FILMES

XMEN20: 15 Curiosidades sobre X-Men: Primeira Classe

X-Men: Primeira Classe é tido como o filme que “salvou” a franquia X no cinema. A saga X-Men vinha de dois fracassos de crítica seguidos (X-Men: O Confronto Final e X-Men Origens: Wolverine). Caso esse filme não tivesse sido um sucesso de crítica, o futuro dos mutantes no cinema seria incerto, visto que o lucro não foi tão alto quanto seus antecessores. Confira abaixo algumas curiosidades sobre este que é um dos filmes favoritos dos fãs.


× 1. Direção
Bryan Singer e Matthew Vaugh Produtor e diretor de X-Men: Primeira Classe

A direção do filme foi oferecida (novamente) a Bryan Singer, mas infelizmente o diretor não pôde aceitar pois estava dirigindo Jack, O Matador de Gigantes (2013). Desta forma, o cargo ficou com Mathew Vaughn que havia desistido de dirigir X-Men: O Confronto Final (2006) 9 meses antes das gravações começarem.


× 2. Bilheteria
Poster de X-Men: Primeira Classe

Devido aos fracassos de crítica de X-Men: O Confronto Final (2006) e X-Men Origens: Wolverine (2009), o impacto negativo fez com que a bilheteria de X-Men: Primeira Classe fosse inferior a maioria dos filmes dos mutantes no cinema, sendo ela somente superior ao primeiro filme, que foi lançado em uma época em que filmes de super-heróis estavam completamente desacreditados. Ainda assim, a margem de lucro quando se compara o orçamento e a receita do filme, é a menor dentre a Saga com cerca de 193 milhões de dólares. Todos os outros filmes possuem um lucro acima de 220 milhões de dólares.


× 3. Mudança no elenco
Atores que poderiam estar em X-Men: Primeira Classe.

A atriz Amber Heard teve seu nome associado à personagem Mística. Taylor Lautner foi considerado para o papel de Hank McCoy, o Fera, mas desistiu por conflitos de agenda. Sarah Harding chegou a ser chamada três vezes para interpretar Emma Frost. Rosamund Pike chegou a ser cogitada para interpretar Moira McTaggert, mas não deu certo.


× 4. Careca ou cabeludo?
James McAvoy raspou o cabelo para X-Men: Primeira Classe

Quando recebeu o convite para interpretar o Professor Xavier, James McAvoy raspou toda a cabeça. O que ele não sabia era que os produtores queriam exatamente o contrário, ou seja, um Professor Xavier cabeludo e muito mais divertido. Ele precisou usar extensões capilares por algum tempo durante as filmagens.


× 5. Corta o sotaque!
Poster de Charles Xavier em X-Men: Primeira Classe

O diretor Matthew Vaughn pediu para que todos os atores deixassem o sotaque de lado. James Macvoy já estava planejando copiar o Xavier criado por Patrick Stewart, mas foi vetado. Moira também não possui seu sotaque escocês por conta do diretor.


× 6. Maquiagem do elenco

O processo de maquiagem de Jennifer Lawrence em X-Men: Primeira Classe para o papel de Mística durava cerca de 8 horas. As escamas eram colocadas primeiro e depois todo o corpo dela era pintado com três camadas de tinta azul. Por fim, outras cinco camadas de um produto para complementar a maquiagem eram acrescentadas. A pintura corporal utilizada no filme causou uma reação alérgica na atriz e por isso foi trocada em X-Men: Dias de um futuro Esquecido (2014). 

Já o processo de maquiagem de Jason Flemyng, que interpretou Azazel, durava cerca de quatro horas. A cauda era inserida com efeitos especiais (CGI). O ator não gostava muito do processo, mas gostou bastante de interpretar o personagem, suas partes favoritas eram as de batalha. Nicholas Hoult também passava cerca de q horas colocando maquiagem , próteses e pelos para encarnar o Fera, o ator disse que optar por maquiagem e não CGI foi para que algumas características humanas e um pouco de alma no personagem pudesse ser mostrado. Algo que o CGI talvez não mostraria.  


× 7 Ausência de Stan Lee

O velho e querido Stan Lee só não apareceu para fazer uma participação especial no filme porque, segundo ele, filmaram muito longe”. Na época, Stan não podia passar muito tempo em viagem por conta de complicações da idade.


× 8. Magneto Drag Queen

Em uma cena que foi cortada do filme, vemos Erik e Charles tentando convencer Angel a se juntar a causa. Para demonstrar suas habilidades psíquicas, ele coloca uma visão bem peculiar na mente da garota.


× 9. Batalha Mental

Uma batalha telepática entre Xavier e Emma Frost estaria no filme, porém, com o lançamento de A Origem (2010) a cena foi cortada do roteiro, já que ambos os conceitos eram muito semelhantes. Com Primeira Classe, essa já é a segunda vez que uma batalha telepática é cortada. Em X-Men: O Confronto Final (2006), há uma cena em que todo o diálogo entre Xavier e a Fênix é feito mentalmente, mas, infelizmente, na versão para o cinema só tivemos os olhares intensos de ambos.


× 10. “Eu entendi a referência”

Os uniformes de X-Men: Primeira Classe trazem uma clara referência aos primeiros uniformes dos X-Men, de 1963, que tinham as cores amarelo e azul como base. É o primeiro filme de equipe dos X-Men a utilizar uniformes que não são somente pretos.


× 11. Escolha do vilão
Atores que poderiam ser vilões em Primeira Classe

Para a escolha do vilão do filme, Matthew Vaughn ficou em dúvida entre os atores Colin Flirth e Kevin Bacon. Bacon foi escolhido pois o estúdio queria um ator americano no papel. Posteriormente, Colin Flirth seria convidado para fazer o agente Galahad em Kingsman: O Serviço Secreto (2014).


× 12. Participações

Todos sabem que Hugh Jackman teve uma pequena participação no filme. Além dele, Mística se transforma em Rebecca Romijn (a Mística da trilogia original) para mostrar ao Magneto que ela podia parecer mais velha. Além dela, dois jovens mutantes são vistos por Xavier no cérebro e eles lembram bastante Tempestade e Ciclope. Contudo, com X-Men: Apocalipse (2016) acontecendo nos anos 80, sabemos que eles não poderiam ser adolescentes nos anos 60 e 80 ao mesmo tempo.


× 13. X-Men Origens: Magneto

Inicialmente, o filme seria mais um da série X-Men: Origens, desta vez contando o passado sombrio de Erik Lehnsherr, o Magneto. Houve até mesmo um roteiro, escrito por Sheldon Turner, mas no final, apesar dos aspectos do roteiro original serem mantidos, a produção decidiu seguir pela origem dos X-Men.


× 14. Bastardos Inglorious
Atores de Bastardos Inglorios em X-Men: Primeira Classe

Em sua busca por vingança, Magneto vai atrás de dois soldados nazistas envolvidos com Sebastian Shaw. Os atores dessa cena são: Wilfried Hochholdinger e Ludger Pistor. Ambos os atores também foram nazistas no filme Bastardos Inglórios (2009), filme esse em que Michael Fassbender também está no elenco, contra os nazistas.


× 15. Não eram um casal?
Mística e Azazel de X_Men: Primeira Classe

Essa não é uma curiosidade especifica de X-Men: Primeira Classe, mas é sobre os personagens que foram introduzidos no filme. Nos quadrinhos, Azazel e Mística têm um caso, e esse relacionamento gera Noturno, o mutante teleportador. No entanto, o diretor e roteirista Simon Kinberg, revelou que nos filmes Azazel é na realidade pai de Mística. Felizmente isso ficou apenas para uma revelação de bastidores.

Estas são apenas algumas curiosidades que o UX selecionou sobre o filme, conhece alguma curiosidade que deveria estar na lista? Diga nos comentários e continue ligado para mais curiosidades da Franquia X.