QUADRINHOS

Artistas falam sobre nova versão especial de Giant-Size: X-Men #1

Em 1975, o escritor Len Wein e o artista Dave Cockrum transformaram completamente os quadrinhos dos mutantes. Pois o resultado foi Giant-Size X-Men #1, que mudou a formação original dos X-Men, para uma equipe mais diversificada e interessante. Essa HQ certamente se tornou um ponto de virada para os heróis, levando as histórias dos mutantes para outro nível de qualidade.


O lançamento das HQs atrasaram pela pandemia, mas agora, Giant-Size X-Men: Tribute to Wein & Cockrum chegará às lojas de quadrinhos americanas. 37 dos principais artistas da Marvel se reuniram para recriar esta história inegavelmente épica. Cada um deles redesenhando uma página em homenagem a esta obra-prima da Marvel. Assim, alguns desses artistas falaram um pouco desse projeto, confira.

⊗ Mark Books

Quando criança, os X-Men foram os primeiros quadrinhos que li. Len Wein e Dave Cockrum foram influências fundamentais para eu me tornar um ilustrador de quadrinhos. Poder contribuir para a recriação de algo que singifica tanto para mim é uma honra e um privilégio. Esta tarefa, junto com a pressão que a acompanha para fazer justiça a Len e Dave, é algo que estou emocionado em assumir. Isso como um agradecimento por mostrar a um garoto nerd que está tudo bem ser diferente e seguir seu próprio caminho.

Capa Giant Size tributo a Wein e Cockrum

⊗ Carlos Gomez

Quando surgiu a oportunidade de fazer parte desse projeto incrível, não pude dizer não. Uma cópia do quadrinho original está na minha estante desde muito tempo. A HQ tem a melhor capa, a nova formação de mutantes rompendo a quarta parede, chegando em direção ao leitor enquanto a Primeira Classe observa atônita, é simplesmente genial. Essa inspiração e novas ideias preenchem o quadrinho do início ao fim.

A ideia inteligente de cada artista desenhar uma página me faz, de certa forma, me ver como leitor novamente, esperando pacientemente para ler um dos meus quadrinhos favoritos mais uma vez com uma nova arte. O que é simplesmente fantástico! Como uma criança de meados dos anos 80, sempre amei os X-Men. Os desenhos dos X-Men por si só fizeram o truque. Portanto, fazer parte deste projeto é uma experiência muito humilde e me deixa muito orgulhoso de fazer parte da família Marvel.

⊗ Marco Checchetto

Estou profundamente grato por ter sido escolhido para fazer parte deste quadrinho. Cada vez que tenho que fazer uma homenagem a livros que fizeram a história da Marvel, é uma experiência preciosa pela qual sou extremamente grato. Tudo parece um presente. Eu cresci lendo X-Men e adoro esses personagens. Agradecimentos a Len Wein, Dave Cockrum e à Marvel!

⊗ Marguerite Sauvage

Andando pelo caminho dos gigantes, essa é a sensação. Algo muito desafiador, mas de uma boa maneira, para aprender mais!


⊗ Carmen Carnero

O que eu adoro nos X-Men é sua capacidade de se reinventar por meio de variações nas escalações das equipes “clássicas”. Giant-Size X-Men foi a primeira vez que isso aconteceu, e está claro que a nova equipe multicultural/ multinacional foi certamente um sucesso. Ela apresenta personagens que agora são lendas dos X-Men. Ela mostrou o caminho para todos, o que, para mim, torna o trabalho de Wein e Cockrum uma obra-prima. Graças a aquela HQ, a população atual de Krakoa não pode ser contada com apenas duas mãos.

⊗ Marcelo Ferreira (Artista brasileiro)

Quando recebi o convite para o projeto, não poderia ficar mais feliz. Foi uma verdadeira conquista fazer parte da tradição dos X-Men, em tão boa companhia, de tão grandes artistas neste quadrinho de homenagem!


⊗ Joshua Cassara

Estou extremamente honrado por fazer parte desta celebração da obra-prima de Wein e Cockrum. Admito que nunca o li até ficar muito mais velho e trabalhar com quadrinhos, mas acho que tenho um grande apreço pela arte que o envolveu por causa disso.

O que realmente me impressionou ao estudar as páginas de Cockrum, foi o quão sólido e forte era o seu trabalho com os personagens. Há tanta profundidade no desenho, mas também na forma como ele contou a história. Ele e Wein eram mágicos juntos. Quero dizer, eles criaram Noturno! Preciso dizer mais?

Além disso, recentemente fiz um desenho de duas páginas em X-Force, de uma cena de bar cheia de mutantes. Bem no meio dessa loucura, desenhei o Sr. Cockrum sentado e olhando para uma de suas outras criações, Black Tom Cassidy. Foi a minha pequena forma de homenagear um grande artista e sua contribuição para os X-Men.


⊗ Valerio Schiti

Conheci este livro porque li uma reedição em italiano quando era criança e, claro, adorei. Eu li algumas vezes na época, mas deixei essas páginas fechadas por pelo menos vinte anos. Então você pode imaginar minha surpresa quando me pediram para fazer uma homenagem e descobri que depois de abrir o arquivo pdf para escolher minha página, que me lembrei de quase todas elas, todas as cenas de ação. Como profissional, desejo um dia ter um estilo tão sólido e impressionante como o de Cockrum, algo capaz de realmente deixar uma marca na mente do leitor.

⊗ Stephen Segovia

Fazer parte de Giant-Size X-Men: Tribute to Wein & Cockrum #1 é provavelmente a maior conquista da minha carreira de quadrinhos.

⊗ Bernard Chang

Eu cresci lendo e colecionando Fabulosos X-Men nos anos 80. Hipnotizado por algumas das maiores equipes criativas da história dos quadrinhos, incluindo os lendários Len Wein e Dave Cockrum. Giant-Size X-Men #1 foi um dos Santos Graals dos quadrinhos na minha época. Ter a oportunidade de contribuir com este projeto é a realização de um sonho de infância.


Afinal, você já leu a HQ original? Diga o que acha dela. Além disso, diga se está ansioso para essa repaginada no clássico. O tributo ao escritor Len Wein e ao artista Dave Cockrum estará nas bancas americanas dia 30 de setembro.

Fonte: Marvel