QUADRINHOS

Marvel começa a CENSURAR os Inumanos assim como fez com os X-Men

Longe de qualquer zoação ou “rixa” entre os núcleos de personagens, ao que parece a Marvel começou a censurar os Inumanos também.

Há alguns anos, ainda no tempo em que a 20th Century Fox havia os direitos cinematográficos dos X-Men e do Quarteto Fantástico, a Marvel, por meio do seu ex-presidente Ike Perlmutter, lançou uma série de censuras e boicotes a esses grupos de personagens nos quadrinhos.

Nós já contamos um pouco sobre os anos sombrios dos mutantes na época dos cancelamentos e das censuras, e você pode conferir este artigo clicando no link abaixo.


Mas para resumir, Ike sabendo que não podia promover personagens que eles não tinham o direito de trabalhar no MCU, passou a censurar esses personagens nos quadrinhos e promover outros que eles tinham os direitos, no caso, os Inumanos.

Ou vocês não se recordam da Marvel Comics explodindo personagens aleatórios que representavam os atores do Quarteto Fantástico de 2015 do Josh Trank? Ou matando todos os mutantes principais (Wolverine, Professor X, Ciclope) e diversos outros?

Justiceiro #12 (2014)

O Inumanos passaram a ganhar mais títulos, mais visibilidade, ganhou a possibilidade de um filme — que mais tarde foi cancelado —, ganhou uma série produzida pela ABC — que foi extremamente criticada tanto pela crítica quanto pelo público e depois cancelada —, e alguns anos mais tarde, depois do fracasso em adaptar esse núcleo de personagens, sumiram dos quadrinhos no evento conhecido como A MORTE DOS INUMANOS.

Porém, graças ao bom trabalho do Kevin Feige com seu Universo Cinematográfico — o MCU — Ike não só foi exonerado de seu cargo, como também esse mesmo cargo passou a ser do Kevin Feige, com diversos outros benefícios listados no artigo acima.

No entanto, esse súbito sumiço dos Inumanos aconteceu justamente poucos meses antes de Kevin Feige ser oficialmente confirmado como o novo presidente da Marvel. Coincidência ou não, foi o próprio Feige que havia cancelado o filme dos Inumanos na época, já que era algo que o Ike insistia na produção e Feige claramente não queria se envolver nos “jogos” do Perlmutter.


⊗ A CENSURA AOS INUMANOS

E rapidamente os Inumanos começaram a sumir dos quadrinhos da Marvel. Começou com a família real. Depois personagens recém criados. E por fim, mas não menos importante, as citações a eles também pararam nos quadrinhos.

De acordo com a página Portal Inumanos do Twitter, ao que tudo indica alguns insiders comentaram que os Inumanos passaram a receber o mesmo tratamento dado aos mutantes alguns anos atrás. O de serem reduzidos, censurados e silenciados. Palavras como “Inumano”, “Inumana”, “Attilan” e “Terrigênese” passaram a ser proibidas de serem referenciadas.

O mais recente caso aconteceu com ninguém menos que a Ms. Marvel, atualmente a Inumana mais famosa da Casa das Ideias, Kamala Khan. A personagem ganhou seus poderes em uma névoa terrígena, assim como boa parte da população Inumana. E rapidamente Kamala se tornou uma das personagens favoritas dos fãs de quadrinhos.


Com sua série já anunciada, era “esperado” que houvesse qualquer menção a sua origem Inumana, porém os fãs da personagem começaram a perceber uma ingrata surpresa. A adaptação cinematográfica da Kamala além de ganhar um conjunto de poderes totalmente deturpados dos seus dos quadrinhos, ela também não recebeu nenhuma informação que indicasse sua origem Inumana.

Porém, tudo parece que piorou com o lançamento da prévia de sua mais nova HQ, MS. MARVEL – BEYOND THE LIMIT, onde a descrição sobre sua passagem pelas “névoas terrígenas” para ganhar seus poderes passou a ser mencionada como “antiga névoa alienígena”. Bem, e isso não é verdade.


⊗ TUDO CULPA DO MCU?

Assim como os Mutantes, os Inumanos são uma espécie terráquea e não alienígena — mesmo que os seus criadores, os Kree, sejam. Contudo, a névoa terrígena não foi criada pelos Kree, e sim por um antigo Rei e geneticista Inumano, Randac, para ajudar o seu povo a passar pelo processo de transformação.

Apesar de toda a confusão que o Ike forçou contra os Inumanos e agora esse tratamento que eles estão recebendo, não é de forma alguma legal ver isso acontecer. Não é uma certeza, mas com as adaptações no MCU é muito provável que alguns Inumanos se transformem em alguma outra coisa para fugir desse grupo.

Vale citar também a animação da Menina da Lua e Dinossauro Demoníaco, uma Inumana, que justamente quando começou a ganhar adaptações fora dos quadrinhos (e dos jogos) perdeu sua identidade inumana. A animação tá previsto para estreia em Fevereiro de 2022.


Em 2015 perdemos a Feiticeira Escarlate e o Mercúrio, mutantes há mais de 50 anos de história que foram transformados em “humanos aprimorados” para serem adaptados em VINGADORES: ERA DE ULTRON. Até hoje os danos dessa mudança se perpetuam nas histórias.

Recentemente tivemos também o mesmo acontecendo com o Franklin Richards, um poderoso mutante ômega filho de Reed e Susan Richards, membros do Quarteto Fantástico, que estão prestes a ganhar uma nova adaptação cinematográfica no MCU. Já seria um presságio de mudanças em sua adaptação cinematográfica?

ULTIMATO DE XAVIER PARA FRANKLIN RICHARDS

É certamente triste, você como fã, após tantos anos esperando algo que você gosta ser adaptado para as telas de cinema, receber esse tipo de tratamento. Nós, como fãs dos X-Men que já passaram por esses lados sombrios da Marvel, sabemos o quão perverso e doloroso isso é.


⊗ ONDE ANDA OS INUMANOS HOJE?

A mais recente aparição dos Inumanos, especialmente de seu Rei, Raio Negro, está sendo em DARKHOLD e DARKHOLD: RAIO NEGRO. Na própria HQ, Raio Negro comenta que seu povo sofreu muito e agora sumiu porque estão se recuperando de suas perdas. Não temos certeza sobre o paradeiro deles, porém devem estar em outro planeta até se recuperarem do que houve em A MORTE DOS INUMANOS.

O consenso geral é que talvez Kevin Feige queira desassociar os Inumanos a todo custo de qualquer projeto, tanto para não lembrar do fiasco que foi a adaptação pela ABC, quanto para que não atrapalhe a chegada dos mutantes ao MCU. E a forma que ele encontrou de fazer isso, foi a de silenciá-los de todas as mídias.


PS: Há rumores existentes do Raio Negro aparecer como cameo em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, porém partem de fontes não confiáveis. Sendo um rumor que Insiders mais conhecidos não comentaram sobre.

De qualquer forma, essa com toda certeza não é a forma correta de tratar personagens que já são apagados por anos. Mas e vocês, caros leitores, o que acham de toda essa polêmica?


Vocês concordam em ver os Inumanos serem acuados e censurados pela Marvel, da mesma forma que os mutantes foram?

Caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE e no nosso PODCAST NO SPOTIFY, onde comentamos muito mais sobre nossos X-Men e seu universo!