QUADRINHOS

X-MEN RED: Escritor promete ação, intriga política e muito mais

A mutantade se expandiu e prosperou para fora da terra, e agora, o planeta que antes era conhecido como Marte foi conquistado e se chama Arakko. Será que os líderes de Krakoa podem finalmente descansar!? Nem pensar. Como vimos em Inferno e em S.W.O.R.D, o jogo interno, as alianças duvidosas e a disputa por sobrevivência irão durar por um bom tempo.


X-Men Red mostrará de perto o governo mutante dos Arakki, Tempestade como Regente do Sol e as perigosas intenções de Abigail Brand. A dupla responsável por esse épico será o escritor Al Ewing e o artista Stefano Caselli. Em entrevista para o CBR, Ewing falou sobre os temas que a HQ vai abordar e o que os fãs podem esperar. Confira a entrevista completa:

CBR: O que eu li sugere que X-Men Red é muitas coisas: um drama político com espionagem e intrigas, uma história de ação de super-heróis, e um conto de ficção científica mostrado através das lentes contemporâneas e inclusivas dos quadrinhos mutantes da Marvel moderna. É uma descrição precisa de como você imagina esta HQ?

Al Ewing: Acho que são todas essas coisas! Eu tive que pensar duas vezes sobre a coisa “pulp sci-fi”, mas eu acho que Arakko é uma espécie de local rico, e eu estou olhando para ele através de uma lente bastante considerável, por isso se encaixa. Isso é um bom resumo da HQ!

Haverá espionagem. Haverá intrigas. Definitivamente haverá ação e muitos encontros – a capa da 2ª edição promete um grande confronto entre Tempestade e Vulcano, e uma das notas que eu recebi de editorial quando eles viram o material a resposta foi: ‘Stefano vai aproveitar o máximo disso aqui.’ E esse grande, tempestuoso, clima de ação também serve para estabelecer algumas cartas na maior batalha de ideologias que montamos. Então, na 3ª edição, há uma batalha entre ômegas que se resolve de forma inesperada e faz com que ainda mais desses dominós políticos caiam. Assim, os fãs de ambos os modos devem ser bem alimentados.


Uma das figuras centrais em X-Men Red é a Regente de Arakko/Marte, Tempestade, uma personagem que você realmente parecia gostar de escrever em S.W.O.R.D. Quais aspectos da Tempestade você acha mais intrigantes? Qual das facetas dela você realmente quer explorar?

A Tempestade é ótima. Essa é a condição básica se você foi um X-Fã em qualquer período de tempo. O que me intriga sobre a Tempestade não é realmente o quão poderosa ela é – o que é uma boa notícia para os fãs de uma Tempestade poderosa, porque eu apenas trato isso como uma pergunta que foi totalmente respondida. Sim, ela é uma Mutante Ômega. Ela é uma manipuladora do clima, e há muitas partes móveis no clima, então ela é obviamente uma grande personagem. Mas eu a leio desde os anos 80 e eu a vi com poderes e sem, e por favor, perdoe-me por voltar a esse tema em S.W.O.R.D. #8. O ritmo da trama foi delicioso, tão doce e tão legal.

Tempestade me impressionou por outra razão quando eu descobri os X-Men, muito tempo atrás nas reimpressões das Guerras Secretas originais do Reino Unido – porque ela regularmente colocava Charles Xavier, o suposto chefe dos X-Men, no lugar dele. Isso é intrigante para mim, se levanta diante de desafios, que seu poder não é simplesmente colocado a serviço da voz mais imperiosa na sala. Ela questiona as coisas, questiona a si mesma. Honestamente, sinto que uma vez que você responde à questão dos níveis de poder mutantes, colocando-a em uma batalha onde esse tipo de poder não é mais muito significativo – uma intriga política, não um uma batalha física – é a melhor e mais interessante maneira de desafiá-la.

Eu também li que Abigail Brand será figura bastante proeminente em X-Men Red. O que pode nos dizer sobre o papel dela nesta HQ? E dadas as recentes revelações sobre ela em S.W.O.R.D. #11, você pode falar um pouco mais sobre sua perspectiva sobre Tempestade, Arakko e Krakoa?

Fica bem óbvio na 1ª e na 2ª edição que há duas abordagens ideológicas diferentes em ação aqui. Ororo está de um lado, Abigail está do outro.

Quando conhecemos Abigail, ela estava justificando a tortura de Colossus[na fase de Joss Whedon]. Abigail justifica muitas coisas. Mas ela é encantadora, e ela é muito elegante, então muitas pessoas olharam para a imagem que ela projeta em vez da pessoa que ela é. Só para constar, acho que o objetivo de Abigail a longo prazo é ter um jogador no palco galáctico com influência suficiente para impor ordem aos outros poderes galácticos. O Sistema Sol é sua melhor aposta para isso, e sua melhor aposta para esse papel é ela mesma. Se você perguntar, ela pode justificar tudo isso. Enquanto você discute com suas justificativas, parafraseando uma velha citação política, ela criará novas realidades e justificará essas, e assim continuará, com todos os outros parando para ver o que ela faz.

Como isso se aplica ao X-Men Red – Arakko é apenas um passo ao longo do caminho para o objetivo de Abigail Brand. Os Arakkii são simplesmente recursos a serem gastos de qualquer maneira que seja conveniente. Ela tem um objetivo maior, um objetivo moral, e, como sempre nos dizem, às vezes você tem que fazer essas escolhas difíceis para chegar lá. É isso que os heróis fazem, não é? Faça essas escolhas difíceis, e depois justifique-as.

A presença de Brand nesta HQ significa que é uma continuação do enredo e ideias que você introduziu na S.W.O.R.D e uma nova história “familiar” ao leitor. Algum outro membro do elenco dessa HQ aparecerá aqui?


São essas duas coisas, sim. Personagens favoritos estarão de volta: eu tenho planos para Wiz-Kid entrar na narrativa, Dobra e Frenesi têm coisas a dizer na 2ª edição, e Cable está lá desde o início na 1ª edição, que foi projetada para novos leitores, e projetada para dar início às várias tramas e ciclos dentro dos ciclos que estaremos seguindo.

De certa forma, isso representa o aprendizado de certas lições do que funcionou e o que não funcionou em S.W.O.R.D. Por exemplo, X-Men: Red, como você pode dizer pelo título, é muito mais focado em preocupações mutantes. Somos parte desse universo maior dos títulos dos mutantes, incluindo os Shi’ar, se você estava curioso sobre se uma HQ com Vulcano e Mancha Solar no elenco iria mergulhar nesse lado das coisas – mas eu não quero fazer nenhum uma HQ derivada que não seja uma parte vital dessa proposta. Nem mesmo com minhas próprias HQs. Se não houver um grande “X” bem no meio do evento, não vamos fazer parte dele.

Eu não quero fazer nenhuma HQ derivada onde nós apenas conectamos nossa história em uma narrativa maior – se estamos conectando naquele evento totalmente hipotético com um “X” no meio dele, essa HQ deve mudar as coisas significativamente, não apenas para nós, mas para toda a linha X. Precisa ser um evento sísmico que não pode ser ignorado e atinge o centro de tudo. Isso é uma verdade para qualquer escritor, mas se eu vou pedir para os leitores consumirem uma HQ derivada – e uma vez que esta é uma franquia de HQs ultra-conectadas que estão alojadas dentro de um universo compartilhado maior, e cada trama é tecnicamente um trama derivada – eu vou ocasionalmente trazer essas questões para você.

X-Men Red também mostrará você trabalhando com um personagem com quem você tem uma longa história, Mancha Solar. Como é voltar escrever Roberto da Costa? E como é para Roberto, um personagem que vive e planeja estar em um planeta como Arakko?

É bom voltar ao mundo do Roberto de novo, admito. Senti falta dele. Quanto ao que ele está a fazer…bem, ostensivamente ele está em Arakko fazendo negócios – seu novo empreendimento são boates, apenas porque eu pensei que ele ficaria bem em uma camisa de lapela larga junto com seu Armani, e eu estava certo em pensar assim. Mas isso é apenas o começo de suas ambições.

Como isso deixa suas relações com os Shi’ar? Cozinhando silenciosamente, que é o estilo de Roberto. Ao longo dos anos, ele desenvolveu um talento oculto para o grande esquema. Enquanto você está vendo a mão esquerda, a mão direita está fazendo o truque – geralmente algo muito grande e muito louco – e temos visto muitos truques dele ultimamente. Então, quando ele chega ao mesmo planeta onde dois de seus antigos professores estão, nós realmente acreditamos que ele só está lá para fazer uma festa? E alguém se lembra daquela capa variante onde ele está sentado no trono Shi’ar? Só estou pensando.

Duas outras figuras mutantes muito poderosas e proeminentes em X-Men Red parecem ser Magneto e Vulcano. O que pode nos dizer sobre o que eles estão fazendo na sua HQ e por qual razão eles estão fazendo essas coisas?

Com relação ao Magneto, muito já foi revelado em entrevistas como esta, então eu vou ser um pouco vago. Mas este é um Magneto que está aparecendo depois da trama de Inferno e o Julgamento de Magneto. Ele passou por muita coisa, e as vozes de pessoas como Emma Frost não têm palavras mais duras para lhe dizer do que as da sua própria cabeça. Ele se viu almejando coisas de várias maneiras. Um questionamento se…Krakoa o decepcionou? Ou ele decepcionou o sonho de Krakoa por não acreditar o suficiente? Ou demais? Talvez ele não se conheça.

Agora nós o encontramos em Arakko, e o que ele está fazendo lá se tornará óbvio na 1ª edição, e ainda mais como ele baixa a guarda e fala suas razões em voz alta para alguns velhos amigos. Chegará um ponto, seguindo em frente a partir daí, onde ele toma algumas decisões importantes que mudarão as coisas para ele, para Arakko, e para Krakoa.

Enquanto isso, Vulcano… Vulcano está enlouquecendo. Em um recente podcast X-Plain The X-Men, Jonathan [Hickman] mencionou um ponto de enredo que ele nunca teve tempo de se explorar – com muita sorte, eu tinha acabado de conseguir trabalhar isso na edição X-Men Red que eu estava escrevendo, então as pessoas que ouvem bons podcasts terão um spoiler sorrateiro de onde a cabeça de Vulcano pode estar. E depois há aqueles três alienígenas misteriosos que o transformaram mais ainda na bomba relógio que ele já é…Como essa capa variante, é um ingrediente que Jonathan deixou para nós na geladeira que eu acho que posso cozinhar em um saboroso deleite. Ah, sim, mais uma coisa menor, ele foi Imperador dos Shi’ar por um tempo, não foi? Com o ritmo acelerado da política galáctica, é quase como se isso tivesse sido esquecido. Agora, eu não sou de dizer aos Shi’ar como dirigir seus negócios, mas eu acho que Vulcano pode se sentir um pouco perturbado por essa política…


Além de um grande elenco, você também tem um novo cenário fantástico. Quanto está se divertindo construindo Arakko? Quem e quais são alguns dos aspectos e residentes que veremos e encontraremos quando X-Men Red começa?

Minha regra para Arakko é que é muito mais complicado do que você pensa. Os Arakkii não são um bando de maníacos, eles são um povo, com toda a nuance e variação que implica, que estiveram em guerra por milhares de anos, o que foi ruim, e eventualmente perderam aquela guerra, que foi pior. E depois disso, eles passaram um século ou dois nas prisões de Amenth como escravos de pessoas como Tarn, o Indiferente, e Isca, a Invencível(O fato de que ela se tornou o rosto de Arakko é algo que mais pessoas deveriam estar questionando – ela não é exatamente uma narradora confiável). Então eles sabem sobre a guerra, e eles têm ideias sobre força – que talvez não sejam as óbvias que você pensaria – mas o que eles realmente conhecem é dor. Então alguns X-Men vão se encaixar com um pouco mais de facilidade lá do que outros. A grande questão é o que eles se tornarão agora que os anos de guerra e prisão acabaram, e se Krakoa tem o direito de influenciar isso de fora.

Como tem sido moldar o cenário desta HQ e lançar com o artista Stefano Caselli? Seu trabalho passado em títulos de X-Men e Vingadores com grandes elencos emotivos e grandes conceitos de ficção científica e personagens sugere que ele seria um grande ajuste para esta série.

Stefano é ótimo. Ele tem um estilo fantástico e limpo, e ele é ótimo em expressar emoção sutil: há momentos com Magneto passando por algumas coisas difíceis que ele absolutamente captou tudo. Temos trabalhado em um design para uma nova localização em Arakko que foi sugerido no passado. Acho que ele vai fazer muito bem isso também.

Finalmente, quais outras dicas que você pode nos deixar sobre algumas das ações que veremos em seu arco inicial de X-Men Red?

Tempestade faz uma escolha para seu povo e outra para si mesma. Magneto faz um novo lar e um amigo improvável. Cable faz um inimigo em potencial de um convidado inesperado. Mancha solar faz a lista de Vulcano. Além disso, duas equipes são formadas. Uma delas é X-Men Red. E a outra é…?

Vou terminar com um agradecimento especial a todos que estão fazendo barulho sobre a HQ, especialmente aqueles que atenderam a chamada para a pré-venda. De uma forma muito real, o entusiasmo do leitor é o que alimenta as HQs. É o que define o comprimento da nossa trama, o que nos permite chegar mais longe, ir mais alto, entregar maior e melhor, e estamos planejando recompensar isso com um dos maiores X-momentos de 2022. Você saberá quando vir. Até lá, bem-vindos à Arakko. Espero sinceramente que sobreviva à experiência.

Além da entrevista, foram liberadas as capas do novo título mutante. Confira:




X-Men: Red #1 tem estreia marcada para 6 de Abril.