5 Acertos de Dias de um Futuro Esquecido que a Marvel deveria repetir no MCU
X-Men: Dias de um Futuro Esquecido é o filme que para muitos deveria ser o último dos X-Men na mão da Fox. Isso pois o longa é aquele que uniu elenco novo e antigo em uma obra extremamente elogiada tanto pela crítica, quanto pelo público. Terminar a franquia da equipe nesse filme, seria fechar a franquia com chave de diamante, uma produção com bom elenco, bons efeitos, boa trama e bom roteiro. E é justamente pensando nisso, que hoje o Universo X-Men traz uma lista com 5 acertos de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido que a Marvel deveria repetir no MCU.
Vale apontar que essa é uma lista opinativa, assim, há a possibilidade de que você não concorde com nossa opinião. Nessas situações sempre incentivamos o debate na área de comentários.
⊗ 1. Personagens não convencionais
Ciclope, Jean Grey, Vampira, Tempestade, Wolverine, Homem de Gelo e Kitty Pryde são apenas alguns dos mutantes que são muito populares dentro da franquia. Isso porque esses personagens tiveram grandes destaques em outras mídias além dos próprios quadrinhos, todos eles apareceram em animações populares e jogos de videogame, por exemplo. Essa popularidade faz com que esses personagens sejam escolhas naturais para aparecerem em filmes, afinal, personagens conhecidos chamam o público. No entanto, ir para o caminho oposto e apresentar personagens não tão conhecidos pelo público também pode ser algo muito bom.
X-Men: Dias de um Futuro Esquecido tem grande parte dos mutantes mais populares dos quadrinhos, mas ao mesmo tempo, ele faz um trabalho incrível apresentando mutantes que o grande público não conhecia. Bishop, Mancha Solar e Blink nunca haviam aparecido em filmes, no caso da última, a personagem ganhou grande público por causa de sua participação no filme. Outro personagem que ganhou muita popularidade por causa do filme foi o Mercúrio.
Assim, é possível dizer que os personagens populares atrairão o público, mas a Marvel fará bem se utilizar os filmes para popularizar alguns mutantes não tão conhecidos e der chance para eles brilharem.
⊗ 2. Efeitos especiais dignos de Oscar
X-Men: Dias de um Futuro Esquecido tem um orçamento com cerca de 220 milhões de dólares. É um orçamento apenas 20 milhões acima de Pantera Negra. Esse filme da Marvel dá um comparativo do grande trabalho feito com os efeitos especiais em Dias de um Futuro Esquecido. Isso porque em Pantera Negra, em vários momentos a qualidade do CGI simplesmente fica a quem da grandiosidade do filme, já em X-Men, a história é outra.
O filme dos mutantes não apenas apresenta efeitos especiais que não envelheceram mal nos últimos anos (o que vem acontecendo com alguma frequência nos filmes de super heróis atuais), como fez algo a mais. A combinação de efeitos especiais, somados aos efeitos práticos e efeitos de câmera na cena do Mercúrio criaram um conceito que se tornou tendência. A Cena de Peter em Dias de um Futuro Esquecido que se repetiu em Apocalipse se tornou um meme e referência para outros diretores, como Zack Snyder. Os portais de Blink, a forma solar de Mancha Solar, os tiros de Bisho, as Sentinelas do Futuro, existem vários elementos do filme com efeitos incríveis. A consistência do bom uso do orçamento do filme para efeitos especiais garantiu a X-Men: Dias de um Futuro Esquecido uma indicação ao Oscar por melhores efeitos visuais.
⊗ 3. Trabalho em equipe eficiente
Se existe algo que os fãs dos filmes dos X-Men sempre invejaram nos filmes dos Vingadores, isso foi o trabalho em equipe. Isso pois o conceito de trabalhar unido para vencer um mal maior sempre foi a essência dos X-Men. No entanto, pela falta de cenas de ação nos filmes dos mutantes, não houve tantas oportunidades de ver os X-Men combinando seus poderes em missões. Pelo menos não até X-Men: Dias de um Futuro Esquecido.
A cena de batalha no futuro do filme figuram entre as mais incríveis de todos os filmes de super-heróis. A forma com a qual Blink é usada como elo de ligação entre todos os mutantes é simplesmente genial. Vemos Blink utilizando seus portais para que Homem de Gelo utilize suas pontes, para que Apache ataque as Sentinelas, como janela para Bishop, para que Colossus pegue impulso para atacar as maquinas e para que ela salve os companheiros. Isso sem falar da combinação dos poderes entre Tempestade e Magneto que se mostra incrível no final do filme.
Nos quadrinhos, os X-Men treinam várias horas diárias para que possam trabalhar em equipe dessa forma. Será incrível ver isso acontecendo nos filmes do MCU, principalmente se essas cenas vierem com um plano de Ciclope liderando a equipe.
⊗ 4. Usar bem o drama
Os filmes da Marvel são incríveis a sua própria maneira, a combinação de cenas de ação incríveis, personagens carismáticos e um humor leve faz da fórmula Marvel uma mina de ouro. O drama no entanto, normalmente não se encaixa nessa fórmula, sendo assim, fica de fora da maioria dos filmes. Ele está presente em conclusões de eventos, como Guerra Civil, Guerra Infinita ou o mais recente filme do Homem-Aranha. Ainda assim, esses filmes são exceções no Universo Cinematográfico da Marvel. Com X-Men, é justamente o contrário.
O drama é o ponto alto da franquia mutante no cinema, isso porque isso também faz parte da essência dos personagens nos quadrinhos. Pessoas que sofrem com discriminação e preconceito lidam com um drama diário e isso é refletido nos filmes. X-Men: Dias de um Futuro Esquecido sabe pesar bem esse drama deixando o filme denso, ao mesmo tempo que consegue espaço para um humor delicado e leve. O drama no filme permite cenas profundas como o incrível momento onde a versão jovem de Xavier encontra com o Professor do futuro. Também é o drama que permite que o reencontro entre Logan e seus companheiros revividos seja tão marcante.
Os diretores da Marvel também farão bem se se aproveitarem do drama já presente nos quadrinhos para deixar as histórias dos mutantes mais complexas do que os filmes dos Vingadores.
⊗ 5. Conseguir fazer o público temer pelos personagens
A Marvel Studios é pertencente a Disney, o que significa que algumas coisas em específico obrigatoriamente precisam seguir a política do estúdio. Motivo esse pela qual Ryan Reynolds estava temeroso com relação ao futuro de Deadpool na Marvel, por exemplo. O fato da Disney ter um grande foco em obras livres para todos os públicos, faz com que temas mais maduros e mortes não aconteçam com tanta frequência nos filmes. Principalmente quando se trata da morte de super-heróis. Mesmo em Vingadores: Guerra Infinita, onde 50% da população da Terra desapareceu, o público sabia que os heróis dariam um jeito de recuperar as pessoas desaparecidas. Em X-Men existe um medo real.
O roteiro de Dias de um Futuro Esquecido não apenas se inicia com uma ameaça que não pode ser derrotada, como posteriormente mata personagens que os fãs acreditavam que apareceriam no futuro (Emma Frost, Azazel, Angel e Banshee). Depois, ele deixa claro que alguns personagens podem sequer nascer com a alteração temporal, e na batalha final, mata todos os mutantes do futuro. Ainda que uma alteração temporal tenha sido feita no começo do filme, ao final dele o público não sabe se ela dará certo, o que deixa os expectadores apreensivos com mortes como a de Tempestade, Blink, Homem de Gelo e Colossus.
Homem-Aranha Sem Volta para Casa é um filme da Marvel onde o público ficou apreensivo com a morte de alguns personagens, assim como acontece em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, e é dessa fonte que a Marvel deve continuar bebendo.
Chegamos ao fim dessa lista, afinal, você concorda com todos os itens apresentados? Acrescentaria ou removeria algum? Diga o que pensa nos comentários.