QUADRINHOS

Entenda porque Kitty Pryde achava o Professor Xavier um IDIOTA

Os quadrinhos dos X-Men têm quase 60 anos desde seu lançamento. Assim, é natural que existam inúmeras edições icônicas e diálogos que ficaram marcantes. No entanto, alguns desses diálogos embora sejam marcantes, as pessoas sequer sabem o contexto dele. Um desses diálogos se trata da frase emblemática de Kate Pryde ao xingar Charles Xavier. Hoje você poderá entender porque a até então mutante chamada de Kitty Pryde achava Xavier um idiota.


⊗ Xavier em Coma

Para entendermos a revolta de Kitty, é preciso voltar no tempo e entender uma história anterior. Hoje em dia a mutante é uma mulher adulta, respeitada e que atende pelo nome de Kate Pryde. No entanto, durante os anos 80 a heroína ainda era uma adolescente e por isso, deixá-la se arriscar era algo muito perigoso. O conflito com a Ninhada inclusive aumentou a preocupação de Xavier.

Os alienígenas da Ninhada secretamente se uniram a alguns radicais Shi’ar. Rapina sequestra Xavier e insere nele uma droga que o deixa desestabilizado. Eventualmente, Xavier precisa contatar Noturno e Kitty mentalmente, quando ele o faz, algo incompreensível acontece, pois ao utilizar sua telepatia, o poderoso telepata entra em um coma profundo.


⊗ A criação dos Novos Mutantes

Posteriormente, é revelado que em coma, Xavier se encontrava em um vazio psíquico. No local, criaturas monstruosas tenvatam devorar sua mente, ele então se manteve em fuga, mas acabou sendo capturado. Ele só conseguiu retornar, devido ao amor de Lilandra, a voz da Shi’ar o trouxe de volta. Em comemoração ao retorno de Charles, os Shi’ar realizam um jantar, que é interrompido por Rapina.

Durante o combate, Rapina junto dos aliens da Ninhada lançam uma bomba que explode perto dos X-Men derrotando-os. Assim, eles são dados como mortos e Xavier desiste da ideia de treinar mutantes para combate. É revelado no entanto, que eles estão vivos e que a Ninhada inseriu ovos nos heróis para que eles eclodissem, transformando os X-Men em hospedeiros dos “filhotes” da Rainha da Ninhada.

Embora Xavier tenha desistido da ideia de treinar mutantes para serem heróis, ele continua com a ideia de treinar mutantes para que controlem seus poderes. Assim, há o surgimento da equipe Novos Mutantes. Eventualmente Charles percebe que é necessário manter uma equipe de heróis para proteger as pessoas e assim a jovem equipe passa a fazer missões.


⊗ A indecisão de Kitty

Eventualmente, os X-Men sequestrados acabam conseguindo se safar e retornam para a Terra. No entanto, algo terrível acontece nesse retorno. O Professor Xavier passa a agir de forma completamente estranha. Descobrimos então, que dentro dele um ovo da Rainha da Ninhada existia e que não foi removido, de modo que o mutante perdeu o controle de seu próprio corpo. Uma vez que isso acontece, não é mais possível salvar o corpo do hospedeiro, esse é o início da questão entre Kate e Xavier.

Xavier possuído pelo ovo da Ninhada colocou os Novos mutantes para protegê-lo dentro do Instituto. Quando os X-Men retornam, eles voltam a mansão visando acabar com o hospedeiro e o alienígena possuindo Charles, assim uma batalha entre X-Men e Novos Mutantes se inicia. Kitty é única pessoa a conseguir chegar ao local onde Xavier está, o problema é que a menina hesita ao invés de atacar o corpo de seu tutor. Ao fazê-lo, Kitty Permite que o parasita tome conta do corpo de Charles.

A batalha entre os X-Men e a ninhada acontece e os heróis acabam vencendo, usando tecnologia Shi’ar, eles clonam o corpo de Xavier e transferem a mente dele para o clone. Assim, as coisas pareciam ter voltado ao normal, mas não para Kitty.


⊗ Kitty Pryde rebaixada

Com a batalha contra a Ninhada finalizada, a vida dos mutantes volta ao normal. Charles Xavier então apresenta a seus antigos X-Men sua nova equipe, os Novos Mutantes, que ficam felizes em conhecer seus veteranos. O problema, é que além de apresentar a nova equipe, Xavier toma uma decisão que se mostra um tanto dura. O mentor dos mutantes “rebaixa” Kate transferindo-a para a equipe dos Novos Mutantes.

A jovem é uma garota que faz amigos com facilidade e tem certa afinidade com os membros da equipe, então a questão não era sobre proximidade. Ela se sente insultada por ser uma X-Man “formada” que já participou de várias missões, ser transferida para estudar com os novos recrutas. Xavier por outro lado, alega que foi um erro da parte dele deixá-la participar de uma equipe de adultos. Ela era muito jovem e sabia pouco sobre os poderes para enfrentar os perigos que enfrentava, a questão dela com a Ninhada era apenas um exemplo disso. Ao pontuar todas essas questões para a mutante, Xavier é duro em suas palavras quando diz: “Minha decisão é definitiva”.


⊗ O PROFESSOR XAVIER É UM IDIOTA

A edição 168 de Fabulosos X-Men já se inicia com a revolta de Kitty Pryde com relação a essa situação toda. Enquanto conversa com Illyana Rasputin, a Magia, a garota aponta o quanto está frustrada.

O PROFESSOR X É UM IDIOTA! Ele é o mais cruel, malvado e o homem mais sem coração da Terra. Não é justo, Illyana. Eu mereço meu lugar nos X-Men, todos dizem isso. Por que o Professor não os escuta? Por que ele me trata como uma criança?

Illyana então aponta que sua amiga está realmente sendo infantil e que quando ela fala sobre os Novos Mutantes com tanto desprezo, faz com que eles também se sintam mal. Kate se desculpa, mas passa grande parte dos seus dias tentando demover Xavier de sua ideia de rebaixá-la. Ela tenta diversas abordagens para tentar convencê-lo, seja falando de forma amorosa, dura ou até mesmo bajuladora, mas nenhuma delas dá certo.

Posso ir a lugares que Noturno não pode, nenhuma prisão pode me conter e pouquíssimas armas podem me ferir. Eu sou inteligente professor. Eu salvei a vida dos X-Men mais de uma vez, eles precisam de mim e você sabe muito bem disso, só que é muito teimoso pra admitir.

As coisas só mudam, quando Kitty precisa fazer uma “missão” e acaba impedindo uma invasão no Instituto praticamente sozinha.


⊗ A volta para os X-Men

Na mesma edição, vemos Kitty analisando um dos computadores do Instituto, quando ela percebe uma anomalia dentro da mansão. Um ser não identificado parece ter sido identificado, então a garota vai até o local para verificar e acaba encontrando o dragão Lockheed que estava preso na nave em que os X-Men vieram do espaço. Acontece que o dragão não é a única coisa no local, alienígenas da raça Sidrian também estavam lá tentando invadir a mansão.

Como não havia ninguém dos X-Men por perto, é a própria mutante que precisa lutar com os invasores. Com o Professor Xavier em uma ligação telepática e com o auxílio do dragão Lockheed, Kitty consegue segurar os alienígenas tempo suficiente até que reforços cheguem. Após a derrota dos aliens, Professor Xavier revoga sua ordem e entende que a jovem merece seu lugar nos X-Men.

Eu nunca havia visto você em ação antes Kitty. Você mostrou uma maturidade acima de sua idade. Talvez eu estivesse errado quando a designei para os Novos Mutantes. Eu sugiro um compromisso. Você pode entrar para os X-Men em status probatório desde que não interfira com sua educação e treinamento. Se isso acontecer, você voltara para os Novos Mutantes sem protesto ou argumentação, isso é aceitável?

Kitty feliz então, aceita as condições e assim consegue se manter nos X-Men a ponto de ganhar a confiança de todos e se provar como alguém confiável. Hoje em dia, Kate é um membro respeitável do conselho silencioso de Krakoa.


Afinal, você conhecia a história pro trás da icônica frase da mutante? Diga o que achou dela.