OUTROSQUADRINHOS

10 coisas dos quadrinhos dos X-Men que os fãs preferiam esquecer

Com milhares de edições lançadas, os quadrinhos dos X-Men da Marvel Comics possui quase 60 anos de história. Com uma vida tão longeva, é fácil dizer que a equipe possui inúmeras HQs que certamente permanecerão no imaginário popular. Contudo, nem só de boas fases viveram os nossos heróis. Hoje o Universo X-Men traz uma lista com 10 momentos dos quadrinhos dos X-Men que por algum motivo em específico, alguns fãs preferem esquecer. Sim, nós estamos aqui para lembrá-los rs.


É sempre bom ressaltar que essa é uma lista opinativa. Há a possibilidade de que você discorde da nossa opinião e é justamente por isso que incentivamos o debate na área dos comentários. Também vale lembrar, que essa lista não é um ranking, os momentos dela não estão em ordem do pior para o melhor, mas sim em ordem aleatória.

⊗ 1. A Paixão de Charles Xavier por Jean Grey

Jean Grey faz parte da fundação dos X-Men, uma dentre os 5 membros originais, além de ser uma das mutantes mais importantes da história dos quadrinhos. A relação paternal que a ruiva tem com Professor X é extremamente bonita, a ligação que o telepata tem para com seus alunos é muito profunda. Acontece que alguns diálogos dos quadrinhos tiram um pouco dessa beleza.

Nas Hqs iniciais os fãs descobrem que o Professor X amava sua aluna, uma adolescente e até mesmo a ruiva descobriu sobre isso. Durante a saga Massacre, os sentimentos negativos do Professor X e de Magneto se uniram criando um ser ainda mais poderoso. Nessa saga Jean Grey teve acesso a mente de Xavier e lá acabou vendo algo que ela jamais imaginou. Jean revisa um momento em que Charles pensa que ela é a mulher que ele amava e que era impossível para ele não se preocupar com ela. Jean entrou para os X-Men com 15 anos, o que por si só já é um tanto esquisito, a coisa piora quando pensamos que Xavier conheceu ela ainda criancinha.


⊗ 2. Sexo na frente da mãe

Em fabulosos X-Men #440 temos uma cena bastante chocante para dizer no mínimo. Anjo estava muito preocupado por amar Escalpo e ao mesmo tempo, preocupado em levá-la em missões e ela morrer, algo que ele consideraria sua culpa, visto que ele era o líder da equipe. O mutante, em uma visita dos X-Men a casa da família de Paige, chega a conversar com a mãe dela sobre o assunto. Escalpo que escutou tudo, ficou revoltada com a covardia de Anjo por não dar um próximo passo na relação deles por medo.


A mutante sai de casa e o X-Man vai atrás, eles acabam conversando e fazendo as pazes, enquanto os X-Men e a mãe da menina observam tudo. Assim, eles finalizam a briga com um beijo apaixonado correto? Errado. Anjo leva Escalpo voando para o céu, e o casal começa a transar voando na frente dos amigos e da própria mãe da jovem, que escolhe sair do recinto ultrajada enquanto Wolverine pega as roupas da dupla ainda no ar. Como se não bastasse, Paige era apenas uma adolescente quando isso aconteceu.


⊗ 3. O confuso retcon de Xorn

Esse é um retcon que não apenas alterou a continuidade de um personagem, como foi extremamente confuso. Xorn, personagem apresentado na fase de Grant Morrison ganhou o público, mas o roteirista criou o personagem com um fim determinado e isso não agradou a Marvel.

Xorn foi apresentado como um chinês que utilizava uma máscara e caso ele tirasse, a energia contida ali poderia destruir todo o planeta. Ele acaba indo para a mansão X e seus poderes curativos fazem com que Professor X volte a andar. Ele também se torna professor no Instituto e passa a ser um membro importante para a escola. No entanto, Xorn se revela como Magneto (que supostamente estava morto), ele havia criado todo um plano para poder se infiltrar no instituto para boicotá-lo de dentro para fora, inclusive, quando ele sai da mansão, consegue levar alguns de seus alunos como acólitos. Assim descobrimos que tudo era falso, até mesmo a cura de Xavier não passava de nano robôs comandados pelo vilão. Posteriormente, após confrontar os X-Men e perder, Magneto utiliza o resto de suas forças para matar Jean Grey, com ódio, Wolverine o assassina.

Aparentemente até então, essa história foi toda planejada por Morrison, mas ela não parou por aí. O fato do público ter se afeiçoado a Xorn, somado ao fato dos editores da Marvel não quererem dar um fim definitivo a Erik, fez com que algo novo fosse adicionado. Em X-Factor é revelado que o suposto vilão morto por Wolverine era na verdade Xorn, se fingindo de Magneto, que estava sim vivo , mas em outro local. Posteriormente também é revelado que o Xorn que morreu, tinha um irmão gêmeo, que foi chamado de Shen Xorn.


⊗ 4. Retcon da Fênix Negra

A Saga da Fênix Negra é uma das, se não for a saga mais icônica dos quadrinhos dos X-Men. Nela vemos uma gentil e querida Jean Grey, se transformar aos poucos num ser seduzido pelo poder, que pratica atos nefastos. Incluindo exterminar bilhões de vidas indiretamente ao consumir uma estrela de um sistema solar. Todo o desenvolvimento da história torna o sacrifício de Jean Grey no final extremamente doloroso, sua morte inclusive, foi comparada a icônica morte de Gwen Stacy dos quadrinhos do Homem Aranha. Esse impacto se perde quando os quadrinhos revelam que Jean Grey na verdade estava viva e que Jean não matou ninguém.


Os quadrinhos explicam que a Força Fênix duplicou o corpo de Jean Grey e deixou a mutante original em um casulo submarino, a entidade então passa a acreditar que ela é de fato Jean Grey, com suas memórias e sentimentos. A verdadeira mutante retorna viva em X-Factor, sua volta faz com que Ciclope abandone Madelyne Pryor e o filho Nathan para ficar com sua amada. Esse último acontecimento inclusive, facilmente poderia entrar na lista, afinal, o que Scott fez naquela época ia completamente contra tudo o que os fãs compreendem sobre o personagem e é uma mancha na história do mutante até hoje.

Esse retcon com Jean Grey tira todo o impacto e o peso dos atos da ruiva, além do fato de que julgá-la por algo que ela sequer fez é algo muito incoerente. Outra coisa que os fãs querem esquecer, é o fato de que agora a Fênix já não é mais um elemento tão icônico quanto era nos anos 80. O ser cósmico que antes possuía uma única hospedeira, agora passa mais de mão em mão que nota de 10 reais, até mesmo os Vingadores brigaram por ela recentemente.


⊗ 5. Mercúrio e Feiticeira Escarlate

Embora esse seja o quinto item da lista, é possível dizer que de todas as coisas que vamos dizer, essa fica incesto lugar.

O Universo Ultimate foi criado para tentar captar o público dos filmes dos X-Men nos anos 2000. Assim, tínhamos histórias com temas mais densos, pesados e adultos, algumas interessantes, outras por outro lado, somente bizarras.


“Rechaçado por seu pai, desesperado por sua mãe… Pietro encontra em Wanda um tipo de amor que nenhum de nós entenderia”

Nesse caso, estamos falando dos gêmeos Pietro e Wanda Maximoff que tiveram uma cena de sexo. Não sendo o suficiente, há o fato de que Pietro se sentia atraído pela irmã justamente porque ela parecia com a mãe dele, Magda. Como cereja do bolo, durante a cena, temos os gêmeos iniciando um ato sexual, enquanto Wolverine está escondido em um arbusto assistindo tudo. Você possivelmente está se perguntando “Por que?”. A verdade é uma só, ninguém sabe.


⊗ 6. Wolverine pedófilo

Com o item anterior, é possível perceber que Wolverine no Universo Ultimate tinha algumas questões sexuais para tratar. Invadir a privacidade de um “casal” no entanto, não chega nem perto de ser tão ruim quanto o fato de que o personagem não era apenas um assediador, mas sim um assediador pedófilo.

As insistentes investidas que ele deu em Jean Grey irritaram tanto a mutante que, em Homem-Aranha Ultimate #66 e #67, temos as consequências das ações da telepata. Querendo dar uma lição no Carcaju, ela decidiu trocar a mente de Logan com um adolescente, mas sem querer, ela acabou colocando a mente do mutante no corpo do jovem Peter Parker. A história decorre e somente no final temos informações do que aconteceu no encontro entre Logan (no corpo de Peter) e Mary Jane (que tinha apenas 15 anos).


Após Jean Grey desfazer a troca, Peter vai visitar Mary Jane que já reclama com o namorado dizendo que no dia anterior ele estava sendo um babaca. Peter se desculpa sabendo que quem fez tudo foi Logan e ele não poderia explicar, mas se surpreende com as palavras finais da garota. O que MJ diz dá a entender que Logan tentou força-la a transar com ele insistentemente embora ela tivesse negado mais de uma vez.


⊗ 7. Noturno o padre fake

Uma das características mais marcantes da personalidade de Noturno é sua fé incomensurável no Deus Cristão. É bastante comum em vários enredos das HQs surgir diálogos profundos sobre o que é certo ou errado na visão de Kurt de acordo com seus dogmas. Durante o evento Guerra Santa, os fãs presenciaram esse lado religioso de uma forma no mínimo… curiosa.

Em certo momento das HQs, é revelado que Noturno começou a estudar para se tornar um padre. Em fabulosos X-Men #408 ele confirma que finalmente conseguiu, embora nenhuma página mostre a cerimônia. Chuck Austen assumiu as HQs em Fabulosos X-Men edição 410. Segundo rumores, Austen não gostava de ver Noturno como sacerdote. Nas edições seguintes, o mutante começou a ter uma crise de fé, que culminou no retcon que revelou que na verdade ele nunca foi padre.


Nos quadrinhos, isso tudo foi uma trama dos membros da Igreja da Humanidade, que conseguiram criar uma ilusão na mente de Noturno, para que ele pensasse que se tornou realmente um padre. O plano deles no final era de alguma forma torná-lo Papa, depois revelá-lo como mutante, para causar a destruição da igreja católica e da mutandade ao mesmo tempo. Dá para levar uma história dessas a sério?


⊗ 8. A transformação de Fera no “cientista louco”

Henry “Hank” McCoy é um dos membros fundadores dos X-Men assim como Jean Grey. Durante esses quase 60 anos de história dos mutantes ele já passou por inúmeras HQs extremamente importantes. Assim como todos os outros personagens, Fera evoluiu e mudou bastante com o passar dos anos, acontece que algumas mudanças não são exatamente agradáveis.

Dos anos 60 até os anos 90, vimos o personagem mudar muito mais em aparência, pois sua personalidade simpática, carismática e bonachona permaneceu praticamente a mesma. Contudo, a partir dos anos 2000, o mutante começou a mudar de forma um pouco mais contundente. No início do arco de Novos X-Men, onde 16 milhões de mutantes foram exterminados, Fera aparece fazendo piada com os restos mortais de um dos mutantes mortos. Daí para frente, a personalidade do mutante mudou cada vez mais.


Assim, vimos Fera ceder ao seu egocentrismo e colaborar com vilões como Dr. Doom, MODOK, até mesmo o Fera Negro, sua contraparte vilanesca de outra realidade. Arrogantemente o mutante trouxe a versão do passado dos 5 X-Men originais para o presente, arriscando a destruição do multiverso a ponto do próprio Uatu, o Vigia dizer que tinha nojo dele. No enredo “Caixa Fantasma” Fera usa um laser para destruir toda uma realidade alternativa. Em Vingadores Secretos, ele destruiu uma cidade subterrânea. Os X-Men escaparam da Invasão Secreta porque Fera usou um patógeno para envenenar cada Skrull que invadiu a Costa Oeste, ou seja, genocídio. Isso sem falar do comprometimento dele com a equipe dos Illuminati, que cometeram genocídio multiversal. Mais recentemente, as experiências de Hank com os membros da nação de Terra Verde também trouxeram problemas aos X-Men. Enfim, o mutante se tornou alguém extremamente questionável


⊗ 9. Fanático e Mulher-Hulk

É unanimidade dentre os fãs que o escritor Chuck Austen tomou algumas decisões certamente polêmicas com relação aos X-Men. Contando o retcon do segundo Xorn, a história do Noturno Papa e o sexo entre Anjo e Escalpo na frente da mãe, temos histórias de Austen sendo citadas quatro vezes nessa lista. E no caso dessa, a indignação dos fãs foi tão grande que precisou de um retcon só para desfazer.

Em Fabulosos X-Men #435, Fanático que foi preso e seu julgamento foi marcado. Assim, o vilão precisou de uma advogada, que não foi ninguém menos do que Jennifer Walters, a Mulher-Hulk. A relação da advogada com o cliente faz com que os dois simplesmente se aproximem e tenham uma noite de amor. Já não é bom o suficiente o fato de que Mulher-Hulk é uma heroína defendendo um “vilão”, mas transar com ele, embora definitivamente não seja crime, também não é lá muito ético. Mas o que chocou mesmo os fãs da época foi a visão do quarto de hotel destruído.


A reação negativa dos fãs fez com que alguns outros escritores brincassem com o acontecimento. O próprio Wolverine rejeitou uma noite com Jennifer alegando que não ficaria com alguém que ficou com Fanático. Embora todo mundo continuasse afirmando que Mulher-Hulk fez isso, a heroína sempre negou. No final, o mistério foi resolvido quando Jennifer conheceu uma Mulher-Hulk de outra dimensão, ao perguntar se foi a versão alternativa que transou com Fanático, Walters finalmente conseguiu achar a “culpada”. Desde então o assunto parece ter sido superado.

Vale questionar no entanto, caso no lugar da Mulher-Hulk tivéssemos um personagem masculino fazendo sexo com uma vilã feminina, a reação seria a mesma? Provavelmente não.


⊗ 10. O boicote dos X-Men

Quem hoje vê os X-Men a frente dos materiais de publicidade da Marvel Comics não imagina o nível de descaso que a empresa teve com esses personagens há 7 ou 8 anos atrás. Tudo porque o domínio criativo e de uso dos personagens para as suas versões cinematográficas não estavam em posse da Marvel Studios, e sim da falecida 20th Century Fox.

O fato do MCU ter dado tão certo fez com que a Marvel Studios se tornasse a maior referência nas decisões dos quadrinhos. Assim, tudo que a Marvel Studios não tinha direitos cinematográficos passou a ser negligenciado. O elenco do Quarteto Fantástico foi explodido em uma edição, mas os X-Men foram os reais boicotados. Produtos licenciados como brinquedos e roupas não eram mais vendidos e os mutantes pararam de aparecer em jogos como em Marvel Vs Capcom: Infinite. Mas nos quadrinhos as coisas foram ainda piores.


boicote nos quadrinhos

De 2014 até o fim de 2018, a Marvel Comics iniciou um processo de boicote dos X-Men através da vilanização de alguns personagens, além do apagamento de outros. Assim, dois anos antes tivemos a Saga Vingadores Vs X-Men, onde a cisão dos X-Men nos trouxe momentos hilários, como Wolverine ficando do lado dos Vingadores e acusando Ciclope de ser um assassino. A história tem muito conteúdo excelente, que não se trata de um boicote exatamente, mas ali talvez sem querer, os roteiristas deram o gancho perfeito para o início da vilanização dos mutantes que caracterizaria o boicote dos anos seguintes.

Desse modo tivemos a morte do mutante mais popular de todos, Wolverine. Depois, o retcon que tirou a paternidade de Magneto para com Feiticeira Escarlate e Mercúrio (ainda que Erik e Pietro sejam idênticos), além do fato de tirarem a mutandade dos gêmeos, da Garota Esquilo, Deadpool e Tremor que se pensava ser mutante foi definida como Inumana. As Névoas Terrígenas passaram a ser mortais para mutantes, ou seja, o que fortalecia os Inumanos matava mutantes. Inumanos inclusive, que ganharam uma HQ com o título “Fabulosos Inumanos”. Em Extraordinários X-Men, o Instituto Xavier foi levado para o Limbo. Emma Frost, que já havia se redimido há muito tempo, foi apresentada como uma “vilã” flertando com o genocídio dos Inumanos. Isso além de muitas outras coisas.

Felizmente, agora que a Disney comprou a Fox esse boicote não está mais vigente. Ainda assim, se você quiser entender melhor a situação do boicote e o responsável por ele, você pode clicar aqui.


Menção Honrosa
⊗ Franklin Richards não é mais mutante

Como citamos no item acima, Mercúrio, Feiticeira Escarlate, Deadpool e Garota Esquilo não são mais mutantes. A mudança desses personagens aconteceu durante o período de boicote, ou seja, embora gere revolta nos fãs, o capitalismo é um argumento que a gente consegue compreender. A Marvel boicotou os X-Men para não ajudar a popularizar as propriedades da Fox, ou seja, por dinheiro. Agora nesse outro caso, o problema é que aconteceu sem existir o boicote.

Franklin Richards que havia aparecido na lista de Mutantes Ômega definidos por Jonathan Hickman em 2019, simplesmente perdeu seu status de mutante no ano seguinte. Durante os eventos da minissérie QUARTETO FANTÁSTICO + X-MEN, uma tie-in que explica o motivo de Franklin Richards ficar com seus poderes enfraquecidos, foi revelado ao final de tudo que Reed Richards, o Sr. Fantástico e pai do garoto, inconscientemente na tentativa de criar uma máquina capaz de limitar o uso dos poderes do filho, acabou criando um aparelho que na medida do tempo ia nulificando o gene x do usuário. Posteriormente, descobrimos que Franklin nunca foi mutante, apenas utilizou seus poderes de alterar a realidade para criar o gene X em si mesmo sem querer. O que os fãs esperam é que isso seja revertido em histórias futuras.


Chegamos ao fim da lista, afinal, você concorda com o que apontamos aqui? Qual desses acontecimentos é o pior na sua opinião? Diga nos comentários.