seu envelhecimento e é aí que entra a mágica da coisa.


O filme simplesmente não deixa claro se Namor é uma exceção, que não envelhece por causa dos poderes da erva, ou se não envelhece porque é um mutante. No caso da segunda alternativa, poderia significar que TODOS os mutantes possuem envelhecimento retardado, alguns mais do que outros, claro, mas isso abre um leque de possibilidades.

Se mutantes envelhecem de forma mais lenta do que humanos comuns, Magneto simplesmente pode ter mais de 80 anos, mas com a aparência jovial, assim como o próprio Namor.


Confira abaixo algumas imagens do filme.

Ramonda e Shuri se protegendo de Namor

Rei Namor






Afinal, o que você achou dessa possibilidade? Diga o que pensa nos comentários.