QUADRINHOS

O dia que Jean Grey tirou o Homem de Gelo do armário

O Homem de Gelo é gay. E como você leu no título, foi Jean Grey quem o tirou do armário. Mas vamos dar alguns passos para trás antes de continuarmos essa história. Pode começar difícil, mas depois fica mais fácil de entender (eu prometo).


Em 2012 o Fera construiu uma máquina do tempo e trouxe os primeiros X-Men para o presente com a intenção de que confrontassem suas versões adultas. Em especial, Ciclope, que matou o Professor X, quando esteve possuído pela Força Fênix em Vingadores v X-Men, e estava sendo visto como um terrorista. Essa trama dos jovens mutantes confrontando o seu eu do futuro foi publicada na revista Novíssimos X-Men.

De modo resumido, o Anjo viu o que Apocalipse causou na sua vida e os traumas que enfrentou como Arcanjo. Fera descobriu que sua mutação sofreria mudanças e que ele se tornaria azul. Jean Grey não pode conhecer sua versão adulta, pois ela estava morta. Mas a telepata soube da história da Fênix e ficou atormentada. E por fim, Bobby Drake, que não tinha passado por nenhuma grande mudança.

Voltemos para Jean Grey. No passado, a ruiva apenas movia objetos com a mente, pois Charles Xavier conteve sua telepatia, pelos traumas que ela havia passado. Mas com a viagem para o futuro, os bloqueios se romperam, e ela passou a ter contato com esse poder. Inclusive, recebeu treinamento de Emma Frost. E como você deve imaginar, telepatas acabam sendo muito enxeridos, ainda mais aqueles que ainda não sabem controlar essa habilidade.


⊗ A SAÍDA DO ARMÁRIO

Passadas algumas edições, mais especificamente em Novíssimos X-Men #40 (2015), aconteceu o fatídico dia. Os cinco e a X-23 estavam tendo aulas com Illyana Rasputin em Utopia. Ela levou hambúrgueres para que os jovens se divertissem um pouco e relaxassem depois de terem salvo a galáxia. Porém, ela teve que sair, para ver como estavam as aulas no Instituto Xavier. O Homem de Gelo então decidiu se despedir dela de um jeito diferente e “divertido”.

“Eu saúdo a nossa nova professora incrivelmente gostosa”. Neste momento, Jean Grey ficou surpresa e chamou seu colega. Ela pediu para os dois irem em um canto conversar um pouco. “Por que você falou aquilo?” “O que? Sobre a Magia ser gostosa? Porque ela é.” “Eu sei. E acredite em mim, ela também sabe. Só que…” “O que?” “Você sabe” “O que?” “Qual é?” “O que foi?” “Bobby, você é gay”.


O Homem de Gelo fica chocado e começa a negar. Ele questiona o motivo dela dizer. Jean então fala que quando Bobby fez aqueles comentários sobre Illyana, ele estava pensando no fato de ser gay. Ou seja, que aquilo foi um jeito de reafirmar a sua masculinidade.

Depois disso, ele se assume para ela. Mas questiona o fato da sua versão mais velha não ser homossexual, e não entende como isso é possível. Ela concorda que isso é estranho e sugere que os dois conversem. Bobby então pensa na possibilidade dele não ter aguentado a pressão social de ser mutante e gay. Mas relembra que ele namorou mulheres.


⊗ O CONFRONTO COM A VERSÃO MAIS VELHA
X-Men Homem de Gelo gay LGBT

Depois de ter se aberto com sua amiga, ele começa a vivenciar sua sexualidade. Porém, faz isso em segredo, pois acredita que isso colocaria a sua versão mais velha em uma situação estranha se alguém visse, já que eles ainda não haviam conversado.

Em Uncanny X-Men #600 (2015), os dois estão no Instituto ao mesmo tempo. Ele decide aproveitar a situação para finalmente ter uma conversa e pede para que Jean o acompanhe. Ele para sua versão adulta no caminho para o quarto e pede para os dois conversarem. O Homem de Gelo mais velho estranha a situação e questiona o fato da ruiva estar lá.


Jean Grey Homem de Gelo

O mais jovem responde que ela está lá para dar apoio. O adulto então pergunta o motivo dele precisar de apoio para terem uma conversa, já que são a mesma pessoa. Então o adolescente responde: “Eu sou gay, então isso significa que você também é, certo?”. “Eu vou matar Hank McCoy por ter te trazido”. “Eu não pretendo passar minha vida escondido. Eu entendo porque você fez isso, mas não entendo porque ainda faz”. O mais velho então responde: “É por isso que ninguém gosta de você, Jean Grey.”

Os dois continuam a conversa. O Homem de Gelo adulto admite que queria ter uma parte dele que não era perseguida por simplesmente ser quem é, por já sofrer uma opressão por ser mutante. No final, os três se conciliam.


⊗ DETALHES SOBRE O PASSADO
Homem de Gelo Anjo

Este ano, a Marvel publicou uma HQ chamada Marvel’s Voices: Pride. Essa revista trouxe histórias de vários personagens da editora que fazem parte da comunidade LGBT. E, claro, também trouxe uma breve história do Homem de Gelo, mais especificamente do seu passado.

O Homem de Gelo tem uma conversa com o Anjo sobre eles serem mutantes. Ele questiona se o amigo já conversou com os pais sobre isso. Warren diz que não e que esconde as asas em casa. Bobby pergunta se seria tão ruim se eles contassem para as pessoas. Então o Anjo fala que isso seria horrível, que seria o fim, e que eles colocariam tudo a perder.


Homem de Gelo

Bobby fica cabisbaixo nessa hora. Ele não estava falando apenas sobre ser mutante, mas sobre esconder duas coisas. Ser reconhecido publicamente como mutante, com o passar do tempo, acabou sendo uma escolha que ele não pode evitar. Seja por ser parte dos X-Men ou pelas Sentinelas. Mas essa outra característica, ele poderia esconder, e não tinha forças para enfrentar isso sozinho. No final das contas, Jean Grey talvez tenha sido a aliada que ele precisava.

Nessa mesma revista, ele tem um momento bem bacana com o Magneto. Se quiser saber mais detalhes, leia a matéria abaixo.