FILMES

Conheça todas as adaptações da Saga da Fênix Negra

A Saga da Fênix Negra é um marco na história da Marvel e dos X-Men. Feita pela dupla Chris Claremont e John Byrne, o arcou ganhou várias adaptações. Hoje o Universo X-Men te conta como foi cada uma delas.


⊗ SÉRIE ANIMADA

O desenho dos anos 90 foi responsável por apresentar o universo mutante para muitas pessoas. Vários arcos clássicos dos quadrinhos foram adaptados na série, e é claro que a história da Fênix não poderia ficar de fora. E para a alegria dos fãs, não tivemos só uma, mas sim duas sagas, a Saga da Fênix e a Saga da Fênix Negra, que foram contadas na quarta temporada do programa.

O enredo é bastante fiel, o que fez com que o desenho se tornasse uma referência na hora de entender a história. Na primeira parte, Jean Grey se torna hospedeira da Força Fênix e tem a missão de derrotar D’Ken, o irmão de Lilandra, que organizou um golpe de estado no Império Shi’ar e deseja obter o poder do Cristal M’Kraan, que é protegido pela Força Fênix.


Na segunda parte, os novos poderes de Jean Grey chamam a atenção do Clube do Inferno. O Mestre Mental e Emma Frost manipulam a mente da ruiva e fazem ela acreditar que é a Rainha Negra. Com a ajuda dos X-Men, o controle mental é quebrado, mas já era tarde demais. O poder experimentado faz com que ela perca o controle e o lado perverso da entidade tome conta. Isso acaba levando à destruição de um sistema solar e ao julgamento de Jean Grey pelo Império Shi’ar, agora sob o comando de Lilandra. No final, a mutante decide se sacrificar porque entende que não conseguiria conter esse poder.

Entre as diferenças principais está o fato de que na animação a Força Fênix de fato possui Jean Grey e a ruiva é colocada para dormir em todas as manifestações, mesmo as benéficas. Outra característica é a censura. Por ser feita para o público infantil, a Força Fênix destrói um sistema solar que não abriga vida, assim como ressuscita Jean Grey no final.


⊗ X-MEN 2 E O CONFRONTO FINAL

O cinema não perdeu a chance de adaptar a história mais famosa da equipe. O arco é construído ao longo dos dois primeiros longas e culmina no terceiro. Nos filmes, Jean Grey (Famke Janssen) é uma mutante muito poderosa, a mais poderosa que o Professor X (Patrick Stewart) e Magneto (Ian McKellen) conheceram. Charles temia que ela não conseguisse controlar seus poderes e por isso criou barreiras mentais nela quando era uma criança, para que ela não tivesse acesso a todo o seu poder. Ele tentou ensiná-la a controlar esse poder aos poucos, mas percebeu, em aulas particulares, que esse lado aprisionado adquiriu uma consciência própria, que se chamava de Fênix.

No final do primeiro filme, as barreiras mentais começam a ser destruídas por conta da explosão de radiação causada após a destruição da máquina de Magneto. Isso faz com que ela comece a ter acesso a mais poder no segundo filme, o que desperta seu medo. No final do filme, ela usa todo o seu poder para salvar seus colegas de equipe, mas sabendo que isso destruiria as barreiras mentais, decide se sacrificar no processo.


Ela sobrevive e retorna no terceiro filme sem as barreiras. Esse outro lado está em busca de vingança por ser controlado e, em uma das cenas mais impactantes, ela mata o Professor X. Ela se alia a Magneto e acaba matando vários soldados e também mutantes. No final do filme, Jean recobra sua consciência e se sacrifica para que nada pior aconteça.

O Confronto Final não liga os dois fatos, mas no segundo filme descobrimos que Jason, um mutante poderoso com habilidades telepáticas, foi um dos primeiros estudantes da escola de Charles. Ele não conseguiu ajudar o jovem a controlar os seus poderes, o que fez com que ele fosse retirado da escola e acabasse matando sua mãe. É possível que ao se deparar com Jean ele teve medo de que também pudesse fracassar e decidiu fazer as barreiras como precaução.

⊗ WOLVERINE E OS X-MEN

Em Wolverine e os X-Men, a Força Fênix é retratada como uma força psíquica que renasce em telepatas a cada período de tempo e que foi responsável por destruir civilizações ao longo dos milênios. Jean Grey é o receptáculo desse poder no presente. Isso chama atenção do Clube do Inferno. O grupo é responsável por identificar os hospedeiros ao longo dos séculos para destruir a entidade, já que sem corpo ela não sobrevive, e impedir que o pior aconteça.

Emma Frost realiza um ataque na Mansão X para separar Jean Grey dos outros, mas isso faz com que a telepata acabe tentando proteger todos e uma explosão da Fênix destrua a escola. Os X-Men se separam depois dessa explosão, que eles não sabem a causa, e Jean Grey está desaparecida e é dada como morta.

Com o passar dos episódios, Emma Frost se aproxima dos X-Men na missão de encontrar Jean. No final, ela sequestra a ruiva e a leva para o Clube do Inferno. Porém, ela descobre que os planos mudaram e que o grupo planeja tirar o poder de Jean Grey e reparti-lo com cinco telepatas, pois acreditam que um número maior de hospedeiros seria capaz de controlar a entidade.

Emma Frost teme o que isso vai causar e avisa aos X-Men. Os mutantes lutam contra as Irmãs Stepford e com muito esforço conseguem derrotar as telepatas. Sem corpo, a entidade tenta entrar em contato novamente com Jean Grey, mas Emma se coloca na frente e absorve esse poder, o aprisionando na sua forma de diamante. Porém, ela não é forte o bastante e o seu corpo acaba sendo destruído. A entidade então vai para o céu e acaba morrendo.


⊗ X-MEN ANIME

O anime dos X-Men inicia com o final da Saga da Fênix Negra, e talvez traga a melhor representação visual do arco. Jean Grey luta contra os seus companheiros de equipe, mas um lado seu tenta resistir a esse poder. Esse lado entra em contato com Ciclope telepaticamente, para se despedir do seu amado. Em seguida, Jean Grey começa a usar o poder ao máximo, até que o seu corpo não resista e ela seja destruída, impedindo que algo pior aconteça. Durante a despedida, Scott consegue perceber a influência do Clube do Inferno sobre Jean, e entender que eles foram os responsáveis por tudo.

Essa tragédia marca toda a equipe e o grupo se separa, até ser reunido novamente pelo Professor X, o que dá início a história do desenho. A cena da Fênix Negra pode ser conferida abaixo:


⊗ X-MEN APOCALIPSE E FÊNIX NEGRA

Dias de um Futuro Esquecido apagou os eventos dos três primeiros filmes da equipe, o que tornou possível recontar a história da Fênix. Em Apocalipse somos reapresentados a Jean Grey (Sophie Turner), que no filme é uma adolescente aluna de Charles (James McAvoy). Nessa versão, o telepata não criou barreiras psíquicas na jovem, fazendo com que ela tivesse contato com os seus poderes e aprendesse a usá-los.

Jean se sente diferente dos outros estudantes e sente que tem algo errado dentro dela, um poder sombrio que cresce a cada dia. No final do filme, Charles encoraja a jovem a libertar seus poderes, sem medo, para derrotar En Sabah Nur (Oscar Isaac). Nesse momento, uma aura de fogo, em forma de uma ave aparece atrás dela, assim como seus olhos ficam vermelhos.


Em Fênix Negra, o filme anterior é ignorado, e Jean Grey é possuída por uma força cósmica durante uma missão no espaço. Esse evento faz com que seus poderes comecem a se tornar maiores e ela perca o controle, machucando as pessoas que ama. Isso faz com que ela fuja e acabe se aproximando de Vuk (Jessica Chastain), uma alienígena que teve seu planeta destruído por esse poder, e que acredita que possa ajudar a ruiva a controlar.

Depois de quase matar o Professor X, Jean transfere parte desse poder para Vuk, mas a transferência é impedida por conta de uma frota militar que quer prender os X-Men pelos incidentes causados por Jean Grey e por conta de um confronto entre a equipe e a Irmandade de Mutantes nas ruas de Nova York.

Vuk, que na verdade queria esse poder para transformar a Terra no novo lar para a sua raça, vai atrás de Jean Grey para conseguir o poder todo. No final, Jean entende que é a hospedeira escolhida e aceita esse poder. Ela leva Vuk até o espaço, a destrói, absorve todo o poder, e se tornar uma força maior.


⊗ BÔNUS – X:MEN EVOLUTION

X-Men: Evolution não chega a adaptar a Saga da Fênix, mas dá indícios de que isso poderia acontecer naquela realidade. Jean Grey é estabelecida como uma das personagens mais fortes do desenho e que tem dificuldades para controlar seus poderes, assim como a versão dos filmes. No episódio final, durante uma luta contra o Professor X, que estava sendo controlado por En Sabah Nur, vemos uma manifestação psíquica na forma de uma ave, uma clara referência à Fênix.

No fim do último episódio, o Professor X diz que viu o futuro na mente de En Sabah Nur, e faz uma narração sobre o que aconteceria com os mutantes. Em um dos momentos ele diz: “E com um aperto no coração, eu vi o mais querido dos amigos se tornar o pior dos inimigos”. Nessa hora, nós vemos Jean Grey ser coberta por uma explosão de fogo, que se transforma em uma ave.

A nível de curiosidade, Steve E. Gordon, um dos ilustradores da animação, desenhou como ele imagina que poderia ser o visual da Fênix para a série, conforme pode ser visto na imagem que ilustra esse tópico.

E você, caro leitor, qual versão da história prefere? Diga nos comentários!