QUADRINHOS

Conheça 5 curiosidades sobre o corpo do mutante Fera

Fera é dos cinco X-Men Originais e um seres mais inteligentes do Universo Marvel; e possui uma das fisionomias mais curiosas da editora.


Personagens de cor azul no universo dos mutantes é algo muito comum. De Arcanjo a Mística, a seu filho Noturno, é notório perceber que vários dos mutantes mais famosos da Marvel são, azuis. Mas o mais famoso dentre eles, talvez, seja considerado o Fera, ou Dr. Hank McCoy.

Hank McCoy possui um corpo feral peludo e azul, porém sua mutação o coloca em um estado que é como se estivesse sempre em constante evolução.

Mas não importa o quão afiadas suas presas sejam ou quão feroz ele possa parecer, este veterano X-Man (e Vingador) é um dos heróis mais civilizados de toda a Marvel… Ou ao menos era, considerando sua mudança significativa de personalidade após os acontecimentos do Dia M e dos eventos sucessores que vieram nas HQs.

E enquanto não temos um artigo explicando como o Fera passou a se tornar tão violento (e antiético) em suas decisões, decidimos montar um artigo explorando melhor sua fisionomia em 5 curiosidades. Confira abaixo!


⊗ 1| MUTAÇÃO: FERA

Apesar de sua versão peluda e coloração azulada ser a versão mais famosa do Fera, a mutação de Hank McCoy em si é bem singular. Norton McCoy, o pai do Hank, por anos trabalhou em uma fábrica de produtos radioativos, e consequentemente, ele também foi exposto a essa radiação. Hank nasceu então já com seu Gene X ativado, manifestado em suas mãos e pés, tendo o triplo do tamanho de um ser humano comum.

Durante sua puberdade, Hank se desenvolveu ainda mais fisicamente, ganhando poderosos músculos para alguém de sua idade, sendo reconhecido inclusive pelo treinador de seu colégio.

Sendo uma mutação física, Hank percebeu que seu corpo era mais resistente, mais rápido, ágil e muito mais forte também. E em seu início como X-Men, McCoy atuou como um herói de aparência comum até causar sua transformação mais radical através de experimentos que fazia nele mesmo.

Sua primeira transformação em Fera aconteceu após se expor a um hormônio mutante que ele estudava. Tal solução o transformou em um humanóide cinza parecido com um gorila. Um aumento considerável em suas feições também se seguiria, deixando-o permanentemente dentro do quadro que manteve por várias décadas.

Após o confronto com um vilão que buscava drenar sua energia vital, Hank acabou passando por outra mutação, tornando-o mais bestial e com uma pelagem azul.

Com esses eventos, Fera ocasionalmente forçou sua mutação secundária e continuou a evoluir para diferentes formas. Quando ficou gravemente ferido em combate, Sabia acessou o Gene X de Hank na tentativa de acelerar seu processo de regeneração. O procedimento deixou Hank ainda mais feral.

É de conhecimento geral que com o tempo, a mutação do Hank o levará a ficar com uma aparência ainda mais bestiall e monstruosa, com grandes chifres, garras e presas.


⊗ 2| FORÇA FÍSICA E RESISTÊNCIA

Outra coisa que faz Fera se destacar dentre seus companheiros X-Men é sua força física assustadora. Com 180 quilos e 192m, Hank é um aglomerado de puro músculo rígido. A maior surpresa talvez seja por sua capacidade extremamente ágil para alguém que tenha tamanha massa corporal.

Ele possui velocidade sobre-humana que chega a 70 km/h em curtas distâncias. Ele também é capaz de erguer algo em média de 900kg, não tão expressivo se comparado a outros membros dos X-Men, porém com sua velocidade e capacidade de força, os danos causados pelo Fera conseguem ser massivos.

Além disso, por possuir músculos e ossos extra densos, Fera consegue saltar alturas de até 7m, e alcançar números ainda mais altos enquanto corre.

E apesar de tamanha força, Hank consegue controlar toda a sua densidade muscular para poder manusear com eficiência e destreza pequenos tubos de ensaio sem quebrá-los, ou causar o mais delicado dos cortes usando um bisturi.


⊗ 3| SENTIDOS & INSTINTOS

Por ter uma mutação feral, como é possível deduzir, Hank também possui visão, audição e olfatos aprimorados que o permite rastrear animais, pessoas ou objetos em diferentes ambientes.

Seus pés grandes e peludos, o tato no geral, é sensível o suficiente para detectar sinais eletrônicos como os de bombas e microfones através de objetos sólidos.

Ele também possui um incrível senso de equilíbrio que o permite se pendurar de ponta cabeça e acessar espaços reduzidos com facilidade. Como X-Man, Xavier fez Hank aprimorar suas habilidades acrobáticas para melhorar sua mobilidade em ambientes urbanos e florestais.

Se seu equilíbrio falhar e ele cair de alguma altura (razoavelmente grande), seu senso de equilíbrio o faz girar em seu próprio eixo para que ele caia de pé, assim como os felinos fazem.

Ele treinou com alguns dos lutadores de elite mais eficientes da Marvel — incluindo Wolverine e Capitão América — que combinados com seus sentidos aprimorados o transformaram em um formidável combatente corpo a corpo.


⊗ 4| FATOR DE CURA

Embora ele não esteja no nível de Wolverine ou do Hulk, Fera possui um fator de cura que o ajuda a se recuperar do que normalmente seria um dano letal para a maioria das pessoas comuns.

Em sua infância, Hank sempre teve uma boa regeneração celular, se curando rapidamente de cortes e arranhões. Quando atingiu sua segunda mutação no seu período “cinza”, Fera passou a ter uma regeneração quase instantânea — apesar de que as cicatrizes ainda ficavam sob seu corpo.

À medida que o personagem envelheceu, várias mudanças em suas habilidades e fator de cura oscilaram descontroladamente de época para época.

Seu fator de cura desapareceu quando ele desenvolveu sua forma azul pela primeira vez, o que o deixou vulnerável na mesma proporção que um humano comum.

Mais tarde, como havíamos mencionado antes, foi graças a Sabia que Fera conseguiu estabilizar seu código genético e por consequência se manteve sua regeneração celular sobre-humana.


⊗ 5| INTELECTO AVANÇADO

Diferente do que se espera, o Gene X do Hank não concedeu a ele um intelecto avançado. Na verdade, o próprio mutante ficou surpreso ao descobrir que sua inteligência não fazia parte do seu “kit mutante”.

Sendo oficialmente um 10 supergênios da Marvel, Hank aproveitou de seu intelecto para se especializar em diferentes faculdades e em diferentes áreas. Ele possui 6 faculdades e 2 PhD’s.

Dentre as suas faculdades, podemos listar medicina, bioquímica, genética, engenharia elétrica, robótica e suas tecnologias, por fim, a área de biofísica. Além disso, Hank é um geneticista mundialmente famoso, principalmente por ter descoberto a cura para o vírus legado, e mais tarde ganhou um Prêmio Nobel sobre sua tese científica desenvolvida dentro do campo da genética mutante.

É, notoriamente, o maior especialista de genética mutante conhecido — talvez Tarn, o Indiferente, seja o maior especialista nessa área, já que esse conhecimento faz parte de sua mutação ômega.

Em diferentes momentos das HQs, Fera já teve seu intelecto reprimido, forçando-o que uma “segunda identidade” sua viesse à tona, que é o seu lado feral propriamente dito e que é reprimido constantemente por causa de seu intelecto. Ou seja, caso venha a perder ou ter sua poderosa inteligência reprimida, Fera seria um mutante bestial totalmente selvagem.


⊗ BÔNUS| ARTES MÍSTICAS

Uma das novidades no desenvolvimento do Fera também está nos seus estudos nas artes místicas. Quando Hank trouxe suas versões do passado para o presente, o jovem McCoy se deparou com uma versão mais velha sua totalmente desequilibrada emocionalmente, com fortes tendências sociopatas e desacreditado de todos os amigos. Assustado, ele decidiu “abandonar” seu lado cientista e dedicou seu intelecto para aprender magia.

Para Hank, magia era uma linguagem de programação da realidade, e com base nessa afirmação ele classificou como de fácil compreensão, pois só tinha que abdicar de seu senso lógico — algo semelhante foi dito pelo Reed Richards quando ele passou a estudar magia para combater um dos feitiços lançados pelo Doutor Destino.

Porém como parte da trama, após parar no futuro, Tempus (uma dos Cinco) determinou que o Fera aprender magia levava ao colapso da realidade. Magia, a Feiticeira Suprema do futuro, solicitou para que Tempus impedisse que isso acontecesse. Então quando ela voltou para seu tempo, comentou sobre isso e advertiu Hank sobre seu destino. Desde então, Fera abandonou seu lado místico — até o momento.



Mas e então, vocês sabiam dessas características do Fera? Conhece mais alguma que não foi listada? Deixei nos comentários!

Siga nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE e no nosso PODCAST NO SPOTIFY, onde comentamos muito mais sobre nossos X-Men e seu universo!