QUADRINHOS

Mutante famoso originalmente seria uma mulher

As histórias dos X-Men são conhecidas por apresentarem algumas das mais importantes heroínas e vilãs da Marvel. E agora Roy Thomas revelou que inicialmente um dos heróis mutantes mais conhecidos integraria a lista de personagens femininas poderosas da editora, mas a ideia foi barrada por Stan Lee.


O quadrinista comentou sobre o assunto em uma entrevista para o AIPT Comics (via Screen Rant). Segundo ele, Banshee seria introduzida como uma vilã, mas a ideia da equipe, na época formada por quatro homens e uma mulher, enfrentar uma mulher sozinha, poderia soar negativa:

“Eu gostava do nome Banshee e acredito que teria feito uma ótima personagem, mas Stan [Lee] não deixou que Banshee fosse uma mulher. Stan disse que ter cinco X-Men lutando contra uma mulher faria com que os X-Men não ficassem bem [para o público]. Ela seria parecida com a filha de Banshee, Siryn, que, inclusive, é um péssimo nome para a filha de um herói irlandês, mas não importa. Ela teria sido muito poderosa. Mas Stan não me deixou seguir em frente.”


banshee x men mutante
Na direita, Banshee em sua primeira aparição

Banshee foi apresentado em Uncanny X-Men #28, de 1967. Na história, o mutante irlandês com gritos sônicos, assim como na ideia original, se torna um adversário dos X-Men por estar sob o controle mental de Ogre, induzido por meio de um dispositivo. Através de seu comando, Sean Cassidy chama atenção por se tornar um ladrão. No final da história, o grupo de Charles Xavier consegue libertá-lo e ele segue seu caminho sozinho.

Posteriormente, o herói é recrutado por Charles, ao lado de Colossus, Noturno, Solaris, Pássaro Trovejante, Tempestade e Wolverine para resgatar os cinco X-Men originais em Krakoa.

Vale ressaltar que embora as histórias dos X-Men tenham um grande número de personagens femininas famosas, elas começaram a ser introduzidas em maior número a partir dos anos 80. Antes, Jean Grey era a única mulher do grupo e Polaris fazia algumas aparições. Depois, Tempestade seguiu como a única mulher por algum tempo, até a entrada oficial de Kitty Pryde e, posteriormente, Vampira e Rachel, e assim por diante.

E aí, caro mutante, gostaria que Banshee tivesse sido uma personagem feminina? Conta pra gente nos comentários!