FILMES

Direitos autorais quase mantiveram Namor fora do MCU

Questões de direitos autorais não são novidade para os fãs de X-Men. Depois de praticamente duas décadas com filmes produzidos pela extinta Fox, os direitos cinematográficos da equipe voltaram para Marvel, e como consequência, agora podemos ter mutantes no MCU. Contamos com Mrs. Marvel, Professor X, Sabra e por fim, Namor.


Como observado pela EW, “questões de direitos” impediram a Marvel Studios e o diretor Ryan Coogler de introduzir Namor em Pantera Negra de 2018, que seria mostrado em uma cena pós-créditos. Em 2001, os direitos do personagem estavam com a Universal Pictures, onde um filme estava sendo planejado por Avi Arad (presidente da Marvel na época) e pelo cineasta Philip Kaufman desde 1997. Por quase uma década, um filme do Principe Submarino ficou em desenvolvimento, onde Marvel produziria e a Universal distribuiria.

Em 2014, o chefe da Marvel Studios, Kevin Feige, disse à IGN que Universal e a Legendary Entertainment não poderiam fazer um filme do Namor. Perguntado se a Marvel Studios poderia produzir um potencial filme do personagem, Feige disse:

Sim, mas é um pouco mais complicado do que isso. Vamos colocar desta forma – há emaranhados que facilitam as coisas. Existem contratos mais antigos que ainda envolvem outras partes, o que significa que precisamos resolver as coisas antes de avançarmos”, disse Feige na época. “Ao contrário do Homem de Ferro ou qualquer um dos Vingadores ou qualquer outro personagem da Marvel onde poderíamos apenas introduzi-los.”


Direitos autorais quase mantiveram Namor fora do MCU
Namor em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre

Em 2018, Feige voltou a dizer à IGN que as questões que envolvem os direitos de Namor não são tão simples quanto a maioria dos outros personagens que estão totalmente sob o controle da Marvel (como Homem de Ferro, Thor e Pantera Negra) ou envolvidos com outro estúdio (como o Homem-Aranha na Sony). Mais tarde naquele ano, após Pantera Negra, Feige confirmou que a Marvel Studios poderia usar Namor no MCU 

O personagem será vivido pelo ator mexicano Tenoch Huerta em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, que estreia no dia 10 de novembro.

Fonte: ComicBook.