FILMES

PANTERA NEGRA: Confira detalhes e curiosidades do Namor em Wakanda Para Sempre

Com o trailer de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre entre nós, diversos detalhes e curiosidades foram capturados sobre o Namor.


Com os anúncios da San Diego ComicCon 2022, a Marvel estabeleceu o firmamento de suas fases 4, 5 e 6. E apesar dos anúncios do Kevin Feige não ter dito quase nada a respeito dos mutantes e os X-Men, provavelmente a Disney deve anunciar — assim esperamos — essas produções em seu próprio evento, a D23, entre 9 e 11 de Setembro.

De qualquer forma, muito foi comemorado com o lançamento do trailer do mais novo filme do Pantera Negra: Wakanda Para Sempre. Emocionando diversos telespectadores, o trailer confirmou não só ser uma continuação do filme de 2018, como também introduzir os “povos Atlantes” e dois novos personagens icônicos da Marvel Comics, a Coração de Ferro de Riri Wiiliams e o Príncipe Submarino, Namor.

E é sobre o Namor que iremos falar aqui hoje, nosso mutante híbrido ranzinza e mulherengo.

Namor_Marvel_Eternos_Fanart

Wakanda Para Sempre promete ser para o Namor seu próprio filme de origem. Em diversos momentos do trailer vemos sua escalada de ascensão até o trono do seu povo. Seu nascimento, sua infância e também seu lugar como uma figura real.

E decidimos juntar alguns frames que parecem responder — e especular — algumas dúvidas sobre a origem do personagem.

O primeiro frame do filme tem Nakia contemplando a vista marítima enquanto ao fundo aparece uma pirâmide mexicana. Podemos assumir aqui que talvez essa expansão de terra faça parte do projeto da Shuri, em querer levar a tecnologia de Wakanda para diferentes povos.


Rumores antigos já diziam que Namor e o povo Atlante teriam uma mudança significativa de cultura, e o trailer comprova isso. Aparentemente, Namor e o seu povo serão descendentes dos Toltecas, povos que deram origens aos Maias e aos Astecas.

Desse modo, ao invés de Atlantes, possivelmente eles seriam Tlālōcān, ou Toltecas. E mais a frente temos o próprio Namor contemplando uma gravura divina do deus Serpente Emplumada, presente na mitologia Tlālōcān. Enquanto os Maias chamavam de Kukulcán, os Astecas o chamavam de Quetzalcóatl, e essa informação já havia sido sugerida nos vazamentos do filme.

Um pouco mais sobre os Toltecas

Tlālōcān ou Toltecas, eram um povo mesoamericano que precedeu os astecas e existiu entre 800 e 1000 dC. A cultura tolteca é uma cultura mesoamericana arqueológica que dominou um estado centrado em Tula no período pós-clássico da cronologia mesoamericana.

Toltecas viveram nas costas do México, porém com as inundações de suas cidades foram forçados a subirem acima do nível do mar, e conquistaram as terras altas e centrais do México entre 900 e 1200. Sua cultura influenciou os Maias e, posteriormente, os Astecas. O termo Tolteca significa Povo de Tula.


Aparentemente no MCU, ao invés de irem para as terras altas, eles se adaptaram ao fundo do mar e se desenvolveram como criaturas marinhas.

Atlantes de Tula

Parte das ruínas de algumas cidades Toltecas são parques turísticos no México. Algumas delas com características curiosas envolvendo os Atlantes, como por exemplo, Os Atlantes de Tula.

Os Atlantes de Tula são majestosas estátuas apresentando guerreiros Toltecas entalhados. São trabalhados em blocos de basalto e sal, sendo montados com 4,5 metros de altura. A atração faz parte da zona arqueológica de Tollan Xicocotitlan, a antiga cidade dos Toltecas, no México.

Então como pudemos ver, há paralelos interessantes entre os Toltecas e os Atlantes da Marvel que fizeram Kevin Feige repensar um pouco mais sobre a mitologia do Namor e seu povo, e de como eles seriam adaptados no MCU, algo que já havíamos comentado aqui.

Abaixo temos o momento do nascimento do Namor em meio a um o parto normal na água, é possível perceber que o bebê já nasceu com sua mutação ativa, representada por suas asas nos calcanhares. Nas HQs, Namor também já nasceu diferente, não só com aparência humana como também com sua mutação ativa. A atriz María Mercedes Coroy fará a Princesa Fen, mãe do Namor.


Temos um take do Namor trajando sua vestimenta real em meio a um globo luminoso, algo que talvez possa representar um pouco da tecnologia de seu povo.

E outro momento com o povo submerso mergulhando com duas baleias azuis. Nos quadrinhos, Namor demonstra ter um forte laço empático com criaturas marinhas, não só compreendendo-as como também controlando elas.

Alguns vazamentos diziam que a Riri Williams estaria no filme e seria a principal responsável por selar esse confronto entre Pantera Negra e Namor. Pois a tecnologia criada e usada por Riri iria revelar ao mundo a existência do “Reino Atlante”, algo que Namor não queria que acontecesse. E provavelmente esse seria o cerne do embate. E de fato, a personagem está no filme e vemos o povo de Wakanda avançando em pesquisas marítimas.

Mais takes a frente e vemos o Namor criança visualizando um local em chamas. É difícil dizer o que poderia ser isso, porém podemos supor que seja possivelmente a casa de um dos pais do Namor. Por ser híbrido, nas HQs seu pai é um humano, capitão da Marinha Americana. E ele também tinha uma casa no litoral. Aqui talvez seja isso, o momento em que Namor perde seu pai/mãe para o ataque de alguém da superfície, criando nele esse ódio natural pelos humanos.

É bem provável que essa cena se passa no passado, durante a invasão da Espanha no México. A carruagem e as roupas lembram bem o período dos colonizadores espanhóis.


O próximo take mostra o Namor de costas, avançando em direção a uma cidade na superfície portando sua lança. Provavelmente a cidade é a costa de Wakanda. Alguns vazamentos diziam que com essa lança Namor seria capaz de perfurar vibranium, controlar ondas e invocar tempestades. Nos quadrinhos ele tem habilidades parecidas usando o Tridente de Netuno.

Mais adiante, o primeiro vislumbre em cena da Mabel Cadena como Namora e o ator Alex Livinalli como Attuma. Como já comentamos aqui, Namora nas HQs é uma mutante híbrida assim como o Namor, mas possivelmente no MCU ela não será uma mutante.

Uma sequência do M’Baku liderando um ataque ao Namor, que está invadindo Wakanda e dele sendo atacado de surpresa pelo Wakandano.


Outra cena com a Namora, o que levantou uma curiosidade interessante aqui. Em cenas na superfície os Tlālōcān aparentam ter uma pele azulada. Porém, quando submersos, suas peles não são azuis. Talvez seja apenas o efeito da refração da luz azul sobre peles azuis que cause essa distinção de tons, ou talvez estaremos lidando com algo a mais aqui. Seguindo!

Um dos grandes momentos de tensão do trailer é mostrar o salão real de Wakanda sendo inundado. Aqui talvez seja o momento em que Namor afunda Wakanda, assim como nos quadrinhos durante o arco dos VINGADORES VS. X-MEN.

O primeiro take em close-up mostrando o rosto do Tenoch Huerta como Namor, portando diversos adereços de culturas Astecas, Maias e Toltecas. E visualmente está incrível, Tenoch expressa muito bem o olhar penetrante e ameaçador que o Namor costuma oferecer aos seus adversários.


Uma outra cena do Príncipe Submarino mostra mais da fluidez que terão as cenas aquáticas. Vale mencionar aqui que a equipe de Avatar: O Caminho da Água estava participando da produção de Wakanda Para Sempre. Assim como o filme usará a incrível tecnologia dos painéis de LED, usadas também em Mandaloriano.

O trono de Namor é feito com a mandíbula de um tubarão pré-histórico. E já citando os adereços do povo submerso, a Namora está usando escamas do exuberante e temido Peixe-Leão, enquanto Attuma usa como capacete o crânio de um Tubarão-Martelo.

Nas cenas finais temos um ataque entre os povos de Wakanda e “Atlante”, e por fim mas não menos importante, o confronto do Namor e do Pantera Negra.

Considerando a morte do Chadwick Boseman, é bem capaz de vermos também a morte do T’Challa no universo do MCU. E o manto do Pantera Negra será algo que provavelmente ficará sendo questionado em diversos momentos do filme.


E provavelmente no terceiro arco do longa, teremos a revelação de quem assumiria o mais novo manto do Pantera Negra, que agora traz detalhes em ouro em sua armadura de vibranium, assim como o uniforme do Killmonger tinha.

Sabemos que muitos fãs ficaram revoltados com as mudanças a respeito do Namor e dos Atlantes no MCU. No entanto, essas mudanças parecem agregar muito mais cultura e significados a esses personagens, considerando a riqueza cultural que os povos Astecas, Maias e Toltecas carregavam. E o próprio trailer do filme exemplifica muito bem isso! E como mutante, essas mudanças ganham ainda mais peso no personagem, considerando o fato que latinos são minorias, algo que mutantes se orgulham de ser.


Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, tem data de estreia para 10 de Novembro aqui no Brasil. Mas e aí, o que você achou do Namor no filme?

Siga nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE e no nosso PODCAST NO SPOTIFY, onde comentamos muito mais sobre nossos X-Men e seu universo!