QUADRINHOS

Tempestade Vs Callisto: Entenda porque essa rivalidade é tão icônica

Muitos anos antes dos X-Men chegarem no paraíso de Krakoa em busca da soberania mutante, certamente houveram muitos conflitos. Algumas dessas batalhas se tornaram um marco na história não apenas dos mutantes, mas das HQs em geral. A luta travada entre Tempestade e Callisto pela liderança dos Morlocks é uma delas. Um conflito entre duas mulheres fortes, que nos trouxe uma rivalidade complexa e interessante. Confira abaixo como essa rivalidade começou e o que ela causou na vida das duas mutantes.


⊗ Os Morlocks e sua líder Callisto
Callisto e seus Morlocks em X-Men Evolution

Os morlocks são personagens de ficção criados pelo escritor britânico H. G. Wells para seu livro “A Máquina do Tempo”. Seres humanóides que vivem nos subterrâneos do século 8.028. Eles descenderam dos seres humanos que se abrigaram no subterrâneo após uma guerra nuclear que devastou o mundo. Nos quadrinhos da Marvel, Chris Claremont utilizou esse conceito como uma aparente alusão a luta de classes. Enquanto os X-Men são ricos e vistos como belos, os Morlocks são pobres, discriminados por sua aparência não natural, “feios” e obrigados a roubar para sobreviver.

Vivendo nos túneis subterrâneos de Nova York, os mutantes excluídos encontram nos Morlocks uma família. Isso acontece, pois tendo a aparência que têm, grande parte destes mutantes não são aceitos na sociedade.


Callisto era a líder original dos Morlocks quando os personagens apareceram nos quadrinhos. Ela começou procurando criar um lar para si e para mutantes como ela depois de conhecer Caliban. A mutante já foi tanto aliada quanto inimiga dos X-Men, principalmente porque seus objetivos fizeram com que os dois grupos tivessem visões totalmente diferentes de mundo.

Callisto ganha muito respeito por sua liderança e experiência em combate. Seus poderes consistem em: sentidos aguçados de visão (incluindo visão noturna), audição, olfato, paladar e tato. Também possui suas habilidades físicas aprimoradas, como força sobre-humana, velocidade, agilidade etc. Também há sugestões de que seu poder mutante lhe concede um brilhantismo tático que lhe permite ver a melhor maneira de se envolver em qualquer conflito.


⊗ Tempestade, a líder dos X-Men

É praticamente desnecessário apresentar Ororo Munroe e seus poderes de controlar o clima. Criada por Len Wein e Dave Cockrum, a primeira aparição da mutante foi na icônica Giant Size X-Men #1. Posteriormente, Tempestade passou por um longo período de adaptação, e isso fez com que ela se afeiçoasse muito a Colossus e Noturno, 2 estrangeiros como ela, e a Jean Grey, a amiga que a ajudou a se adaptar. Depois disso, Ororo ainda criaria uma relação praticamente maternal com Kitty Pryde.

No entanto, não foi apenas de bons acontecimentos em relações que permearam a vida da mutante. Quando Jean Grey, sua melhor amiga, foi possuída pela entidade Fênix e posteriormente precisou se sacrificar, Tempestade foi uma das pessoas que mais sentiram a perda. É após essa saga que Scott abandona a liderança dos X-Men, e a responsabilidade fica a cargo de Tempestade. Na saga da Ninhada, a Amazona dos Ventos é infectada com um ovo da raça alienígena depositado em seu corpo. Esse acontecimento faz com que Ororo chegue inclusive a pensar em suicídio. Felizmente, de última hora, a salvação chega através dos alienígenas Acanti, que são semelhantes a baleias.

Todos esses problemas surgindo sucessivamente fizeram com que Tempestade se sentisse pressionada. Dotada de uma personalidade calma, pacífica e equilibrada, Ororo Munroe estava diferente, e a aparição dos Morlocks aumentou essa pressão.


⊗ A história que levou até a batalha
Callisto mantém Anjo Cativo

A história da batalha se passa entre as edições 169 e 171 de Fabulosos X-Men. Anjo é sequestrado e os X-Men se veem obrigados a rastrear o sequestrador até chegarem no subterrâneo de Nova York. Ao chegar no local, os heróis são imediatamente atacados por figuras estranhas, e embora tenham vencido a primeira batalha, Kitty, que recebera a função de examinar o local, não retorna. A jovem Pryde foi atacada por uma mutante chamada de Praga, cujos poderes são de infectar com uma doença letal aqueles que ela toca.

Os X-Men seguem seu caminho através dos túneis subterrâneos, até que finalmente encontram Anjo, mas Warren está preso e amarrado. Quem o mantém como cativo é Callisto, a líder dos Morlocks, que o sequestra com o objetivo de fazer do mutante seu príncipe. Isso por causa do contraste, ela considerada feia, assim como todos os Morlocks, queria para si aquele que era um dos mais belos mutantes, um anjo.

Durante todo o debate pela vida de Warren, Tempestade surpreendida por Praga, que a infecta com sua doença, fica imediatamente doente e muito fraca. Os X-Men restantes (Noturno e Colossus) desejam lutar, mas seus números são risíveis perto das dezenas de morlocks sedentos por sangue.


⊗ O combate até a morte

Calliban que estava cuidando de Kitty, surge com ela em seus braços. O Morlock apaixonado pela jovem mutante quer que Praga a cure, mas Callisto não permite. Sentindo que a demora causará a morte de Kitty, Noturno desafia Callisto pela liderança dos Morlocks, mas Tempestade interrompe o desafio. Enquanto líder dos X-Men, Ororo sente que essa é a obrigação dela, e ela mesmo doente se prepara para enfrentar Callisto em uma batalha até a morte.

A batalha começa. Callisto, a Morlock precisa, impiedosa e calculista, contra Tempestade, a X-Woman calma, centrada e pacifista. Utilizando sua faca, a Morlock fere diversas vezes Ororo com golpes rápidos e certeiros, ela sabe que tem a vantagem, pois Tempestade não comprometerá seu pacifismo para vencer a luta. É aqui que Callisto, os X-Men, o público e até a própria Deusa dos Ventos são surpreendidos. Tempestade utiliza sua capa para prender o braço armado de Callisto e a esfaqueia diretamente no coração. Implacável, Ororo observa sua rival cair no chão e vai embora.


Callisto é derrotada por Tempestade

Noturno inclusive fica assustado com a mudança de postura de Tempestade. Ressaltando que a sorte é que embora Callisto tenha sido ferida no peito, ela foi salva imediatamente por um dos Morlocks que era curandeiro. Tempestade, por outro lado, aponta que isso não fazia diferença, uma vez que ela havia aceitado o combate até a morte, ela estava ciente das consequências para salvar Kitty. Ela atacou Callisto para matar.


⊗ A nova liderança

Tempestade então finalmente reivindica a liderança dos Morlocks, seguindo suas leis, eles devem obedece-la, e suas ordens são claras:

Morlocks, por direito de combate, eu, Tempestade sou sua nova líder, minhas palavras são lei. Se vocês desejam viver longe da humanidade nestes túneis, centenas de metros abaixo das ruas de Nova York, que seja! Mas vocês não tratarão mais aqueles que não vivem aqui como presas. Vocês não os atacarão, seja por dinheiro ou por esporte. Vocês não sequestrarão suas crianças para compor seus grupos, vocês não os matarão.

Assim, os X-Men conseguem sair dos túneis e retornar a mansão X para serem curados. Mas este momento de triunfo nos dá uma percepção de um defeito de Tempestade. Nos meses seguintes, ela deixa de verificar os Morlocks, basicamente abandonando-os e deixando-os sem liderança ou direção. Ela se concentra em seus próprios problemas e em sua liderança nos X-Men. Só mais tarde, percebendo que sua negligência permitiu que o mutante Masque assumisse o controle dos Morlocks, fazendo com que eles se levantassem novamente como uma ameaça muito mais perigosa.


⊗ Uma amizade entre rivais

A rivalidade entre as duas não cessou, mas ambas se mostraram razoáveis uma com a outra com o decorrer do tempo. Durante a saga “Massacre de Mutantes”, onde os Carrascos exterminaram diversos Morlocks e feriram gravemente Anjo (que perdeu suas asas), Kitty (que ficou presa em seu estado intangível) e Noturno (que ficou em coma), Tempestade se sentiu completamente perdida enquanto líder dos X-Men.

É Callisto quem dá um choque de realidade em Ororo, falando verdades duras, mas trazendo a mutante de volta a seu senso crítico.

Você acha que é a unica passando por dificuldades? Pense duas vezes, Amazona dos Ventos! Abra seus olhos. Todos nós estamos feridos! As coisas ainda vão piorar antes de chegar ao fim. A vida não será a mesma nem para os Morlocks, nem para os X-Men. Mas eu não vou abandoná-los. Se você fugir, o que será dito a Colossus, a Noturno ou Lince Negra? O que dizer sobre aqueles que morreram para aqueles que estão aguentando firme? Se o sonho de Xavier não é o suficiente para lutar, então por que sangue foi derramado por este sonho? Um dia eu terei de volta a liderança dos Morlocks e posso até te matar, mas eu te respeito, Ororo. E eu quero ver você sendo digna desse respeito.


Esse discurso é muito importante para que Ororo retorne a luta pela sobrevivência durante a saga

⊗ Uma relação que deveria ser ainda mais explorada

Após o Massacre de Mutantes, Callisto passa um tempo com os X-Men. Posteriormente, ela e Ororo se tornariam aliadas em outras situações, como quando salvou o Professor X de uma multidão anti-mutante. Quando resgatou o Quarteto Futuro da mutante Analee. Mas, principalmente, na batalha da arena de gladiadores criada pelo vilão Masque. Essas alianças geraram um respeito mútuo entre ambas as partes.

Desde os conflitos iniciais, até Tempestade posteriormente devolvendo a liderança a Callisto com um pedido de desculpas a todos os Morlocks por falhar em sua função, há muitos altos e baixos nessa rivalidade. A relação entre Callisto e Ororo nos dá um exemplo de que uma rivalidade quando é bem escrita, pode gerar belos frutos.


E é interessante apontar, que durante os eventos do Alvorecer do X, especialmente em Carrascos (Marauders), vemos Tempestade e Callisto sendo honestas, gentis e principalmente, dividindo um sentimento de gratidão mútua. Aquilo que um dia fora uma batalha entre a morte, evoluiu para um respeito que poucas pessoas poderiam compreender.

Vale lembrar também, que no quinto episódio de X-Men: A Série Animada há uma adaptação do confronto entre as mutantes, apenas com algumas diferenças no enredo.

O que você acha da relação entre Callisto e Tempestade afinal? Acredita que deveria ser mais explorada nas HQs atuais? Diga também nos comentários se acredita que faltou alguma informação.