FILMES

10 ganchos que os filmes dos X-Men ignoraram nas sequências

Os filmes dos X-Men são muito conhecidos pela linha cronológica difícil de entender. Mas a franquia também é cheia de ideias que são apresentadas e não são desenvolvidas nas sequências. Nós listamos 10 ganchos que os filmes dos X-Men ignoraram.


⊗ MÍSTICA E WOLVERINE
8 ganchos filmes dos x-men mistica stryker

Em Dias de um Futuro Esquecido, Mística desiste de matar Bolivar Trask para impedir o trágico futuro dos mutantes. Essa mudança não alterou somente o futuro dos mutantes, mas também o de Raven Darkholme, já que aquele tinha sido o ponto definitivo para ela se tornar a impiedosa Mística.

Uma das coisas coisas interessantes é que o final do filme parece sugerir que Mística iniciaria uma vida como anti-heroína, ajudando mutantes ao redor do mundo, sem seguir Charles Xavier ou Magneto. Um de seus atos, em seu caminho de independência, seria o de impedir que Wolverine fosse capturado por William Stryker, já que vemos ela roubar a identidade do major. Porém, isso é ignorado na sequência, já que encontramos Logan na base do vilão.

Em algum momento os planos parecem ter mudado e, ao invés de uma anti-heroína, ganhamos um futuro trágico com a nossa mutante e não tão orgulhosa Raven se tornando a líder dos X-Men.


⊗ O RETORNO DO DEADPOOL

Deadpool é um dos antagonistas de X-Men Origens: Wolverine (2009). O mercenário se tornou uma máquina de matar após passar pelos experimentos de William Stryker, que lhe deram novos poderes, retiraram sua boca e alteraram sua mente.

No final, ele acaba sendo destruído por Logan. Pelo menos é o que achávamos. Uma cena pós-créditos mostra o personagem sendo encontrado com vida nos meios dos escombros e com a sua boca livre.

Porém, devido à má recepção da adaptação do personagem e do longa como um todo, Deadpool acabou retornando somente no filme solo de 2016, que trouxe Ryan Reynolds novamente no papel, mas com uma história completamente nova, sem relação alguma com a primeira versão.


⊗ IRMANDADE DE MUTANTES

Professor X e Magneto são figuras ativas na luta pela causa mutante, porém, eles possuem visões e objetivos diferentes sobre como parar com a perseguição que os mutantes sofrem. Por conta disso, ambos lideram seus próprios grupos. De um lado temos Professor Xavier e os seus X-Men, que protegem a humanidade e acreditam na coexistência pacífica, e do outro lado temos Magneto e a sua Irmandade de Mutantes, que defendem uma postura mais radical e acreditam na soberania mutante.

A Irmandade de Mutantes foi muito bem apresentada em X-Men: O Filme (2000) e, de certa forma, também em O Confronto Final (2006). Porém, houve uma tentativa de introduzir uma nova versão do time no final de Primeira Classe (2011), quando Erik resgata Emma Frost e a convida para se juntar ao seu novo grupo, também composto por Angel, Azazel, Maré Selvagem e Mística. Porém, nunca vimos o grupo em ação.

Em Dias de um Futuro Esquecido (2014) uma nova tentativa é feita. Magneto faz um discurso televisionado e convida mutantes a pararem de se esconder e se unir a ele em uma irmandade. No entanto, essa nova formação da irmandade nunca aconteceu. Até conseguimos entender o motivo. Os membros conhecidos dos X-Men só seriam adolescentes durante os anos 80, o que torna totalmente precoce a ideia de criar uma irmandade nos anos 70.


⊗ EMMA FROST RESGATADA POR CHARLES

No final de X-Men Origens: Wolverine (2009), após William Stryker ser derrotado, o Professor X guia Ciclope telepaticamente para levar todos os mutantes presos até o X-Jato. É sugerido que muitos deles tenham ido para o Instituto.

Parte desse grupo inclui Emma Frost, que é uma personagem recorrente ao longo de todo o filme e que se torna próxima de Scott. Porém, como sabemos, essa versão da personagem foi ignorada com o lançamento de Primeira Classe dois anos depois.


⊗ TEMPESTADE

Em Dias de um Futuro Esquecido (2014), Wolverine viaja ao passado para impedir o futuro apocalíptico causado pelas Sentinelas. Parte da sua missão é convencer Charles Xavier, que se encontra perdido, a se unir a ele e aceitar a sua missão como líder. Em um dos momentos mais emocionantes do filme, Logan pede para que Charles se lembre dos nomes Jean, Scott e Tempestade, porque eles iriam precisar da sua ajuda, para guiá-los.

Em Apocalipse (2016), nós descobrimos que o Professor X aceitou parte do conselho de Logan e reabriu a escola. Jean Grey está lá e Scott chega um pouco mais tarde. Porém, Tempestade não está lá. A jovem vive no Egito, passa dificuldades, e sobrevive como ladra. Em um dos seus roubos, ela é encurralada por comerciantes, em um beco sem saída. Ela talvez tivesse morrido se não fosse salva por En Sabah Nur.

No final do filme, após se unir aos X-Men para derrotar o vilão, ela é levada para o Instituto. Charles Xavier nem se preocupou em usar o Cérebro para procurá-la durante aquele período.


⊗ UNIFORMES

Este talvez seja o item mais triste da lista para muitos. Uma das maiores reclamações dos fãs em relação aos filmes é o fato de terem optado por uniformes de couro preto ao invés de terem adaptado os dos quadrinhos. Porém, esse problema parecia ter se resolvido. Um dos problemas do marketing de Apocalipse (2016) é o fato dos Cavaleiros do Apocalipse utilizarem uniformes coloridos e bonitos, enquanto os X-Men utilizam trajes pretos de paintball. No entanto, os fãs pareciam ter finalmente sido recompensados ao final do filme.

O filme acaba com os jovens mutantes na Sala de Perigo, se preparando para o treinamento, enquanto vestem uniformes individuais coloridos inspirados nos quadrinhos. Menos de 30 segundos de uniformes e o filme acaba. A escolha dos trajes aparecerem apenas no final foi muito criticada na época, mas a curta existência deles representou uma esperança para os próximos.

Fênix Negra (2019) veio e os personagens trocaram os uniformes individuais por um uniforme padrão, que mais parece traje de recrutas. O design também não agradou muito aos fãs. Mas pelo menos ainda eram coloridos, né? Porém, esses uniformes também duraram pouco. Os personagens utilizam eles apenas em duas cenas rápida e vestem trajes civis no terceiro ato.


⊗ PROTEUS

É comum que elementos que se introduza em um filme elementos que serão desenvolvidos em outros, no entanto, essas ideias acabam sendo descartadas. Em Apocalipse (2016), nós reencontramos Moira, depois de quase 20 anos. Ela, que teve suas memórias com mutantes apagadas, se casou e teve um filho ao longo deste tempo. Nós descobrimos isso na cena em que Charles Xavier e Alex Summers se encontram com ela em seu escritório na CIA.

Esse filho é ninguém mais, ninguém menos do que Kevin MacTaggert, mais conhecido como Proteus. Ele é um mutante de nível ômega que possui a habilidade de alterar a realidade ao seu redor. O seu poder é tão grande que o seu corpo não suporta, o que faz com que ele tenha que possuir outros corpos para se manter vivo. Ao que parece, a ideia era usá-lo como vilão em um filme futuro, mas isso nunca aconteceu.


⊗ CRIANÇAS DE LOGAN

Logan (2017) marcou a despedida de Hugh Jackman e Patrick Stewart nos papéis de Wolverine e Professor X. Além disso, também apresentou uma nova geração de mutantes, liderada por X-23, vivida por Dafne Keen. Ao final do filme, Logan morre e os jovens ficam sozinhos. A história agradou tanto o público e os jovens são tão carismáticos que se esperava uma nova história com eles, porém, isso nunca aconteceu.

Algumas pessoas até mesmo acreditavam que eles protagonizariam Novos Mutantes.


⊗ FÊNIX

Apocalipse (2016) introduz uma nova versão da Fênix. Dessa vez, o Professor X optou por não criar barreiras mentais em Jean Grey, permitindo que ela tivesse contato com a real extensão do seu poder. Ele tenta guiá-la no processo, porém, a jovem teme os seus poderes e a possibilidade de ferir alguém. Em uma das cenas, ela acorda os alunos do instituto ao ter um pesadelo. Charles Xavier vai ao seu quarto nós vemos o papel de parede sendo queimado. Charles entra na mente dela para acordá-la e se depara com um pesadelo em que o mundo é destruído por fogo e vemos várias pessoas queimadas vivas.

A mutante acorda assustada com o pesadelo. O professor tenta acalmá-la, dizendo que é só um sonho. Ela então diz que sente um poder sombrio crescendo dentro dela, como uma chama, e tem medo do dia em que machuque alguém. Essa cena parecia um prenúncio da Fênix Negra. Isso é confirmado quando, na batalha final, Charles a incentiva a liberar seu poder. Os olhos da mutante ficam vermelhos e uma aura de fogo, na forma de uma ave, se forma ao redor dela.

Fênix Negra (2019) veio na sequência e ignorou toda essa construção. A mutante é possuída por uma força cósmica durante uma missão no espaço. Isso amplia os seus poderes ao mesmo tempo em que libera algumas memórias reprimidas, o que faz com que a mutante tenha que lidar com esses poderes, ao mesmo tempo em que tenha que lidar com essa avalanche emocional. Os poderes da Jean em Apocalipse? Ignorados. A forma de ave? Praticamente ignorada, só aparece no final. A destruição de fogo do pesadelo? Totalmente ignorada. Nem temos uma Fênix Negra real no filme.


⊗ MERCÚRIO E MAGNETO

Mercúrio não é mais filho do Magneto nos quadrinhos, mas é em uma das versões do cinema. Só que isso nunca foi realmente abordado. O velocista é introduzido em Dias de um Futuro Esquecido (2014) e é recrutado por Logan e Charles para resgatar Erik na prisão. Peter comenta com Erik que sua mãe conhecia um cara que manipula metal. Muitos anos se passaram e reencontramos os personagens novamente em Apocalipse (2016). Dessa vez, Mercúrio tem noção de que Magneto é o seu pai. Ele descobre, através das notícias, que Erik se envolveu em um incidente na Alemanha, após a morte de sua esposa e filha.

Essa é a motivação para que Peter se una aos X-Men na batalha contra En Sabah Nur. Ele até chega a se aproximar de Magneto, com a intenção de contar que é seu filho, mas fica sem coragem. Ao final do filme, Mercúrio decide ficar com os X-Men. Nós sabemos que Peter ainda não tinha conversado com Magneto, e também sabemos que a Mística contou para a Tempestade.

Em Fênix Negra (2019), o assunto não é abordado. É obvio que a gente não queria ver essa conversa no longa, afinal de contas, tinha se passado 9 anos desde o último filme, mas queríamos que a relação fosse explorada. Magneto se volta contra a Jean por conta da morte da Raven, mas não questiona o fato de seu filho não estar presente.


E você, caro mutante, lembra de mais algum gancho ignorado? Diga nos comentários!