FILMES

5 Acertos de X-Men: Primeira Classe que a Marvel deveria repetir no MCU

Após dois fracassos de crítica seguidos (X-Men: O Confronto Final e X-Men Origens: Wolverine), os mutantes estavam descredibilizados. Coube então ao diretor Matthew Vaughn fazer X-Men: Primeira Classe, filme que revitalizou a franquia mutante no cinema. Esse filme até hoje é considerado um dos melhores, e, não atoa, é amado por muitos fãs. Pensando nisso hoje trazemos uma lista com 5 acertos de X-Men: Primeira Classe que a Marvel deveria repetir no MCU.


Vale apontar que essa é uma lista opinativa, assim, há a possibilidade de que você não concorde com nossa opinião. Nessas situações sempre incentivamos o debate na área de comentários. Também vale citar que a essa altura do campeonato, os uniformes se tornaram obrigação, então é um item que já não vale nem mais a pena argumentar.

⊗ 1. Bom desenvolvimento da rivalidade entre Magneto e Professor X

A relação de rivalidade entre Charles Xavier e Erik Lehnsherr nos quadrinhos dos mutantes teve muitas idas e vindas, pelo menos antes da fase atual iniciada por Jonathan Hickman. Isso acontecia por causa da imensa diferença de pensamento e ideologia entre o Professor X e Magneto. Enquanto um buscava uma convivência pacífica com os humanos comuns, o outro acreditava num caminho onde a aceitação era a obrigação, mesmo que a violência fosse necessária. X-Men: Primeira Classe soube apresentar bem essa rivalidade.

Charles é ponderado e racional, Erik é impulsivo e passional, mas ambos buscam uma única coisa, o bem da mutandade. Em outros filmes dos mutantes Magneto tem bons motivos para fazer o que faz, mas acaba sempre exagerando, o que faz com que ele perca a razão. X-Men: Primeira Classe apresenta esses dois lados sem que pensemos que um deles está errado, conseguimos entender o lado do Professor, assim como entendemos as ações de Magneto sem acharmos ele um completo insano (pelo menos não até os últimos momentos do filme). Esse é um acerto que a Marvel faria bem em preservar caso mantenha essa dualidade entre os personagens.


⊗ 2. Cenas de treino

X-Men é uma franquia cuja essência se trata sobre lutas de minorias e discriminação, contudo, ela possui outros elementos inseridos em sua trama. Parte desses outros elementos são as cenas de ação e de desenvolvimento dos personagens em situações em que não as de sobrevivência. Esse tipo de interação faz com que o público sinta mais empatia pelos personagens, no caso de Primeira Classe, isso acabou virando um trunfo.

A produção optou por formar uma equipe que não era conhecida pela maioria do público, assim, a cena de recrutamento traz o primeiro contato do público com esses personagens. No entanto, é na cena de treino onde nós nos ligamos a esses personagens, entendemos suas personalidades, descobrimos seus poderes e vemos eles interagindo entre si antes de uma batalha pela vida. X-Men: Primeira Classe é o único filme da franquia mutante onde há uma cena de treinamento para desenvolver os personagens e essa é uma boa forma de se fazê-lo.


⊗ 3. Mesclar fatos históricos com a ficção

Não é um fato para ninguém que os roteiristas de quadrinhos se inspiram em fatos reais para criar suas histórias. No caso de X-Men, Stan Lee se inspirou na luta por direitos civis para criar a equipe. Posteriormente, Chris Claremont se inspiraria em Martin Luther King e Malcolm X para desenvolver a relação entre Professor X e Magneto. O Vírus Legado teve muitas semelhanças com a crise da Aids na década de 80. Além desses, é possível citar muitos outros acontecimentos do mundo real que inspiraram histórias para os quadrinhos. Assim, é bastante interessante que o mesmo seja feito para os filmes e X-Men: Primeira Classe o faz.

Ambientado nos anos 60, X-Men: Primeira Classe utiliza a Crise dos Mísseis de Cuba como um elemento na história dos mutantes. Essa crise foi um conflito entre a União Soviética e os Estados Unidos, sobre o lançamento de mísseis americanos na Turquia e na Itália, com o consequente lançamento de mísseis soviéticos em Cuba. Nos filme, Sebastian Shaw foi quem causou esse conflito visando causar uma guerra nuclear que garantiria a supremacia mutante no planeta.

Utilizar elementos históricos importantes agregam muito ao desenvolvimento de um universo. Vimos isso na Marvel com o filme Eternos, seria interessante que com os mutantes seja da mesma forma.


⊗ 4. Bom equilíbrio entre humor e drama

Uma coisa que não é um demérito da Marvel, mas que incomoda alguns fãs, é o fato de que suas histórias não têm muito peso no geral. Alguns dos filmes da empresa são muito legais de assistir, mas acabam não gerando muitos debates. Muitas das vezes, isso acontece pela falta de drama ou profundidade no enredo desses filmes. Sabemos também, que as vezes, filmes com um excesso de dramaticidade pode incomodar o público, assim, o ideal é encontrar um bom equilíbrio, e é justamente o que Primeira Classe faz.

X-Men: Primeira Classe possui inúmeros diálogos com muita profundidade, como as discussões sobre antissemitismo, racismo e discriminação em geral, ou os diálogos sobre vingança. Esse tipo de debate faz com que o filme não seja simplório, gere debates que permanecem na boca do público por muitos dias e ajude até mesmo pessoas que sofrem alguma discriminação se sentirem representadas. Ao mesmo tempo, o filme também traz momentos de leveza e engraçados, que faz com que o público se divirta vendo Banshee cair da janela, por exemplo.

É importante que o público se divirta no cinema, no entanto, também é importante que uma franquia com uma história tão poderosa como X-Men, não fique presa somente nos poderes, mas também passe uma mensagem.


⊗ 5. Mostrar os jovens sendo jovens

Uma grande falha da franquia X-Men no cinema no geral, é o fato de que existem pouquíssimas cenas onde vemos os alunos se divertindo. Isso porque na grande maioria dos filmes, o enredo é sobre algo tão urgente, que todo mundo está muito mais preocupado em sobreviver, do que qualquer outra coisa. Contudo, ver um pouco de diversão e interação acontecendo é algo que faz com que o público se conecte com os personagens. Não a toa, a cena do Shopping de X-Men: Apocalipse foi tão esperada, também não é a toa que houve grande revolta quando ela foi excluída do filme. X-Men: Primeira Classe é um dos poucos filmes da franquia que não caem nessa armadilha.

Quando você apresenta mutantes jovens aprendendo a lidar com seus poderes, é interessante mostrar que eles podem ser um pouco irresponsáveis. A cena onde cada um dos jovens X-Men mostra qual sua mutação é um perfeito exemplo de como isso pode ser benéfico para um filme. Nessa cena nós aprendemos nomes, poderes e sobre a personalidades desses personagens tudo de uma só vez. E esse tipo de sequência que ajuda a desenvolver os personagens para que nós passemos a nos importar com eles nas cenas de ação e de combate.

A Marvel já costuma fazer esse tipo de cena em seus filmes, de modo que essa é uma das coisas com a qual os fãs talvez não precisem se preocupar.


Chegamos ao fim dessa lista, afinal, você concorda com todos os itens apresentados? Acrescentaria ou removeria algum? Diga o que pensa nos comentários.