FILMES

Marvel se pronuncia sobre polêmica envolvendo a mutante Sabra no MCU

Recentemente tivemos o anúncio de que a personagem Sabra, que é mutante e será adaptada em Capitão América: A Nova Ordem Mundial. Acontece que assim que esse anúncio surgiu, iniciou-se uma polêmica devido aos antecedentes da personagem nos quadrinhos. Ruth Bat-Seraph é uma mutante israelense que lutava contra palestinos, o que gerou muitas críticas. Agora, a Marvel Studios se pronunciou sobre o assunto.


Enquanto os judeus israelenses se alegravam com a escalação de uma atriz de Israel como super-heroína em uma grande produção de Hollywood (“Orgulho de Israel”, declarou o site de notícias hebraico Maariv), a reação entre os palestinos e seus apoiadores foi rápida. Assim, #CaptainApartheid logo subiu para os Trending Topics. Muitos críticos expressaram indignação com o personagem de Sabra e sua identidade como agente de inteligência israelense, acusando a Marvel de comprar propaganda sionista; de ignorar ou apoiar a ocupação israelense do território capturado em 1967; e de desumanizar os palestinos.

“Ao glorificar o exército e a polícia israelense, a Marvel está promovendo a violência de Israel contra os palestinos e permitindo a opressão contínua de milhões de palestinos que vivem sob o regime militar autoritário de Israel”, escreveu o Institute for Middle East Understanding , uma organização pró-palestina sediada nos EUA.


A polêmica envolve até mesmo o nome da personagem, pois “Sabra” tem diferentes conotações para israelenses e palestinos. Para os judeus israelenses, Sabra pode ser simplesmente uma pessoa que nasceu em Israel. Mas também é o nome de um campo de refugiados no Líbano, onde uma milícia cristã massacrou centenas de palestinos enquanto tropas israelenses.

Pronunciamento da Marvel

A Marvel Studios se recusou a responder perguntas detalhadas sobre o assunto ou falar quais foram as intenções da empresa em trazer Sabra para as telonas. Ainda assim, o estúdio deu um breve pronunciamento, apontando que reimaginará a personagem, pensando em uma adaptação para os dias atuais.

Embora nossos personagens e histórias sejam inspirados nos quadrinhos, eles são sempre imaginados para a tela e o público dos dias atuais. Os cineastas adotarão uma nova abordagem para a personagem Sabra, que foi introduzida pela primeira vez nos quadrinhos há mais de 40 anos.


Será necessário esperar para ver o que acontecerá com a personagem e como será essa nova abordagem. Até o momento, sequer sabemos se ela será oficialmente uma mutante no filme. Capitão América: A Nova Ordem Mundial tem data de estreia programada para dia 2 de maio de 2024.

Afinal, o que você pensa sobre o assunto? Diga o que pensa nos comentários.

LEIA TAMBÉM: Atriz reage a campanha de fãs que a querem como Vampira