QUADRINHOS

X-MEN RED: Isca, a Invencível, é “vencida” pela sagacidade brasileira do Mancha Solar

Algo que não podemos subestimar é o jeitinho e a sagacidade brasileira. E Isca, a Invencível, subestimou a brasilidade do Mancha Solar.

ATENÇÃO, A MATÉRIA CONTÉM SPOILERS DAS EDIÇÕES #1, #2 E #3 DE X-MEN RED

A nova era de quadrinhos dos X-Men começou da melhor forma possível. Primeiro com DINASTIA X & POTÊNCIAS DE X preparando o terreno, depois com a AURORA DE X servindo de fundação e posteriormente o REINADO DE X com a expansão. Agora, no entanto, estamos presenciando o início do DESTINO DE X, apresentando a eclosão das consequências.

E especificamente em X-MEN RED, HQ escrita por Al Ewing, desenhada por Stefano Caselli e colorida por Federico Blee, tivemos uma verdadeira demonstração de como a qualidade dessa era é superior às outras.


⊗ A NOVA IRMANDADE DE MUTANTES

X-MEN RED apresenta a Irmandade de Mutantes sendo liderada pela Tempestade no planeta Arakko e tendo como membros da equipe os mutantes Magneto, Mancha Solar e o arakkoano Rei Pescador. A Irmandade é uma resposta prática aos “X-Men” que a Abigail Brand está tentando forçar em Arakko, como uma forma de expandir ainda mais suas influências no mais novo planeta mutante.

NOTA DO EDITOR: Para quem não se recorda, Brand se mostrou uma aliada da Orchis, empresa anti-mutante. E bem mais que uma aliada, ela conquistou uma das cadeiras de liderança do lugar. E aparentemente o único que sabe desse segredo é o Sr. Sinistro.

E como em Arakko boa parte dos combates acontecem para resolver decisões importantes — sob o olhar da mutante ômega Ora Serrata, a árbitra dos julgamentos —, então a HQ tem mostrado muitos combates físicos e discursões.

A edição #3 (recentemente lançada) trouxe o tão esperado confronto entre Tarn, o Impiedoso e Vulcano, que havia sido anunciado na última edição. Vulcano foi escolhido a dedo pela Brand para ser o líder dos X-Men de Arakko, tanto pelo seu título ômega, como também pelo seu sangue Summers, uma “nobreza mutante” em Krakoa.

PS: Tradução não oficial feita por fãs

E com esse combate “vencido”, Brand pretendia inserir Vulcano no Grande Círculo de Arakko, pois Gabriel havia desafiado a posição de Tarn no governo, representado na Sede da Perda, ou seja, a Sede que é consultada sobre o que fazer no caso de Arakko perder ou do que fazer com os perdedores. Tarn, sendo cruel, usava sua posição e suas habilidades ômegas para subjugar os fracos.


⊗ A SAGACIDADE BRASILEIRA DO MANCHA SOLAR
“Tarn se senta na Sede da Perda para nos ferir — para apontar nossa derrota. Quem matar ele será herói em nosso mundo.”

Porém enquanto um combate estava prestes a acontecer na arena do Círculo Perigoso, “outro” acontecia na arquibancada. A Irmandade de Mutantes, já sabendo das intenções de Brand, montou um plano de contingência que consiste em colocar alguém que os arakkoanos respeitam no Grande Círculo. E como vimos na 2ª edição, a Irmandade foi bem recebida no planeta, principalmente pelas influências da Ororo.

Dessa forma, Magneto foi convencido pelo Mancha Solar a tomar este assento que pertence ao Tarn para si. No entanto, havia um problema: Isca, a Invencível. Isca é uma Tychocinética, ou seja, manipula as probabilidades ao seu favor para nunca perder em um nível absoluto. Acontece que uma das características de sua habilidade é que ela nunca “desliga”, estando sempre ativada seja para o que for. Porém poucos são aqueles que conhecem essa “fraqueza”.

Mas o mutante brasileiro, Mancha Solar, tinha uma teoria que decidiu testar na prática. Nas arquibancadas, Beto procura primeiro “desarmar” as defesas da Isca ao conversar com ela minutos antes do combate Tarn vs Vulcano.

Ele comenta sobre a habilidade dela e sobre o fato dela vencer qualquer coisa. Como Arakko é uma nação que usa combates em tudo, um combate de palavras também se enquadra como um combate. E ao dizer que “dizem que o amor é um campo de batalha”, Beto automaticamente deixa Isca de guarda baixa ao seu lado, com ela o advertindo para “manter a guarda alta” pois ela está sempre preparada, mesmo com sua gesticulação dizendo o contrário, mostrando uma guarda baixa.

Observe a postura “desarmada” da Isca, um excelente detalhe colocado pelo Stefano.

Enquanto acontecia o combate, Tarn e Vulcano usando suas habilidades acabam nulificando os poderes um do outro, forçando eles a irem em um combate físico. Neste momento, Beto pergunta a Isca se tal estratégia teria funcionado nela e a mesma responde que “não”, pois não tem como desligar, por isso ela NÃO PODE perder. Beto, na ideia de provocá-la, diz que mesmo quando perde, ele ainda ganha. E Isca, confusa, pergunta como ele pode perder sem perder.


⊗ O PONTO CEGO NA ARMA DE ISCA

Beto e Isca por outro lado continuavam a conversa; Tarn vence a luta contra Vulcano e se clama invicto do Círculo Perigoso. Neste momento, aparece Magneto desafiando Tarn, trazendo seu capacete anti-telepatia com ele.

Isca percebe que as habilidades do Tarn estavam voltando, e que por causa disso Magneto também perderia a luta. Para quem não se recorda, Tarn é um Psicogenético, ele controla o DNA a nível molecular causando mutações no alvo, podendo anular, criar, amplificar ou desligar poderes e características. E enquanto Isca comenta sobre Magneto perder, Beto a interrompe e diz que concorda com ela, afirmando: “Eu aposto que o Tarn ganha.”. E pronto, neste momento, Isca “perdeu” o confronto.

A mutante que não pode perder percebe o movimento ousado que o Mancha Solar fez, pois ele forçou as habilidades da Isca a apostarem na vitória do Magneto. Isca então clama a “lei do insulto”, onde um arakkoano insultado desafia aquele que desferiu a ofensa. E após invocar tal lei, ela imediatamente quebra o pescoço do krakoano, com ele afirmando pouco antes de morrer: “é assim que você perde sem perder”. Tempestade tenta intervir mas é tarde demais.

“Você não entende? Nenhum de vocês ouviram o que ele disse? O que ele fez?”

E é quando em lágrimas, Isca desabafa sobre suas habilidades para Ororo:

“Eu lutei ao lado do Tarn por centenas de anos. Eu conheço ele melhor do que qualquer um de vocês! Não deveria ser assim! Eu não posso perder! EU NÃO POSSO PERDER!

Se a Isca não pode perder, significa que qualquer coisa ou alguém que ela escolher vai ganhar. Por esse mesmo motivo Isca fica de fora das decisões importantes e normalmente se isenta de algumas escolhas, pois ela sabe que a influência de suas habilidades é absoluta. Não por menos, Isca se senta na Sede da Vitória, onde apenas em momentos oportunos sua mutação é usada a favor de Arakko.


⊗ A QUEDA DE TARN E A ASCENSÃO DE MAGNETO EM ARAKKO

Enquanto isso, o desafio entre Tarn e Magneto começava. Após Ora Serrata aprovar o combate, Magneto automaticamente joga seu capacete na cabeça do Tarn. Como é dito no início dos combates, todo desafiante pode escolher uma ferramenta de combate. Seja uma lâmina, um escudo ou até mesmo um capacete, por exemplo. Como as habilidades do Tarn são de origem psiônica, o capacete de Erik bloqueia suas habilidades. E com o próprio capacete, Magneto o mata.

Acontece que a torcida da Isca sobre o Magneto contou como um forte indício de que a probabilidade foi alterada a favor dele, e por isso Isca ficou fora de si. Uma das leis de Arakko é mutantes não terem suas armas (a forma como eles chamam seus dons mutantes) sendo usadas deliberadamente por outros mutantes. Beto abusou das habilidades da Isca forçando essa decisão no combate, influenciando no resultado final.

Isca não perdeu o combate, pois “sua aposta”, Magneto, venceu. Porém “perdeu o desafio” proposto por Mancha Solar no início do diálogo deles, afinal, ela perdeu um aliado do Círculo.

Com a vitória do Magneto, Erik assume o título que era do Tarn e também sua Sede, a da Perda. Com isso, além da Tempestade, Magnus é o segundo krakoano a entrar no Grande Círculo de Arakko.

E para quem tem dúvidas sobre o retorno do Mancha Solar, a capa da quarta edição de X-MEN RED já revelava o retorno do mutante através dos Protocolos de Ressurreição. No pior dos cenários, Isca perdeu para a sagacidade de um brasileiro.

Retorno do Mancha Solar já na edição #4 de X-MEN RED


Mas e vocês, caros leitores, o que acharam da leitura da X-MEN RED #3? O movimento do Mancha Solar contra a Isca foi bem ousado né?

Siga nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE e no nosso PODCAST NO SPOTIFY, onde comentamos muito mais sobre nossos X-Men e seu universo!