10 cantores e cantoras que citam mutantes em suas músicas
Há cerca de 57 anos o lendário Stan Lee apresentava para todo o mundo uma de suas maiores criações: os X-Men. De lá para cá, a equipe de mutantes certamente se inseriu como parte da cultura pop. Quando isso acontece, é comum se tornar referência em todos os meios das artes, e isso inclui a música aliás. O Universo X-Men reuniu uma lista com 10 músicas que fazem referência aos mutantes.
⊗ 1. Mandume – Drik Barbosa
Dentre os ritmos musicais em que referências aos quadrinhos são feitas, o rap e o hip hop provavelmente são a maioria. Isso porque os rappers costumam usar a música para se exaltar, e o que seria melhor do que se comparar a super-heróis, ou melhor, mutantes? Na Cypher Mandume, que é uma música cantada pelos rappers Drika Barbosa, Amiri, Rico Dalasam, Muzzike, Raphao Alaafin e Emicida, duas X-Women são citadas.
A canção usa a história de Mandume ya Ndemufayo, que foi o 17º e último monarca do Reino Cuanhama na Angola, a fim de falar sobre resistência do povo negro diante do racismo, sobre machismo e intolerância religiosa.
Logo em sua introdução na canção, a rapper Drika Barbosa aponta ser como duas mutantes, tendo um pouco de Tempestade, mas também um pouco de Jean Grey. Essa é sua forma de falar que é uma mulher negra poderosa, mas também dominar a mente das pessoas com sua mensagem.
Sou Tempestade, mas entrei na mente tipo Jean Grey
Xinguei, quem diz que mina não pode ser sensei?
⊗ 2. Magneto and the Titanium man – Wings (Paul McCartney)
“Magneto and Titanium Man” foi apresentado como lado B no single dos Wings, “Venus and Mars / Rock Show” em 1975. As referências da Marvel para a música não incluem apenas Magneto, mas também os inimigos do Homem de Ferro: Homem de Titânio e Dínamo Vermelho. A canção, co-escrita por Paul McCartney, apresenta McCartney cantando, tocando baixo, guitarra e piano.
A música fala sobre uma conversa entre Paul e os vilões. Ele comenta com os personagens que o que foi dito é inacreditável, pois eles apontaram ao cantor que sua namorada estava em envolvida em um plano para roubar um banco. Essa canção foi escrita após Paul comprar quadrinhos dos X-Men em um mercado jamaicano.
Well I was talking last night
Magneto and Titanium Man
We were talking about you, babe,
Oo — they said —
You were involved in a robbery
⊗ 3. Furthermore – Melted Vinyl
Furthermore era uma banda de hip-hop indie do estado de Utah nos Estados Unidos. O grupo misturava rap cristão com interpretações humorísticas e certamente irreverentes sobre tópicos gerais como relacionamentos, introspecção, morte e é claro, os quadrinhos.
Em “Melted Vynil”, o grupo cita dezena de referencias aos X-Men e a outros super heróis. Mutantes são citados durante toda a música, não só os heróis como Vampira, Noturno e Ciclope, mas também os vilões como Massacre e Mística. Além disso, também citam equipes como X-Factor e XCalibur, é uma música que vale a pena conferir.
Like Onslaught Meltdown
Vinyl hot as Sunspot
He’s hunting Morlocks
I’m sure Psylocke will save them from enslavement
It’s a Longshot, X-Factor in Excalibur
We were the Fantastic Four plus one more
⊗ 4. Chun-Li – Nicki Minaj
Chun-Li é uma música que primordialmente faz referência a diversas obras da cultura pop. O próprio título se refere a personagem lutadora de artes marciais do jogo Street Fighter, Chun-Li. Ademais, Nicki cita também o filme King Kong, a personagem dos jogos de videogame Lara Croft, e, é claro, os X-Men.
Na canção, a rapper se compara aos heróis para rebater as críticas que recebe, dizendo, além disso, que as pessoas tentam sempre colocá-la como vilã. E para isso, ela se compara a personagem Tempestade, apontando que foi formada nos X-Men.
Ayo, I been on, bitch, you been conned
Bentley tints on, Fendi prints on
I mean I been Storm, X-Men been formed
⊗ 5. X-Man – Ton Carfi
Ton Carfi é um cantor brasileiro de R&B e gospel. Isso mostra que até mesmo dentro da religião os mutantes podem ser utilizados como alegoria para passar mensagens.
É exatamente isso o que Carfi faz nessa canção. O cantor apresenta a ideia de ser um X-Man enfrentando todas as adversidades da vida impostas diante dele, afinal, ele faz tudo em nome de Deus. Em um clipe com uma produção bem grande, Ton usa da música para dizer que o poder maior de Deus está dentro dele, e é justamente isso o que faz dele um X-Man.
O maior é o que está em mim
Maior é o que está em mim
Ele me faz um X-Man
⊗ 6. Comeback Season – Drake
Uma vez que muitas músicas dentro do Hip-hop citam os mutantes, é de se esperar que Drake também faça isso. Pois bem, isso acontece na música Comeback Season, que é de sua segunda mixtape de mesmo nome, lançada em 2007.
No trecho da canção onde os mutantes são citados, Drake se compara aos X-Men e aponta que seus inimigos são Magnetos tentando derrubá-lo, posto que até mesmo mandar mensagens para sua ex-namorada para diminuí-lo isso foi feito.
These silly billies really feel to act as if they know drake
Always gossipin’ callin’ and textin’
Magneto niggas tryna bring down X-Men
Tellin’ my ex-girl tryna ex-plain
How i am no good so go with the next man
⊗ 7. Pu$$y – Iggy Azalea
Por analogia,a rapper Iggy Azealea também faz referência a um dos nossos queridos mutantes na canção de 2011 do album Ignorant Art.
Se você sabe um pouco de inglês, pelo nome da música, é bastante fácil entender sobre o que ela fala. Em síntese, a música exalta o quão “apetitosa” é sua parte intima, e que se algum “Gambit” quer ter a chance de experimentar, vai precisar jogar as cartas bem direitinho.
Better play ya cards right mr Gambit
If you wanna hang here
⊗ 8. In The Garage – Weezer
In The Garage foi certamente um hino nerd para os jovens americanos dos anos 80. Ele junta tudo aquilo que era a razão para estes jovens sofrerem bullying (rock, RPG e quadrinhos), enquanto dizem o quão seguros se sentiam de estar na garagem consumindo essas coisas.
O trecho em que os X-Men são citados é logo no começo da canção, que é quando o eu lírico aponta que na garagem dele é o local onde se sente bem, afinal, os quadrinhos de Kitty Pryde e Noturno o estão esperando.
I’ve got a 12-sided die
I’ve got Kitty Pryde
And Nightcrawler too
Waiting there for me
Yes, I do, I do
⊗ 9. Public Enemy – Raise the Roof
O grupo Public Enemy é conhecido dos anos 80 e 90 como um grupo de Hip-Hop progressivo e decerto por suas letras politicamente carregadas e críticas da mídia americana, sendo elas com um interesse ativo nas frustrações e preocupações da comunidade afro-americana. Isso se repete na letra Raise the Roof.
A canção que fala sobre as pessoas de várias tribos e grupos diferentes se unirem para que possam derrubar as bases que as controlam, mas que isso comece aos poucos, dos telhados. Isso conforme apontam que a censura deveria ser combatida com um martelo como o do Thor, e aqueles que se afundaram, devem colher seus frutos nas profundezas como Namor, lorde dos oceanos, senhor das profundezas.
From the slammer swing a hammer like the mighty Thor
God of thunder, you’ll go under – then you’ll all applaud
And fathom that distance, that the mad must reap
Meet Namor sea lord – Prince of the deep
⊗ 10. Pantera Negra – Emicida
Emicida, sem dúvida, e, em diversas vezes, já se mostrou um completo nerd. Embora tenha usado a música como profissão, o rapper já fez a trilha sonora do Campeonato Brasileiro de League of Legends, já revelou o sonho de ser quadrinista e, além disso, também criou um prefácio para a aclamada X-Men Grand Design. Por isso, não é de se surpreender que ele use os quadrinhos da Marvel como referência.
A música Pantera Negra usa como alegoria a história do herói africano T’challa para falar principalmente de superação. Nela, o artista usa a história de retorno do Pantera Negra para apontar que é primordialmente necessário superar as adversidades e retornar com garra. Emicida também cita as Dora Milaje, Stan Lee e, é claro, a Deusa do Tempo, Tempestade.
Autoconhecimento, autoajuda
Fluxo do tempo, tipo samples, tipo Buda
Amor pra encher mil livros
Tipo Gabo ou Neruda
Quem casou com a Tempestade
Não se liga em guarda-chuva
Menção Honrosa
You Can’t Stop This Motherfucker – Tyler Bates
É um pouco de roubo citar essa música, visto que ela está em um filme dos X-Men, no caso, o do Deadpool. Mas é surpreendente, ainda assim, que a trilha sonora de um filme cite diretamente o nome de um personagem, e é isso o que a trilha faz com Fanático.
A trilha sonora do vilão Fanático (Juggernaut) aponta ele como alguém sobretudo imparável. Não apenas isso, aponta também que ele joga sujo na luta, e bem, que ele é um filho da p…
Fighting dirty
You can’t stop him, he’s the Juggernaut
You can’t stop this motherfucker
E aí, conhecia todas as músicas? Gostou delas? Se conhecer mais alguma que acha que deveria estar na lista, diga nos comentários.
- LEIA TAMBÉM: Os 10 Morlocks mais poderosos