SÉRIES

Os 15 melhores episódios de X-Men: A Série Animada

No dia 31 de outubro de 1992, no canal Fox Kids, nos Estados Unidos, estreava aquela que é uma das animações mais amadas de todos os tempos, X-Men: A Série Animada. Esse ano temos o aniversário de 30 anos da série, assim, o Universo X-Men traz hoje uma lista com aqueles que consideramos os 15 melhores episódios da animação.


Vale ressaltar que essa é uma lista puramente opinativa, X-Men: A Série Animada possui 5 temporadas e 76 episódios, por isso, há a possibilidade de você não concordar com toda a lista. Esse não é um ranking, as posições nessa lista ficarão de acordo com a ordem de lançamento dos episódios. Nós contamos os arcos divididos em várias partes como se fossem um único episódio (sim roubamos no jogo rs), portanto, haverá posições com mais de um episódio.

⊗ 1. Noite das Sentinelas
  • Episódios: 1 e 2
  • Temporada: 1

Divididos em duas partes, estes são os episódios de abertura de X-Men: A Série Animada. De forma completamente inovadora, os episódios introduzem o conceito do que é X-Men, a ameaça dos Sentinelas e a divisão entre mutantes e não mutantes. A introdução da animação conta a história de Jubileu, que é inserida num programa de registro de mutantes, o programa no entanto é só uma forma de descobrir dados sobre mutantes para exterminá-los. Os X-Men então precisam destruir esses dados, lutar contra Sentinelas, salvar Jubileu, descobrir que Fera também foi capturado e até mesmo lidar com a morte de um querido amigo.

⊗ 2. Surge Magneto
  • Episódio: 3
  • Temporada: 1

Esse episódio é vagamente inspirado na primeira edição de Fabulosos X-Men (1963), que apresenta o vilão Magneto para o público. Esse episódio também é aquele que apresenta a rivalidade entre Wolverine e Dentes de Sabre. Magneto tenta libertar Fera, mas este escolhe ficar preso para ser julgado, posteriormente, assim como nas HQs o vilão toma para si uma base militar para lançar um míssil para destruir os humanos.

Além de conhecermos melhor a figura do vilão, conhecemos também suas razões para querer destruir os humanos, mas também acabamos descobrindo um pouco sobre a relação entre ele e Charles Xavier.


⊗ 3. Ilha de Escravos
  • Episódio: 7
  • Temporada: 1

No episódio 6, os X-Men ficam sabendo sobre o rumor de Genosha, uma ilha supostamente segura para os mutantes e por isso Gambit, Tempestade e Jubileu vão visitá-la. No entanto, os heróis são capturados e, junto com outros mutantes, são obrigados a trabalhar como escravos para completar uma barragem que alimentará uma fábrica de Sentinelas. Seguimos então todo o esforço dos mutantes para conseguirem se libertar da prisão.

Neste episódio temos a introdução de Cable, e vemos pela primeira vez Tempestade ser fortemente afetada por sua claustrofobia.

  • LEIA MAIS: Disney Lança Trailer Moder
⊗ 4. A Cura
  • Episódio: 9
  • Temporada: 1

Warren Worthington III, também conhecido como Anjo, tem apoiado a pesquisa do Dr. Adler para encontrar uma “cura” para poderes mutantes. Cable está a procura de Adler para impedir que isso aconteça. Enquanto o Professor X então reúne os X-Men e os informa sobre o tratamento experimental do Dr. Adler para remover poderes mutantes. Vampira decide viajar para a Ilha Muir para tomar a cura, apesar das tentativas de Gambit de dissuadi-la. Descobrimos então que, na verdade, o Dr. Adler é ninguém menos do que Mística, que tem se apresentado como um falso Dr. Adler para ajudar seu mestre a escravizar mutantes em busca da cura.

Além do conceito de cura (adaptado em X-Men: O Confronto Final), este episódio apresenta o vilão Apocalipse, e nos dá um vislumbre da personalidade de Vampira, que diferente dos filmes, escolhe não tomar a cura e aceitar seus poderes.


⊗ 5. Vem o Apocalipse
  • Episódio: 10
  • Temporada: 1

Apocalipse e Mística transformaram mutantes que viajaram para a Ilha Muir em busca da cura falsa nos 4 Cavaleiros do Apocalipse. Logo depois, Apocalipse e seus quatro Cavaleiros atacam a Conferência Mundial da Paz em Paris. Professor X reconhece Arcanjo como um dos mutantes da Ilha Muir e envia Vampira em uma missão para investigar. A mutante confronta “Dr Adler”, descobre o disfarce de Mística. O laboratório do Dr Adler é destruído durante o confronto. Os X-Men então precisam lutar contra os quatro cavaleiros e impedir Apocalipse.

Nesse episódio, a lavagem cerebral feita em Arcanjo é desfeita quando Vampira utiliza seus poderes no mutante.

⊗ 6. Dias de um Futuro Esquecido
  • Episódios: 11 e 12
  • Temporada: 1

Em um futuro controlado pelos Sentinelas, Bishop é enviado de volta no tempo para impedir um membro dos X-Men de assassinar uma importante figura política. Nos é revelado então por Bishop que o assassino é Gambit e os mutantes então precisam impedir o assassinato do Senador Kelly para que esse futuro distópico não se concretize.

Essa é uma adaptação de um dos arcos mais clássicos de toda a história dos mutantes. Na HQ original, no entanto, a mutante que retorna para tentar alterar a linha do tempo é Kate Pryde. É neste episódio que vemos os túmulos de Vampira, Tempestade e Jubileu.


⊗ 7. A Decisão Final
  • Episódio: 13
  • Temporada: 1

Esse é o último episódio da primeira temporada e fecha ela com chave de ouro. Nele, o Molde Mestre decide substituir o cérebro do Senador Kelly pelo de um computador, os X-Men e Magneto então se unem para impedir que isso aconteça. Assim, é iniciada uma grande batalha envolvendo os mutantes contra um exército de Sentinelas.

Esse episódio é importante por mostrar o ideal dos X-Men. A equipe luta para salvar alguém que deseja exterminá-los sem se importarem com esse fato. Essa decisão acaba sendo recompensada com Kelly cancelando sua campanha anti-mutante e Fera sendo libertado.

⊗ 8. Até que a morte nos separe
  • Episódios: 14 e 15
  • Temporada: 2

Os dois primeiros episódios da segunda temporada seguem acontecimentos após o casamento de Jean Grey e Ciclope. Descobrimos então que Morfo na verdade estava vivo e foi salvo pelo Sr. Sinistro. O vilão fez uma lavagem cerebral no mutante transmorfo e ordena que ele ataque os X-Men para poder sequestrar Ciclope e Jean Grey. Morfo então invade a mansão e manipula cada um dos X-Men colocando todos eles em perigo. Cabe aos X-Men então ultrapassar os obstáculos e salvar Jean Grey e Ciclope do sequestro.


⊗ 9. Os Fugitivos do Tempo
  • Episódios: 20 e 21
  • Temporada: 2

No futuro, Cable percebe que seu mundo está desaparecendo devido à interferência de viagem no tempo de Bishop. Bishop viajou no tempo para deter uma praga que o Apocalipse começou. Cable viaja no tempo para o presente para impedir Bishop e salvar seu próprio mundo futuro. Os dois viajantes do tempo então precisam lutar para salvar suas respectivas linhas do tempo.

⊗ 10. Uma História da Vampira

  • Episódio: 22
  • Temporada: 2

Este é o episódio que apresenta a origem da Vampira como vilã na Irmandade de Mutantes, mostra a ligação dela com Mística e o que ela fazia para sobreviver antes de entrar para os X-Men. Nesse episódio também vemos como a mutante adquiriu sua invulnerabilidade, sua força sobre-humana e sua habilidade de voar de forma permanente.

Este é o episódio onde acontece a batalha icônica entre Vampira e a super-heroína Carol Danvers, a Miss Marvel.


⊗ 11. A Saga da Fênix/ A Saga da Fênix Negra
  • Episódios: 29, 30, 31, 32, 33/ 40, 41, 42 e 43
  • Temporada: 3

Dá para dizer que essa é a única mega saga da animação. Os 5 primeiros episódios dessa saga contam como os X-Men foram para o espaço, a introdução ao Império Shi’ar, a disputa entre D’Ken e Lilandra pelo cristal M’Kraan , a possessão de Jean Grey pela entidade Cósmica até o sacrifício da Fênix para impedir que o cristal fique em mãos erradas.

Os últimos 4 episódios da saga mostram que, após seu o retorno, Jean está cada vez mais seduzida pelos poderes da Fênix. A mutante acaba sequestrada pelo clube do inferno, manipulada pelo mestre mental e essa confusão deixa a mente dela vulnerável para o domínio da entidade cósmica. A Fênix Negra causa destruição onde passa, e os X-Men precisam impedi-la.

É desnecessário dizer o quão icônica é essa adaptação, e quão boa é sua qualidade, são episódios que valem muito a pena ver.

⊗ 12. O Valor de um Homem
  • Episódio: 54 e 55
  • Temporada: 4

Os episódios se passam em uma linha do tempo alternativa e distópica. O Professor X foi morto nos anos 50 a mando do Molde Mestre. Assim, Bishop e sua irmã Shard voltam no tempo na tentativa de impedir o surgimento de um futuro alternativo. Neste futuro, os X-Men jamais existiram por causa da morte de Charles. Os mutantes então precisam dar um jeito de voltar também e impedir que Xavier morra.

Nesse episódio temos Wolverine e Tempestade casados. Esse é o episódio que acabou inspirando aquela que seria uma das sagas mais conhecidas dos quadrinhos, a Era do Apocalipse.


⊗ 13. Arma X, Mentiras e Videotape
  • Episódio: 61
  • Temporada: 4

Uma foto desencadeia uma chuva de memórias dolorosas em Wolverine deixando-o completamente descontrolado. Para evitar que sua mente se destrua, Wolverine e Fera viajam para o local que pode conter as respostas para seu passado oculto: as ruínas do laboratório da Arma X. Lá eles encontram outras “cobaias” do projeto, como Dentes de Sabre, Maverick e Raposa Prateada – que estão sofrendo de colapsos mentais semelhantes. É necessário então examinar o local e descobrir mais respostas sobre seu passado conturbado.

⊗ 14. Acima do Bem e do Mal

  • Episódio: 63, 64, 65 e 66
  • Temporada: 4


Os episódios exploram mais uma vez alterações na linhas do tempo e realidades alternativas. Apocalipse rouba o dispositivo de viajar no tempo de Cable, e junto com Sr. Sinistro, a Irmandade de Mutantes e até mesmo Rapina dos Shi’ar, inicia uma onda de sequestros de mutantes psíquicos. Seu objetivo é destruir esses seres psíquicos todos ao mesmo tempo para criar uma grande explosão no fluxo do tempo parando-o findando toda a existência para depois recriá-la. Cabe então aos X-Men, junto de Magneto, Cable, Bishop e Shard impedir que isso aconteça.

Essa saga com quatro episódios inicialmente foi planejada para ser o final da animação, e é justamente por isso que é tão épica, pois realmente tem a qualidade de um bom final. As únicas aparições de Psylocke na animação estão nessa saga, nos episódios 64 e 66.


⊗ 15. Dia de Formatura

  • Episódio: 76
  • Temporada: 5

O Professor Xavier é atacado durante um congresso no qual explanava sobre como lidar com os mutantes e acaba por entrar em coma. Em meio a esse ataque, Magneto vê uma oportunidade de juntar um exército inteiro de mutantes e iniciar um ataque massivo e definitivo contra os humanos comuns. No entanto, ele se vê preso em um dilema, é preciso escolher entre manter seu plano e finalmente realizar aquilo que sempre acreditou, salvando os mutantes, ou desistir para poder salvar seu antigo amigo, visto que ele é o único que pode fazê-lo.

  • ENTENDA: Por que o visual da ultima temporada da série animada é ruim?

Este episódio é o último de toda a série, nele, temos Wolverine e Ciclope em uma relação amigável, e uma tocante despedida de Charles Xavier dizendo palavras extremamente gentis e emocionantes para cada um de seus X-Men, embora os traços da animação sejam ruins, esse foi um bom final de episódio de uma animação tão amada.


Chegamos ao final dessa lista, você concorda com ela? Há algum episódio que você acredita que merecia mais? Diga nos comentários.