SÉRIES

6 vezes que X-Men foi uma grande referência para Stranger Things

Stranger Things é uma das séries mais aclamadas da atualidade. Por ser ambientada nos anos 80, a produção traz inúmeras referências à cultura pop jovem da época, como música, filmes, jogos e, claro, quadrinhos. Nesse post, nós reunimos 6 referências de X-Men em Stranger Things.


⊗ UNCANNY X -MEN 134
Stranger Things X-Men

Logo nos primeiros minutos do primeiro episódio da série já temos uma referência aos mutantes. Depois de uma partida de RPG, Dustin, Lucas e Will disputam uma corrida de bicicleta valendo a revista Uncanny X-Men #134, de 1980.

Essa é uma edição bastante importante, pois mostra a transição de Jean Grey para a Fênix Negra, depois de ser manipulada pelo Clube do Inferno (falamos mais em outro item).


⊗ ONZE
X-Men Jean Grey Eleven Stranger Things

A grande protagonista da série é uma garota capaz de mover objetos e entrar na mente das pessoas. Isso te lembra alguém? Novamente, uma referência à Jean Grey.

Para deixar essa homenagem mais evidente, na segunda temporada é revelado que o nome que a mãe da Onze pretendia dar para ela é Jane, um anagrama para Jean.

⊗ MENTORA
Kali Eleven Professor X Magneto

Na segunda temporada, Jane/Onze passa por um momento sombrio, se afasta dos seus amigos e decide investigar suas origens. Nesse processo, a heroína reencontra Kali, a número Oito, que assim como ela, passou por experimentos e desenvolveu habilidades especiais, sendo capaz de criar ilusões.

Kali tenta ajudar sua irmã de criação a controlar seus poderes. Para isso, sugere que foque na sua dor para ficar mais forte. Nesse treinamento, Jane consegue mover o vagão de um trem.

Essa cena lembra dois momentos dos filmes dos mutantes. Em Primeira Classe (2011), o Professor X orienta Magneto a procurar forças em bons momentos da sua vida, para controlar melhor seus poderes. Nesse momento, ele consegue mudar a direção de uma grande antena. Em Apocalipse (2016), temos uma cena similar, mas dessa vez En Sabah Nur orienta Magneto a encontrar força nas suas dores, para se vingar de todos que lhe fizeram mal.


⊗ CÉREBRO

Durante a terceira temporada, Dustin desenvolve um aparelho para se comunicar com sua namorada e amigos usando ondas de rádio. O comunicador recebe o nome de Cérebro, também em referência aos X-Men.

Nos quadrinhos, o Cérebro é um aparelho criado pelo Professor Xavier para localizar mutantes ao redor do mundo e amplificar seus poderes telepáticos.


HELLFIRE CLUB

X-Men Stranger Things Hellfire Club

Na quarta temporada nós conhecemos o Hellfire Club, grupo de RPG liderado por Eddie que Dustin, Mike e Erica passam a fazer parte. O nome é uma possível referência ao Hellfire Club (Clube do Inferno, em português) das histórias da Marvel.

O Clube do Inferno é uma congregação formada por pessoas ricas, mas que possui um grau secreto, o Círculo Interno, que é composto por mutantes que desejam dominar o mundo, através dos seus poderes e influência na sociedade.

O grupo teve uma grande participação na transformação de Jean Grey na Fênix Negra. O Mestre Mental usou suas habilidades para mexer com a cabeça da ruiva e despertar o seu lado sombrio, pois acreditava que ela seria uma grande aliada para o Círculo Interno.


⊗ INIBIDORES DE PODERES
X-Men Stranger Things

Uma das armas usadas contra os mutantes nos quadrinhos são coleiras eletrônicas que bloqueiam seus poderes. Esses dispositivos apareceram em animações, séries e também nos filmes, com vários designs diferentes.

Na quarta temporada, o Dr. Martin Brenner coloca algo similar em Eleven depois dela se recusar a seguir suas ordens. O aparelho não bloqueia poderes, mas, sim, libera descargas elétricas se a pessoa tentar usar suas habilidades.


MENÇÃO HONROSA: DEVORADOR DE MENTES

Vecna é o grande vilão da série. Conhecido antes como Henry Creel, ele era um jovem psicopata com habilidades telecinéticas e telepáticas. A partir do seu sangue, o Dr. Martin Brenner fez experimentos em outras crianças, incluindo Jane, que ganharam habilidades especiais. Henry serviu como uma espécie de ajudante de Brenner, que o manteve sem poderes, com medo de que pudesse fazer algo.

Depois de manipular Eleven, conseguiu se livrar do dispositivo que retirava suas habilidades, e acabou provocando um grande massacre na instituição. A jovem então usou todas as suas forças para deter Creel. No processo, acabou abrindo um portal que o levou para outra dimensão, o Mundo Invertido.

Nesse lugar, ele se tornou Vecna e descobriu um poder oculto e parasita, responsável pela vida das criaturas dessa dimensão demoníaca. Ele moldou essa energia na forma de uma aranha, animal que o fascinava desde a infância, por serem predadores na natureza.

Isso remete muito ao que acontece em Fênix Negra, com Jean Grey moldando a força cósmica na forma de uma Fênix, nome que recebeu dos alunos do Instituto Xavier por ter sobrevivido ao acidente no espaço. Algo similar ocorre nos quadrinhos, com a entidade ganhando a forma de um pássaro por influência de um mago.


E aí, caro mutante, lembra de mais alguma referência aos X-Men na série? Conta pra gente nos comentários!