QUADRINHOS

10 Coisas que você não sabia sobre o Pássaro Negro, o “X-Jato”

Quando se fala de transportes de super heróis, o Pássaro Negro (ou X-Jato) é facilmente lembrado. O transporte aéreo de alta potência aparece em todas as mídias em que os X-Men já apareceram. Ainda assim, há algumas coisas que você pode não saber sobre o veículo. Confira abaixo uma lista com 10 coisas que você pode não saber sobre o Pássaro Negro.


⊗ 1. AS PRIMEIRAS APARIÇÕES

O primeiro transporte aéreo dos X-Men não é exatamente uma versão oficial do Pássaro Negro. A edição 20 de Fabulosos X-Men revela que Professor X comprou um jato particular e o utiliza para enfrentar o vilão Lúcifer. Esse vilão fazia parte de uma raça de alienígenas que tentou invadir e dominar a Terra. Lucifer inclusive, foi quem causou o acidente que deixou o Professor X paraplégico.

Eventualmente, aquele avião foi substituído pelo Stratojet (imagem acima). Este que era uma versão de um jato real chamado SR-71 Blackbird. O Stratojet estreou em Giant-Size X-Men #1, mas não durou muito; o avião foi destruído em X-Men #94 pelo Conde Nefaria. Na edição seguinte, tentando impedir Nefária, Pássaro Trovejante, irmão de Apache acabou morrendo em um acidente aéreo.


⊗ 2. JÁ FOI DA S.H.I.E.L.D.

O Professor X é milionário e para ele comprar um jato particular não foi problema. Mas apesar de sua riqueza, o Pássaro Negro sucessor do Stratojet destruído por Nefária, ao invés de comprado, foi pego da S.H.I.E.L.D.

Nos quadrinhos da Marvel, os modelos de jatos “Blackbird” não foram desenvolvidos como parte do programa de reconhecimento dos Estados Unidos como na vida real. Em vez disso, seu design foi comprado da corporação aérea Lockheed pela S.H.I.E.L.D.

As circunstâncias exatas disso permanecem sem esclarecimentos, mas seja por meio de uma troca amigável ou de algum truque, os X-Men receberam um RS-150 Blackbird sem ter que pagar por ele. Alguns escritores ocasionalmente se referiram a esta versão do avião como SR-73, embora isso nunca tenha sido oficializado. De todo modo, avião mudou tanto com o passar dos anos, que sua conexão com o original desapareceu.


⊗ 3. LOCKEED SR-71 ‘BLACKBIRD’

Este é o modelo a qual os quadrinistas usaram como inspiração para o Pássaro Negro. O design original apresentado nos quadrinhos, bem como nos filmes (particularmente em X-Men: Primeira Classe), é uma versão inspirada no avião furtivo SR-71 Blackbird. Este avião experimental voou em missões de espionagem secretas durante a Guerra Fria. Em suas missões, o piloto voava em velocidades supersônicas e grandes altitudes. O avião voava tão alto que o piloto precisava usar equipamento de astronauta.

Ironicamente, nos filmes os X-Men e até mesmo nos quadrinhos as vezes, os X-Men não utilizam roupa de astronauta nem mesmo quando vão para o espaço.


⊗ 4. MELHORADO POR FORGE

Para cada vez que o Pássaro Negro ficou danificado, os X-Men precisaram fazer reparos e atualizações no veículo aéreo. Durante a transição dos heróis para os anos 90, o Professor X pediu para o mutante Forge utilizar suas habilidades para melhorar o veículo. Forge é um gênio da mecânica e tem habilidades para criar e aprimorar máquinas.

O mutante integrou os sistemas já altamente avançados do avião com a tecnologia Shi’ar, cujo aspecto mais importante era um dispositivo de camuflagem. Isso tornou o Pássaro Negro invisível, dando aos X-Men outro elemento de furtividade enquanto tentavam manter suas ações ocultas. Vale apontar que Forge também inseriu a tecnologia para melhorar o Cérebro.


⊗ 5. INTEGRAÇÃO COM O CÉREBRO

Outra atualização que Forge deu ao Pássaro Negro envolvia a invenção mais importante do Professor X. Forge ajudou Xavier a integrar o Cerebro no sistema do avião. Isso permitiu que usuários não telepáticos localizassem mutantes ao redor do mundo. Assim era possível localizar mutantes e ir em seu auxílio em segredo absoluto.

O jato mantém uma velocidade máxima de 2900 km/h. O que significa que os X-Men podem chegar aos mutantes necessitados virtualmente em qualquer lugar do planeta em horas.


⊗ 6. BRINQUEDOS

Como dito anteriormente, o Pássaro Negro aparece na maioria das adaptações dos X-Men em várias mídias. Isso fez do veículo dos mutantes um brinquedo muito óbvio de se investir. Por causa do sucesso de X-Men: A série animada, numerosas versões de plástico do jato foram produzidas ao longo dos anos.

Há no entanto, uma versão muito boa do brinquedo com a qual muitos brasileiros infelizmente não estão familiarizados. A empresa Toy Biz produziu um mini Pássaro Negro na década de 90, uma versão de um piloto da aeronave com acento injetável. Infelizmente essa versão não foi aproveitada nos quadrinhos até o momento.


⊗ 7. DECOLAGENS E POUSOS

Além da Sala de Perigo e do Cerebro, a mansão continha um hangar que abrigava o jato. O Pássaro Negro costumava decolar por um túnel através do local chamado “Devil’s Rock”, mas o local foi destruído por Kitty Pryde. A mutante utilizou o propulsor do Pássaro Negro para exterminar um demônio da raça N’Garai que invadiu a mansão. Ligar o jato com os portões fechados fez com que o veículo destruísse o local.

Desde a reconstrução da Mansão, o hangar foi realocado sob a quadra de basquete. Após a decolagem e o pouso, uma buzina soa um aviso para que alguém próximo desocupe a área. Os alunos são aconselhados a se moverem imediatamente, assim que soar a buzina.


⊗ 8. BOMBARDEIRO B-2

Existem inúmeras versões do jato Pássaro Negro, inclusive em realidades alternativas, contudo, uma das versões mais interessantes está em X-Men Ultimate. Ao invés de se inspirar no jato SR-71, esta versão segue o modelo do bombardeiro furtivo B-2 (Northrop B-2 Spirit). O bombardeiro tinha ganhado proeminencia quando os quadrinhos começaram a circular no início dos anos 90.

A nave entrou em serviço em 1997 como o segundo avião furtivo lançado no mundo, após o Lockheed F-117 Nighthawk. Embora originalmente concebido como um bombardeiro nuclear, o B-2 foi usado pela primeira vez em combate na Guerra do Kosovo em 1999. Mais tarde serviu também nos conflitos do Iraque e do Afeganistão.


⊗ 9. X-JATO

O Pássaro Negro aparece em quase todos os filmes em que os X-Men apareceram desde X-Men O Filme nos anos 2000. Foi nos longas que a nave foi chamada de “X-Jato” e, desde então, os quadrinhos começaram a chamar também.

As variantes tendem a tornar o jato mais avançado ou menos, dependendo da era em que se apresenta. O SR-71 original serve como o primeiro meio de transporte da equipe em X-Men: Primeira Classe, enquanto variantes futurísticas aparecem em outros filmes, inclusive uma variante com o Cérebro integrado em Dias de um Futuro Esquecido.


⊗ 10. ESTÁ CADA VEZ MENOS ÚTIL

Como quase tudo na era do “Alvorecer do X” nos quadrinhos, o Pássaro Negro sofreu uma mudança. No caso da nave, não é uma mudança com relação a suas peças ou design, mas sim de utilidade.

Graças aos portais fornecidos pelas flores Krakoanas, os X-Men agora têm acesso instantâneo a praticamente qualquer lugar do planeta. Como resultado, o Pássaro Negro se tornou um pouco desnecessário. Porém ele ainda não é totalmente inútil, pois há locais que não reconheceram Krakoa enquanto nação. Por isso, não há portais em todos os locais do mundo, pelo menos ainda não. Embora possa se tornar eventualmente inútil, os X-Men ainda mantém diversos modelos do jato para irem a diferentes locais, incluindo o espaço.

O próprio Pássaro Negro se encontrava enterrado em solo krakoano pelo Magneto, mas foi ele mesmo que mais tarde em ANJOS CAÍDOS #5 o retirou do solo e o entregou a mutante Psylocke (Kwannon) para ser usado em suas missões.


Essas são apenas algumas curiosidades sobre o veículo dos mutantes, você conhecia todas elas? Achou que faltou algo sobre o Pássaro Negro na lista? Diga nos comentários.

Fonte: CBR