FILMES

Descubra como seria o filme solo da Cristal que foi cancelado

Algumas semanas atrás nós publicamos um artigo onde contamos os planos originais para a mutante Cristal, além de seu visual, que seria de uma mutante negra. Na mesma época que a etnia da personagem foi mudada, houve planos para que um filme solo da heroína fosse criado, ele seria lançado na mesma época da estreia dela nos quadrinhos. Abaixo você descobrirá quais eram os planos e porque esse filme nunca saiu do papel.


A informação vem de Bob Chipman, crítico de cinema e jornalista. Em sua conta no twitter, ele falou sobre como a atriz Bo Derek foi escolhida para protagonizar o filme, que contaria inclusive com a presença de Donna Summer, Cher, integrantes da Banda Kiss e até mesmo membros do Village People.

⊗ Concepção Original

Inicialmente, os planos para a mutante Cristal era criar uma mutante heroína que também era cantora. Jim Shooter, que já foi editor chefe da Marvel Comics, junto de Alice Donenfeld, na época advogada interna da Marvel e vice presidente dos negócios, planejava juntar as duas mídias artísticas. Eles esperavam formar um acordo com uma gravadora – onde a Marvel produziria os quadrinhos com a personagem e a gravadora produziria e comercializaria músicas usando músicos de estúdio.

Tom DeFalco e John Romita Jr. foram contratados para a criação da mutante ainda nos anos 70. Foi aí que Romita se inspirou na modelo, cantora e atriz jamaicana, Grace Jones para fazer o design da personagem. Infelizmente, as pessoas que realmente davam as ordens não quiseram uma mutante negra, e optaram por lançar uma personagem loira de olhos azuis. Foi assim, que Bo Derek se tornou inspiração para um novo design de Cristal.


⊗ Mudança para filme

A ideia de fazer uma banda em algum momento do início dos anos 80 evoluiu e se tornou a ideia de fazer um filme, que não ganhou um roteiro, apenas um conceito. Basicamente, seria protagonizado por uma heroína que lutaria contra duas vilãs, que também eram estrelas do pop. Além disso, membros das duas bandas mais populares da época seriam capangas dessas vilãs.

A ideia era fazer com que alguns dos heróis mais populares da Marvel fossem resgatados por Cristal, estabelecendo-a como uma nova heroína em destaque, além de uma das mais poderosas da época. Embora o filme não tenha dado certo, é basicamente para esse propósito que a mutante cantora foi criada no final das contas.


⊗ 3. O Filme

O Filme que se chamaria “Dazzler” (Cristal), foi concebido por Jim Shooter com esse argumento de venda em mente. O enredo envolveria uma batalha entre rainhas do mal interpretadas por Cher e Donna Summer em um futuro pós-nuclear em NY. Membros da banda Kiss e do grupo The Village People seriam seus respectivos capangas (com poderes baseados em suas personas/figurinos de palco).

Além de grandes nomes da música, outros grandes nomes dos cinemas foram procurados para participarem do filme. O ator e comediante Rodney Dangerfield foi procurado para ser o grande vilão. Já Robin Williams foi convidado para ser o interesse amoroso de Cristal.

Quanto aos heróis que seriam resgatados por Cristal no filme, estes eram Os Vingadores e o Homem-Aranha.


⊗ Cancelamento

Quando olhamos com a visão atual, conseguimos perceber que o filme era uma ideia terrível. Ainda assim, o principal motivo para o seu cancelamento não foi bom senso. É possível dizer que, o fato de trocarem a cor da pele de Cristal e a atriz que inspiraria seu visual, teve um papel importante nisso, mesmo que indiretamente.

Escolher uma atriz de sucesso, considerada visualmente atrativa e muito popular para a época, acabou sendo a ruína do projeto. Isso porque, o sucesso de Bo fez com que ela ficasse grande o suficiente para fazer exigências para participar de filmes. Bo Derek basicamente não apareceria em filmes na época, a menos que o marido dela John Derek a dirigisse. Segundo informações, John era uma pessoa extremamente difícil de se lidar e de trabalhar, o que tornava inviável inseri-lo no projeto, assim, Bo não aceitou o papel.

Não é possível afirmar isso com grande certeza, contudo, se Grace Jones fosse a escolhida para protagonizar o filme, as chances de que o projeto pelo menos saísse do papel eram maiores. No final das contas, eles preferiram apenas lançar Cristal como uma personagem das HQs mesmo.


Afinal, você sabia sobre a ideia desse filme? Acha que teria dado certo? Diga o que pensa nos comentários.